ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

23 outubro 2014

Parece romantismo, mas é um aviso de perigo


Já escutei milhões de vezes que ignorância é uma bênção e deve ter sua verdade nisso. 
Infelizmente quanto mais sabemos mais cínicos ficamos, começamos a conhecer uma pouco da alma humana e percebemos como ela esconde lugares sombrios, existem nuvens escuras até no que deveria ser apenas amor.


Assisti o anúncio da próxima novela das sete da Rede Globo, nela aparecia um rapaz desenhando o rosto de uma moça, alguém dizia que ele fazia isso desde criança e de repente encontra a moça. E o locutor dizia que  ''o que tem que ser será'', ''o amor que estava escrito'' e coisas assim.

Há uns anos teria achado muito fofo o anúncio da novela e essas frases de  ''amores que se encontram'', mas hoje só de escutar fico gelada.
Os tempos são outros e muitas coisas mudaram. O escritor Octavio Paz escreveu ''o mundo muda se dois se olham e se reconhecem''. Mais poético é impossível, parece resumir o sonho de amor de toda a humanidade, o momento do reconhecimento, quando as duas almas que tanto se procuram se encontram e se reconhecem,  mas agora os tempos são outros e hoje as pessoas estão mais atentas as coisas que podem acontecer em um ''encontro poético''.

Nunca fui da ala das românticas, mas sempre acreditei em  ''encontros'' tanto para bem como para mal, já vivi até com amigos essas experiências, pessoas que eu acabava de conhecer e já gostava logo de cara.

Mas namorei dois Romeus românticos e minha zero tolerância ao romantismo morreu ali. Eram dois Romeus inteligentes, mas com o tempo fui descobrindo toda a manipulação que se esconde detrás de detalhes ''fofos''.
Uma amiga definiu o romanticismo como uma pérola, até pode existir, mas está no meio do lixo.

Um Romeu me incomodou com seus detalhes românticos porque me sufocava neles, exigia a sua maneira que eu retribuísse ou tivesse as mesmas ideias que ele. O outro me irritou porque vivia em um mundo surreal, uma vida paralela e todos os detalhes românticos pareciam parte de uma vida fantasiosa.

Depois que comecei a estudar o feminismo percebi o quanto frases de amor e paixão podem esconder um jogo de poder e controle. Entendi que alguns homens dizem ''eu te amo'' para vigiar cada passo da mulher e assim ir isolando ela de amigos e familiares. Antes de entender isso eu acreditava que violência era física  e sexual, não conhecia essa que se escondia detrás de ramos de rosas e caixas de chocolate.

Comecei a prestar atenção em muitas coisas e vi algumas entrevistas de homens que tinham matado a esposa e nenhum deles dizia  ''não me arrependo'', todos choravam e diziam que a amavam loucamente, mais do que tudo.

E vejo que muitas mulheres começaram a perceber o perigo do ''falso romantismo'' e toda a chantagem que esconde, sabem que um passo em falso e podem morrer na mão de um desses malucos.

Por isso quando escutei na novela essas frases de  ''amor escrito'' tive arrepios, me pareceram frases de homens surtados, psicopatas. E se amanhã eu topasse com um homem e ele viesse me dizer que desenha meu rosto desde menino eu sairia correndo para uma delegacia, Deus me livre de um descontrolado desses.

Não é maldade minha, é o reflexo do mundo. Graças as informações que circulam no planeta as mulheres hoje têm acesso a livros e teses que explicam e demonstram como os psicopatas agem e como essas frases de ''eu te amo'' e ''amor escrito'' podem ser um sinal de perigo porque são usadas  por um louco para controlar e manipular uma mulher.

Novelas se mantêm em pé com a mesma fórmula, é sempre a mesma história de amor, mas alguns elementos hoje parecem assustadores, como esse de um rapaz que desenha a moça desde que era pequeno e sai perseguindo ela quando a encontra.

Loucos sempre existiram e mulheres sempre foram suas vítimas, mas no momento o planeta passa por um fase de conhecimento profundo, hoje a existência de  ''psicopatas no amor'' não é segredo nem uma teoria,  é uma realidade, os números mostram que eles existem e são muitos, por isso ao ver o comercial dessa nova novela me perguntei se não está fora de tempo, se alguém ainda acredita que um rapaz que aparece do nada, perseguindo uma mulher que ele jura desenhar desde pequeno, pode ser normal.

Já escutei de algum romântico que o amor é loucura e a loucura é amor. Muita bonita essa frase, perfeita para vender perfumes e chocolates, mas para qualquer mulher moderna é um aviso que diz  ''você está em perigo, corra!''.

Iara De Dupont

4 comentários:

Anônimo disse...

Ontem eu vi na TV um programa, me parece que se chama quilos mortais. Foi mostrado o caso de uma jovem de 22 anos, que pesava 298 kgs. Ela conheceu um rapaz e se casou aos 18 anos, quando já pesava quase 170 kgs. Era o amor da vida dela que não se importou com os quilos a mais. Ela engordou quase 130 kgs depois de casada. Se tornou dependente dele e da mãe, que faziam tudo por ela, dando banho na cama, ajudando a se vestir, cuidando de tudo em casa e tambem, dando a ela tudo que queria comer, pizzas, refrigerantes, inumeros sanduiches e hamburgueres, inclusive enquanto ela esteve por um mes internada para perder peso. O medico perguntou o que a mae e o marido faziam, e nenhum deles trabalhava, viviam para cuidar dela. Quando aconteceu a cirurgia de redução de estomago, a familia se reunia perto dela para comer tudo que ela gostava e nesse ponto eu fiquei imaginando que amor doente era esse desse marido? Será que ele tinha prazer em saber que a mulher era totalmente dependente dele? Porque nunca ajudou numa dieta? Porque nunca comprou alimentos saudaveis e estimulou uma alimentação mais controlada? Há vários tipos de amor, inclusive o que mata e nem sempre por armas letais. Quantas mulheres são podadas por seus amores? Que abandonam sua vida pessoal e profissional por causa de um homem? Há varios tipos de morte...

Anônimo disse...

então né kkkkk, vejo o que a televisão faz, hj sou adulta e tenho como separar o real do fantasioso, mas me lembro quando criança, pré adolescente, ficava imaginando um amor de novela, queria ser a mocinha, um homem lindo que se apaixonava por mim, e que me amava, que me levasse para jantar num restaurante chiquérrimo numa cobertura, que me desse um casamento de princesa, onde tinha empregadas casa linda, só se preocupava em gastar dinheiro, ficar linda o dia todo, nem trabalhar como vejo nas novelas, ninguém na novela trabalha mais que 2 minutos, logo meu marido ia ficar comigo o tempo todo, ia ter filhos educados, comportados, enfim ia ser feliz para sempre kkkk.....mas cresci e vi que diferente das novelas e principalmente da Malhação, onde todo mundo tem o que vestir, dinheiro pra gastar, estuda em escola paga, a vida real não é assim, eu precisei estudar, trabalhar e mto. Acho essas novelas um perigo para saúde mental das crianças e de alguns adultos sem noção tbm, depois que tive uma filha, penso mtos nesses filmes de princesa onde ela precisa de um homem para salvá-la, acho q é ela quem tem q se salvar deles kkkk

Anônimo disse...

Nenhuma pessoa normal acharia ok ter uma criatura perturbada desenhando seu rosto desde sempre e perseguindo a vítima quando a vê na rua. Isso é só assustador. Parece até uma lavagem cerebral feita nas meninas desde que somos pequenas pra que a gente ache isso bonito. Porque os homens não querem nem saber de gente assim, fogem desses tipos como vampiro correndo de sol, os pais ensinam os meninos a fugir de mulher grudenta e ciumenta, mas pras meninas ensinam que isso é amor, é lindo, é romântico... tomar no rabo esse romantismo misógino.

Suzana Neves disse...

Eu ainda nem sei se.homens amam.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...