ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

03 janeiro 2017

Romeu dando palpite na dieta? É roubada.


Durante um tempo frequentei os Vigilantes do Peso, um método de emagrecimento com reuniões semanais. A pessoa paga uma taxa toda a semana e recebe um cardápio, dicas de receitas e lista de alimentos que pode comer.
Guardei algumas receitas que me pareceram boas e uma amiga me pediu para dar uma olhada, porque quer emagrecer.

Fui a casa dela e precisei de cinco minutos para me perguntar ''nem começou o ano e já vou ter que falar sobre isso?''.

Pois é. O problema nunca é o monstro que vemos na nossa frente, mas o pequeno gatinho que parece indefeso, até pular em nós, o perigo não está no que vemos e sabemos que existe, mas no que pensamos ser inocente, quando não é.

Eu estava na mesa conversando com minha amiga, explicando as receitas quando seu marido chegou. Ele é o padrão branco classe média, de vez em quando parece meio babaca, mas é um homem educado e engraçado, bom, eu pensava isso.

Ele nos viu conversando sobre as dietas e disse:

-Vão perder tempo com isso mulherada? Vocês já passaram da idade, não vão ficar mais bonitas, estão velhas, o metabolismo está mais lento, pra quê querem perder peso agora?

Por saúde, pode ser?

-Porra, tivessem pensado nisso antes! Eu já falei para Beatriz, se ela começar uma dieta agora eu peço o divórcio, não tô com saco de aguentar mulher nervosa, com fome, frustrada, fica mais chata do que de costume.

Tem coisa mais linda do que ver um marido apoiando a esposa? 

-Não sei se você é romântica ou finge ser boba, mas apoiar uma pessoa não é dar corda a todas as atitudes dela, quem ama fala a verdade.

E qual é a verdade?

-A Beatriz é gorda, nunca vai conseguir emagrecer, só se irrita quando limita a comida, gasta muito em comidas saudáveis que nem come depois, enfim, vai perder o tempo e não vai dar em nada.

E assim ele foi embora.

Eu não ia dizer nada, mas minha amiga se adiantou e falou:

-Sei o que você está pensando, que ele é um babaca e foi grosseiro. Mas é o jeito dele, fala as coisas na cara, e tem razão, é difícil perder peso na nossa idade.

O ponto é: talvez seja, eu não acredito nessa teoria, mas talvez as pessoas percam peso de maneira mais lenta depois de uma idade, o que eu quero saber é o seguinte, no que ele ajuda jogando terra? Acelera o emagrecimento ter alguém na tua orelha dizendo que você não vai conseguir?

É tão chato ter que fazer uma dieta, se livrar do peso que atrapalha, porque as pessoas não sabem, mas os gordos têm seus limites, passando de um determinado número tem que dar uma descida na balança, é um controle que muitos seguem e poucos sabem que é feito.

E tudo isso é irritante, mudar a alimentação, tirar as coisas que gosta do cardápio, e ainda por cima aguentar um marido dizendo que não vai dar certo?

Minha amiga insistiu:

-Você tem que avaliar os pontos bons e ruins do relacionamento, já te disse mil vezes, você é uma romântica, acha que vai encontrar alguém que te apoie em tudo, isso não existe.

Acontece que, hoje, quando escuto algum comentário masculino minha mente corre para achar históricos e referências, porque antes eu não identificava o que era dito, não arquivava no lugar certo e a vida seguia. Se um namorado sabe que quero emagrecer e diz que não vou conseguir, corro para meu arquivo e encontro mil comentários iguais a esse, que foram descendo o nível com o  tempo, começam dizendo que você não vai conseguir emagrecer e terminam dizendo que você é uma gorda horrorosa. Não sei para as outras mulheres, mas na minha vida atual isso é uma agressão verbal, dessas que nunca mais vou permitir.

Nenhum homem é obrigado a me apoiar, nem a comer salada, mas não aceito mais qualquer comentário sobre as minhas decisões, principalmente as que envolvem meu corpo.

Algumas mulheres continuam confundindo agressão com sinceridade, estamos tão acostumadas a violência verbal que não separamos as palavras, achamos que Romeu está sendo legal e nos avisando dos perigos da estrada.

Convivemos de maneira pacífica com o jeito grosseiro e rude dos homens, pensamos que é assim, e começam aquelas desculpas de ''ele foi criado desse jeito, é homem, apanhou quando era pequeno, no fundo ele é boa pessoa, é sincero, não sabe dizer as coisas com jeitinho.......''

Mas caramba, estamos sendo agredidas! Não importam os motivos nem o jeito de Romeu, ele está agredindo!

Recentemente um homem me disse ''não posso dizer mais nada, tudo virou agressão!''.

É, não diga mesmo! Se não tem critério, não abra a boca.

O truque é simples, antes de dizer uma coisa, se pergunte, eu gostaria de escutar isso? Você gostaria de começar uma dieta e ter tua mulher ao lado dizendo que não vai conseguir?

Sei que algumas dietas são radicais e fazem mal, tudo bem se Romeu disser ''não acho boa ideia essa dieta, tente outra mais saudável'', mas não precisa sair dizendo que a esposa está velha e não vai conseguir.

Me surpreende ainda ver o grau de tolerância das mulheres, a maneira como relevam as ofensas, como ignoram os tapas verbais, porque Romeu ''no fundo é legal''.

Que se dane o fundo! Tem que ser legal em tudo.

Cansei de escutar que sou radical e quero um Romeu perfeito, mas se pedir respeito é lutar pela perfeição, bom, então continuo batendo nessa tecla. Não aceito mais comentários sobre minha aparência nem julgamentos, muito menos que joguem areia nos meus planos e fiquem na minha orelha me diminuindo.

Amor não é isso, o mundo já é muito duro com todos para ainda chegar em casa e ter um Romeu dizendo que você não vai conseguir emagrecer.

Também me venderam a ideia errada sobre o amor, me disseram que era aguentar os homens e seus comentários idiotas, mas é apenas isso, a ideia errada, homens são adultos e qualquer adulto pode controlar o que vai dizer, ninguém tem a língua solta.

Não se passaram nem dez minutos e Romeu voltou, foi logo dizendo:

-Já sei que você vai me detonar, então quero deixar claro uma coisa: eu amo a Beatriz, não importa se está gorda ou magra, mas eu a amo.

É? Quem ama respeita, não fica colocando o pé......

-Avisar que vai dar merda é colocar o pé? Continuo dizendo a mesma coisa, não sei você, mas a Beatriz não vai conseguir emagrecer, mas tudo bem, boa sorte para você, tomara que ache um homem frouxo o suficiente para te apoiar em tudo e passar o dia inteiro mentindo, dizendo apenas o que você quer ouvir, porque você é feita de cristal e não pode escutar a verdade certo?

É bem isso, eu fujo da ''verdade'' masculina porque sei que está feita no ódio e na falta de respeito. Cada vez que um homem me diz ''vou te dizer a verdade'', eu logo penso ''lá vem manipulação pro meu lado''.

Meu único comentário a esses Romeus é: saiam das nossas mesas, nos deixem em paz.

Eu só queria não ter que escrever mais sobre o assunto, que algumas mulheres percebessem que amor não é agressão, falta de apoio não é ''verdade dita na cara'', que no fundo tudo isso traz aquela velha história de dominar a mulher e fazer ela se sentir um pedaço de lixo para que não se interesse por nenhum outro homem e Romeu se sinta seguro.

Amor é simples e direto, não agride, não joga terra, não nos faz sentir mal.

Me falaram há anos e demorei para entender: se alguém te diz uma coisa e teu coração se enche de luz, se expande, é amor. Mas se o que foi dito encolhe teu coração e dá um aperto na alma, não é amor, é ódio e não pense em ódio como algo grande, às vezes ele vem em gotas homeopáticas.


Iara De Dupont

4 comentários:

Andréa K. disse...

Olá Iara! Estava sentindo muita falta das suas postagens e essa em especial reflete bem o que eu tenho passado. Não tenho apoio de ninguém para nada. Infelizmente eu conheço bem o ódio em doses homeopáticas vindo de todos os lados, tanto que estou em depressão. E os áudios, quando você voltará a fazer?

Iara De Dupont disse...

Oi, Andréa, tudo bem? Olha se precisar conversar, me manda um email para sindromemm@gmail.com, porque não consigo ver teu email aqui. Beijos!

Musicista Feminista disse...

Se não é pra ter alguém que te apoie, então fica sozinha! Não precisa concordar em tudo, mas também não precisa humilhar, o que ele faz é humilhação.

Anônimo disse...

CHOQUEI quando li que ele a chamou de velha e feia! Tipo, ??? Qual a relevância? E um marido falar isso da esposa?

As pessoas andam muito "jogando a real". Antigamente, eu era do time sincerona, melhor falar a verdade já o mundo vai te tratar mal mesmo e é melhor você se acostumar com isso... E não é assim. Um pouco de empatia, de ao menos escutar o que o outro está dizendo faz um bem danado.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...