ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

01 novembro 2014

O Brasil está falindo por culpa dos sacoleiros! Tia, não faz mais isso...

MINHA TIA SACOLEIRA!



Não tenho a menor intimidade com a bolsa de valores nem com os esquemas mundiais de compra e venda de produtos. Mas sei quando os produtores de soja não estão felizes e querem subir o preço, eles ''desaparecem'' o produto das prateleiras. No começo achei que era porque tinha acabado, mas só precisei dar um Google para descobrir que a soja está guardada, esperando um novo aumento ou alguma questão ligada a produção. Quem come soja brasileira na Alemanha ou Estados Unidos não precisa se preocupar, ela sempre chega, mas no meu caso, uma simples e humilde brasileira sou obrigada a sair procurando e quando acho tenho que comprar bastante para guardar, porque não sei quando os produtores vão esconder o produto novamente.

Passei um tempo fora do Brasil e quando voltei percebi a enorme dificuldade nas coisas mais simples. Tudo aqui é complicado e exige adaptação e flexibilidade. Já perdi a conta de quantas lojas pequenas vi ir a  falência, quantos produtos sumiram das prateleiras sem prévio aviso e o tempo que se perde procurando as coisas, é impressionante ver como o tempo do cidadão não vale nada.

Em outros lugares se eu queria comprar era só ter o dinheiro, aqui exige uma busca detalhada na internet e conversas paralelas com outras pessoas. Gosto de perfumes, mas se quiser comprar tenho que passar horas procurando e vendo os preços. Há uns ano achei que o melhor sistema era comprar pela internet em sites estrangeiros, fiz isso várias vezes, mas o governo endureceu umas leis e de repente não valia mais a pena. Eles apertam na Receita Federal, mas não abrem o país para concorrência, somos obrigados a consumir as porcarias locais porque as marcas estrangeiras se afastam pela quantidade enorme de impostos.

E conheci na faculdade uma moça que era sacoleira de luxo, ia para Miami e comprava roupas e perfumes. Nunca comprei com ela porque achava seus preços meio salgados, mas reconheço que mesmo assim valiam a pena. 

Lembro de uma estudante que estava grávida e decidimos na sala fazer um enxoval. Eu subi e desci não sei quantas ruas no centro, onde só vendem roupa de bebê, achei tudo caro, mas encontrei uma loja que vendia um macacão de algodão por cinco reais e achei o preço bom. Voltei e comuniquei isso às outras estudantes, bebê usa muito macacão de algodão, valeria a pena comprar uns como esse que vi. Mas então a sacoleira nos disse que ela venderia dez macacões de marca, que vinham com uma mochila de brinde, por trinta reais! Eram muito mais bonitos que os outros, melhor acabamento e ainda levava brinde! Diante disso compramos várias coisas para o bebê, cada um de nós colocou vinte reais na roda e conseguimos comprar um enxoval   ''internacional'' para o bebê.

Mas  a vida da sacoleira não era um mar de rosas. Duas vezes por mês ela pegava o avião na sexta-feira, chegava no sábado em Miami e ficava fazendo compras até o domingo à noite quando voltava para o Brasil. Para não ser pega pela receita federal não trazia eletrônicos, apenas roupa, maquiagem, tênis e perfumes.
Ela era casada, não fazia por gosto, ninguém carrega quilos de sacolas por prazer. Chegava ao Brasil, colocava etiquetas, jogava os produtos no seu site e depois entregava, era um trabalho de sol à sol, todos os dias.

Esse é um ponto que escapa ao governo brasileiro na tão famosa distância entre as ruas e os governantes. Ninguém gosta de perder tempo e todos querem consumir, não é pessoal de quem compramos ou não. Mas agora em uma matéria no site UOL disseram que os sacoleiros de luxo estão causando um prejuízo econômico enorme ao Brasil. Mas não é?

É tudo culpa dos sacoleiros! O Brasil está na merda por culpa desse pessoal que traz roupa para vender, tentando melhorar sua renda para viver em um dos países mais caros do planeta!
Os sacoleiros são culpados pela eminente falência da indústria têxtil no Brasil! E também esse pessoal que compra pela internet em sites estrangeiros levou o Brasil a quebra! Eu compro e já comprei muito, é minha  culpa a inflação e falta de água em São Paulo (desculpa gente!), sou péssima cidadã!

Então pronto, é só botar todo mundo na cadeia e o problema está resolvido! O Brasil vai se recuperar economicamente o dia que os sacoleiros forem punidos!

A indústria têxtil brasileira, que já foi uma das melhores do mundo está enforcada pela roupa chinesa, são os chineses que destruíram todas as indústrias do planeta e como se isso não fosse suficiente o produtor brasileiro está afogado em milhões de impostos, na hora que a roupa fica pronta chega  às lojas valendo muito, como se fosse de marca, quando na verdade não passa de um pano de chão.

Mas isso não interessa, são detalhes bobos, o problema são os sacoleiros! Não faz diferença nenhuma que a produção chinesa paralisou a indústria nem o preço alto que os produtores pagam pela matéria prima, tudo isso o governo não percebe, mas na hora de colocar a mão na cintura e jogar a culpa sobra para os sacoleiros!

É verdade que os números impressionam, a quantidade de peças de roupas que entram aqui de outros países é assustadora, mas não levaram em conta as que chegam ''oficialmente'' via China nem mencionaram os impostos pagos pelos brasileiros que tentam produzir, também são números que deixam qualquer um indignado.

E ainda diz na matéria que a existência dos sacoleiros ameaça os empregos no Brasil. E os sacoleiros não contam? A problemática deles não vale nada?
Ora, se tivesse bons empregos eles não seriam sacoleiros né? Todo mundo quer um bom emprego, coisa que depende novamente do governo, precisa reduzir a carga tributária jogada nas costas das empresas. E sacoleiro é um emprego sim,  pelo menos os que conheço fazem por necessidade, não por prazer, mas se o governo acha que sacoleiro  é um jeito subversivo de acabar com o país, então não sei de mais nada.

E não existe outro jeito de viver e consumir no Brasil se não for no esquema ''pirateando'' a vida, pelo menos até uma reforma tributária ser feita. Até lá as pessoas vão continuar  ''catando'' as coisas e procurando preços mais justos.

Também gostaria de consumir mais e pagar pelas coisas o preço que valem, adoraria gastar menos tempo, como hoje que vou destinar metade da minha tarde procurando pela abençoada soja, apenas porque os produtores estão fazendo  ''birra'' com o governo.

A indústria têxtil deveria achar um culpado mais convincente, concordo que o importante é salvar os empregos e manter as empresas rodando, até porque o Brasil sempre produziu peças de qualidade, mas ir pra cima de quem tenta sobreviver e de quem consome acusando os de derrubar tudo não é justo. Não somos o alvo correto, não depende de mim como consumidora que o governo reveja sua política de impostos nem que coloque um freio aos chineses. Se a indústria quer mudar as coisas é na porta do governo que tem que bater, eu não posso fazer nada. Estão de um lado falindo, e eu de outro estou me virando para ficar em pé, o único lado que está morrendo de dar risada e fazendo compras em Paris é o pessoal do governo. É na direção deles que deve ir toda nossa indignação e pressa para salvar as indústrias brasileiras.

Iara De Dupont






5 comentários:

Suzana Neves disse...

Essas matérias dos portais revistas estão cada vez piores.

Anônimo disse...

O incompetente não se preocupa em buscar soluções e sim culpados. O Brasil pune seus cidadãos de uma maneira que só vi em países africanos colonizados pela França e países com ditadores, não tem saída,todos se dão mal,dos miseraveis aos ricos que alem de ter que pagar caro por tudo ainda tem que ter vergonha por ter dinheiro. Não se trata de amar ou não,de ser patriota ou não,se trata de não querer ser tratado como imbecil,idiota que tem muitos deveres e nenhum direito respeitado,e o pior é que não vejo luz no fim do tunel.

Anna Lara

Anônimo disse...

Fiquei sem saber se ria ou chorava quando li essa matéria... na dúvida só deixei pra lá, porque se depender de mim a indústria brasileira vai à falência mesmo. Só compro roupa no pólo ou em lojas de fábrica, e só quando é necessário; tenho 3 calças jeans, dois pares de tênis, dois de chinelos e um par de sapatinhos mais bonitos pra ocasiões especiais. Não uso maquiagem, só compro coisas novas quando as minhas estão se acabando mesmo, não tenho paixão por marcas e nunca rejeito roupas herdadas. Quanto aos eletrônicos, tenho um computador que vai ficar comigo até pifar, meu celular é herdado, ouço música em MPs e não compro Iseiláoquê nem aplicativos. Então, me junto ao coro: diminuam essa maldita extorsão legalizada que é a carga tributária brasileira que depois a gente conversa sobre consumo de produto nacional. Até lá, o choro é livre.

Anônimo disse...

então, de uns anos pra cá sempre compro também em sites americanos e chineses, demora um pouco pra chegar, mas chega e normalmente é de qualidade, pouca coisa me arrependi de comprar com eles. no Momento estou comprando as bonecas da coleção frozen, o aniversário da minha filha será quase tudo made in china, uma boneca feia da matel aqui, custa 150 reais, lá estou pagando em uma linda e maravilhosa 9 reais, isso mesmo 9 REAIS, ja aproveitei e comprei todos os personagens, acho que não paguei 50 reais em tudo.Agora me diz, é justo parar na receita federal? se aqui o preço é salgado não é minha culpa, eu também ganho pouco e estou sempre a procura de produtos baratos, afinal ganho pouco, mas consumo. E o governo além de perder os clientes, ainda perderá os empresários, mas eles não pensam nisso, só vão pensar na hora que comprarmos cada vez menos aqui e eles repararem que nossos impostos não estão chegando nos seus bolsos.
Povinho sem vergonha

Anônimo disse...

O governo é mantido pelos impostos, isso não é novidade para ninguem. Tiradentes foi enforcado porque se rebelou contra "o quinto", pois se cobrava 1/5 de impostos em tudo que era comercializado.Hoje quem nos dera fosse 1/5...estamos sendo roubados!!! E a culpa é das muambeiras de miami!!!

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...