ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

06 novembro 2014

A novena de um milhão de doláres



Passei na frente de uma igreja aqui em São Paulo, um templo enorme, e vi uma quantidade gigantesca de pessoas entrando, parecia cena de filme bíblico, todos caminhando para a eternidade.
Fiquei morrendo de vontade de entrar e fazer um discurso, queria subir no púlpito e dizer:

''Vocês não sabem, mas aconteceu um milagre enquanto todos estavam rezando, o país mudou, a cidade se transformou. Quando vocês saírem daqui vão perceber as ruas limpas, asfaltadas, as escolas onde deixavam seus filhos serão as melhores do mundo e serão públicas com acesso a ótimas universidades, ninguém vai precisar se apertar para pagar convênio médico, o milagre também aconteceu nos hospitais, sem espera, sem filas, todos serão atendidos. Os impostos foram reduzidos, os salários aumentaram, parques começaram a aparecer e vocês podem planejar uma aposentadoria decente, que vai permitir viajar e curtir a vida. A burocracia e lentidão foram eliminadas, as repartições públicas começaram a trabalhar a boa velocidade e nenhuma reclamação será arquivada, o Estado vai cumprir seu papel até nas questões de transporte público, não existem mais filas nem abusos. 
Porém é necessário uma mudança em relação as igrejas e templos, de agora em adiante serão locais apenas para exercer a fé e desenvolver a espiritualidade, não se pode mais comercializar nada aqui dentro nem depositar ofertas. Por gentileza, peço que fiquem no recinto apenas os irmãos que querem exercer sua fé, os outros podem se retirar porque todos seus pedidos de milagres já foram atendidos''.

Garanto e aposto um milhão de dólares na mesa que ficariam dois ou três gatos pingados na igreja, esse mesmo local que fica cheio com sete mil pessoas todos os dias. Tenho certeza que todos correriam para ver as mudanças, minha teoria é que na presença do Estado a igreja perde sua força, seu discurso enfraquece, porque pessoas misturam no desespero milagres com direitos.

Se o Estado respeitasse os direitos básicos como saúde, educação, lazer e transporte, metade do público que frequenta a igreja procurando ajuda para resolver essas questões deixaria de ir.

E outra coisa confirma minha teoria, um programa de televisão, ''Sinais do Sagrado'', do Padre Reginaldo Manzotti. Em um momento do programa ele coloca depoimentos de pessoas que receberam  ''graças'' devido as novenas que fizeram. Prestei  atenção e a maioria das ligações são questões ligadas aos direitos,  a pessoa pede o milagre de achar um emprego, do filho entrar na faculdade, de conseguir pagar uma dívida, de dar entrada em sua casa, de ter uma cirurgia marcada. 
Tudo coisa rotineira em qualquer parte do mundo que corresponderia ao Estado resolver, mas em um país como o Brasil saturado de impostos e sem serviços públicos é a igreja que assume essa lacuna, vendendo milagres.

E fui para a internet e escutei outros depoimentos e não escutei ninguém dizendo  ''ah, eu queria agradecer a graça recebida, porque fiz uma novena para ganhar mais um milhão de dólares na bolsa de valores e deu certo'', ''quero agradecer a santa porque consegui comprar meu carro importado'', ''quero agradecer ao santo porque graças à novena comprei minha casa em Miami'', ''graças a Jesus consegui meu primeiro helicóptero, agora vou rezar para comprar meu avião''.

Todos os depoimentos que escutei eram coisas que poderiam ser resolvidas pelo Estado sem precisar de intervenção divina, como o caso de uma senhora que teve que pedir ajuda a uma santa, porque sua filha estava grávida e não conseguia marcar o parto em um hospital da rede pública. Mas diante do silêncio do Estado, os santos responderam e a senhora conseguiu um hospital.

Isso fecha com outra teoria minha, quem tem dinheiro não precisa de Deus nem do Estado, faz o que quer. Mas quem vive dentro da linha precisa de um ou de outro e na ausência se vira nos trinta.

Não existe nenhuma maneira  de colocar a igreja no seu lugar, que fosse apenas um espaço para exercitar a fé, sem dinheiro envolvido ou questões ligadas ao Estado, caso houvesse uma via para diminuir essa influência na vida das pessoas seria a presença do Estado. 
E por que é tão importante neutralizar o poder dessas igrejas? Porque elas exploram as pessoas na sua dor e desespero, conseguem tirar tanto dinheiro delas como o Estado faz.

Ainda sonho com um mundo onde todos sejam milionários, porque são os que menos pagam impostos e  vivem sem precisar de igrejas e seus favores, insisto na teoria, quem tem dinheiro não precisa de Deus, pelo menos não o tempo inteiro, nem precisa ficar de joelhos fazendo novenas.

Acredito que é importante rezar, ter fé e acreditar em santos, mas ser explorado por isso é uma das maiores injustiças do mundo. Muita gente diz que as pessoas são exploradas porque se deixam explorar, mas no sufoco, na dor e na ausência do Estado todos perdem a noção das coisas e procuram qualquer saída.

Mas dou meu total apoio a quem reza e agradeço, porque diante de um Estado ausente e falido tenho a sensação que só Deus pode nos salvar. Nisso concordo com a igreja, os santos não abandonam ninguém.


Iara De Dupont 



Nenhum comentário:

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...