ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

30 janeiro 2015

Fátima Bernardes: não é uma questão de ser feminista (socorro produção!)

FÁTIMA BERNARDES: POXA, DÁ UMA FOLGA PRO MEU BLOG

Deus é testemunha. No fim do ano passado conversando com uma amiga, ela me perguntou quando voltaria ao blog, disse que no final janeiro, então quis saber se eu mudaria  algumas coisas e eu, ao pé da cruz, jurei que jamais, debaixo de nenhuma hipótese, voltaria a escrever sobre televisão e celebridades, por toda a enchação de saco que gera depois que publico os posts.

Mas não consigo manter minha promessa diante de algumas coisas, fico tão indignada que acabo escrevendo.

No programa da Fátima Bernardes (LINK), ela comentava sobre um assunto do programa Big Brother Brasil, uma moça dentro da casa transou sem usar camisinha e pediu a produção a pílula do dia seguinte. Fátima mencionou o comentário e disse ''Não é uma questão de ser feminista, mas acho que evitar uma gravidez é função dos dois''.

A parte da gravidez concordo, homem também tem que estar ligado e era obrigação do rapaz usar camisinha, ou é neném e só pode usar se a moça lembrar?

Mas quando Fátima disse  ''Não é questão de ser feminista'', subi paredes.
Poxa, até quando as feministas vão ter que se desculpar por dar sua opinião em um mundo misógino? Não é questão de ser feminista? Porra nenhuma, é questão sim.

Não aguento mais mulheres se desculpando, cansei de escutar de várias mulheres  ''eu digo tal coisa, mas não é porque sou feminista'', ''eu penso assim, mas não é porque sou feminista''.
Caramba! Parece até que ser feminista é o lado errado da questão, parece que feministas são aquelas que perseguem, torturam, estupram e matam.

Fátima pertence a elite e está no sistema, já falei dela antes (LINK), entendo que defenda o lado que a protege, mas por que se desculpar pelo o que pensa?
É feminismo sim dizer que a responsabilidade  de uma gravidez é do casal, não apenas da moça. Durante séculos mulheres têm apanhado por essa questão, porque toda a responsabilidade é delas, nunca dos santos homens, os intocáveis. Nem na eterna e longa discussão sobre aborto é mencionado o lado masculino, como se a mulher engravidasse sozinha.
E não é história medieval, eu já passei por situações absurdas, peço camisinha e o Romeu diz ''mas você não se cuida? É tua obrigação!''.

Não é possível que uma mulher se desculpe em rede nacional por uma colocação dessas, não entendi porque não ajoelhou e pediu perdão ao patriarcado, já que era para se humilhar, fizesse direito.

Nenhuma mulher é obrigada a se tornar feminista, isso é opcional, mas se vai ser, que não se desculpe, não se ajoelhe e não dê munição ao outro lado.

Eu não me desculpo, nem peço perdão e faço questão de dizer, penso assim ou assado PORQUE sou feminista, quando não era minhas ideias eram bem limitadas.
E sempre escuto  ''olha, não precisa ser tão feminista'', ''não é pra tanto, dá uma disfarçada''.
Mas não disfarço, nem escondo, nem me ajoelho. Devo ao feminismo minha vida, se não fosse pelo movimento eu continuaria me sentindo inferior e estaria presa a relacionamentos abusivos.
Ninguém pode ter vergonha de sua posição política, mesmo quando é questionável.

Fátima tem filhas, e espera o que para elas? Que sejam feministas, mas que se desculpem por isso? Que tenham opinião, mas peçam perdão antes de dizer qualquer coisa?

É questão de ser feminista sim, de dar um basta a tanta violência, tanta perseguição e no caso da gravidez tem que jogar na roda a responsabilidade do homem, chega de mulheres transando com homens invisíveis.

Dizer ''não é questão de ser feminista'' é uma frase que tranquiliza os homens,  eles pensam ''ainda bem, essa daí não é agressiva como as outras, nem precisa de calmantes ou correntes''. 
Se desculpar por ser feminista é dar a entender que não é um movimento que mereça sua total adesão.
Ser feminista é lutar pela igualdade e não dá para fazer isso dizendo ''licença viu?''.

Tudo que envolve a mulher é uma questão de ser feminista. Porque o machismo não dá folga, no mundo inteiro os números de violência contra a mulher continuam crescendo, e em alguns lugares como o Brasil, os números de estupros dobraram em menos de dois anos. Então é uma questão sim de ser feminista e lutar pelas mudanças.

Mas Fátima trabalha na Globo, tem que pegar leve. Então que fique quieta e tire de seu vocabulário a palavra ''feminista'', porque não dá para se dizer feminista abaixando a cabeça e pedindo desculpas. 
A luta pela igualdade não precisa de soldados agachados, pode ficar em casa.

A regra é simples, como dizia Zapata, o revolucionário mexicano ''é melhor morrer em pé do que viver de joelhos''.

Se levante moça, porque você está ajoelhada.

Iara De Dupont


2 comentários:

Anônimo disse...

Pedir desculpas? Devia é ter afirmado com todas as letras que prevenção é obrigação dos dois, e ainda ter dito que os homens tem obrigação de se prevenir porque mulher não faz filho sozinha. E pra fechar devia ter dito às espectadoras que sempre exigissem camisinha do parceiro, porque se rolar gravidez quem paga o pato são elas. Me dá raiva aqueles homenzinhos nojentos que não se previnem porque 'camisinha incomoda', mas quando uma azarada engravida não querem nem pagar pensão quanto mais ser pai de verdade. Homem que não se previne devia vir com aviso de "Corre que é cilada" na testa.

Anônimo disse...

"Nem na eterna e longa discussão sobre aborto é mencionado o lado masculino"

Só é mencionado quando interessa a eles. "E se o omi quiser ser pai?" Não importa que a mulher não queira. Aliás, tem até um post seu sobre isso, aconteceu uma situação assim numa novela aí.

Tenho uma amiga/conhecida da internet que faz questão de frisar que não é feminista porque gosta de cuidar da casa, de cozinhar, de se arrumar... Isso tudo tendo um diploma de faculdade (e provavelmente fará logo uma pós), tem carteira de motorista, não mora com os pais... É, você não precisa mesmo do feminismo, amigs.

D.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...