ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

22 outubro 2014

Meus amigos alienígenas: São Paulo virou filme americano




MEUS AMIGOS ALIENÍGENAS

Hoje meus amigos alienígenas vieram aqui em casa e me perguntaram:

- Tem garrafa pet?

- Não, mas pra que vocês precisam dela?

-A gente não! É que vamos a Marte e pensamos em te trazer um pouco de água de lá, tá ruim aqui em São Paulo não é?


-É, tá péssimo mesmo, mas agora vai melhorar, porque o governador Geraldo Alckmin é um homem muito sério e já pediu que liberassem o segundo volume morto de água da reserva da Cantareira, a famosa reserva técnica.

-Mas se dizem ''volume morto'' é porque a água não está em boas condições!

-Ah, eles devem ter um método de limpeza, sei lá. O governador foi médico, é um homem correto e corajoso, enfrentou até a ONU (Organizações das Nações Unidas). Você imagina como eles são arrogantes, vieram a São Paulo e concluíram que a crise hídrica é culpa do governo pela má administração dos recursos e falta de obras. Mas o governador não é frouxo! Mandou um comunicado dizendo que a crise é culpa do tempo seco e que exige um pedido de desculpas, ora, quem essa ONU pensa que é? Nós paulistas não somos tão idiotas assim, se Geraldo ganhou uma segunda vez como governador é porque trabalha direito!

-Ele trabalha direito defendendo o dele! 
Você não pode acreditar em tudo que é dito, ele está quase dizendo para a população de São Paulo: ''claro que tem água, olha para o Rio Tietê, qualquer coisa a gente puxa dali, tá cheio mesmo!''. Vai me dizer que daquele rio ali se pode tirar água potável?

-Não fala assim, ele é homem sério, de família. Se ele vai liberar o segundo volume morto de água é porque pode ser usado.

-E que instituição é responsável de analisar a água do volume morto?


-Não sei! 

-Você nunca sabe nada!

-Não sei porque é informação confidencial e eu não tenho acesso. A SABESP, que é uma das responsáveis faz semanas que não atualiza sua página na internet e o presidente da ANA (Agência Nacional de águas)  Vicente Andreu, falou no site da UOL que essa água do volume morto é lama! Mas ninguém diz mais nada, oficialmente a água pode ser consumida.

-E você acha isso certo como cidadã? Não ter acesso a informação sobre a água que consome?

-É chato mesmo, mas o sistema é assim.  E vamos falar sério, se eu como cidadã não posso confiar no governo, vou confiar em quem?

-Em ninguém! Não existe água no segundo volume morto, tudo ali é lama e esgoto tóxico. Agora pode não parecer, mas em um período de dez anos muitas doenças podem surgir devido ao consumo dessa água nebulosa.

-É, pensei que talvez não seja boa para beber, mas para o resto dá.

-Que resto? O corpo humano é uma esponja, a pessoa vai tomar banho com essa água, algumas vão cozinhar, vão estar expostas a substâncias tóxicas pesadas todos os dias, essa água-lama vai ser usada em verduras, vegetais, em todas as indústrias, você imagina o que pode ser isso?

-Vocês exageram tudo! Não sabem o que é ser uma pessoa, não entendem o trabalho de um governo. Você sabe que loucura seria intoxicar uma cidade inteira?

-Não tem loucura nenhuma, ninguém vai ligar um ponto no outro e a indústria farmacêutica agradece, intoxicação por matérias tóxicos leva anos para derrubar uma pessoa e muitos medicamentos serão vendidos. Não viu aquele filme da Julia Roberts,  ''ERIC Brockovich''? Uma cidade inteira foi contaminada, todo mundo acabou morrendo de câncer!

-Vocês são engraçados, cismaram com a indústria farmacêutica! O que eles fizeram para vocês?

-A gente eles não conseguem pegar e não usamos o mesmo dinheiro que vocês! Mas se fosse a mesma moeda a gente já tinha caído na rede deles!

-Tem uma coisa que foge do entendimento de vocês. São Paulo não é uma cidade pequena na beira do nada, é uma das maiores cidades do mundo e centro econômico do país. Chegar aqui e mentir dizendo que uma água suja é potável, envenenar a população inteira não seria possível, tem muita gente aqui informada, não teriam como driblar todo mundo e convencer a cidade que a água cheia de lama que sai da torneira está limpa.

-Mas não é? Vocês se julgam tão espertos!

-Eu acho que sempre que vocês chegam a Terra a pressão atmosférica muda a percepção de vocês, parece que bebem! Não estamos falando de um prefeito de uma cidade perdida, estamos falando do governador de uma das mais importantes metrópoles do planeta, ele não mentiria em uma coisa tão séria como a saúde de vinte milhões de pessoas. Imagine a responsabilidade, o que ele diria se as pessoas perceberem? Ele não arriscaria tanto.

-É você que tá dizendo isso! E não se preocupe com o que ele diria, as doenças que podem aparecer pelo consumo de água tóxica levam uns anos, são degenerativas, quando as pessoas perceberem ele provavelmente não vai mais estar no governo de São Paulo, vocês paulistas são tão inteligentes que nessa altura ele vai estar a presidência do país e de lá sua assessoria vai dizer que ele não sabia de nada, não foi informado que a água era tóxica e está chocado.

-Mas será que a água está tão suja?

-Se chama  ''volume morto'', imagine o motivo. E vocês são cornos mansos, não é possível que vejam a água que sai da torneira e não se mexam.

-O que a gente pode fazer? Não tem outra água, não chove mais, água não é recurso renovável nem se constrói em laboratórios.

-Isso é uma questão de denúncia internacional, a vida de milhões está correndo perigo porque o governo foi incompetente, não é qualquer coisa.

-Vocês assistem muitos filmes americanos naquela nave! E ficam achando que é tudo fácil! Denúncias podem mudar muitas coisas no mundo inteiro, mas aqui no Brasil não fazem verão, não mudam nada! As autoridades sempre dizem que não ''sabiam de nada'' e ainda por cima são reeleitos!

-Vai querer água de Marte?

-Não sei....é potável?  A NASA aprovou?

-Deixa de ser fresca! A água é mais limpa do que a de São Paulo.....


- Então peraí, vou catar umas garrafas pet.....


Iara De Dupont

6 comentários:

Anônimo disse...

Será que é mesmo tudo culpa do governo?? Não é culpa de quem varre seu terreno e sua calçada todos os dias com a " vassoura hidráulica"? Não é culpa das pessoas sem ambiente familiar que passam todo o sábado lavando seu carro, parafuso por parafuso, com a mangueira ligada? Não é culpa da patricinha que toma quatro banhos por dia, para se livrar do cheiro do shopping? Não é culpa do garotão do sorriso kolynos que escova os dentes com a torneira aberta? Não é culpa dos E.Ts e sua gana imobiliária em construir mansões à beira dos lagos, para passar um final de semana na terra? Temos de começar a pensar que nem tudo é culpa somente dos nossos desgovernos, municipais, estaduais ou federais. Poderiamos ter feito pequenas coisas para evitar essa situação...e fizemos??? Eu? Economizar? " estou pagando"?

Iara De Dupont disse...

Olha, concordo em partes...moro na frente de um negócio de carros e todos os dias quando passo ali sou obrigada a pedir que fechem a água, porque eles lavam os carros e deixam as mangueiras abertas. Já me falaram que é a culpa é dos clientes que exigem o carro limpo, sei que esse desperdício é mais comum do que parece, mas ao mesmo tempo a Sabesp tem um número muito alto de vazamentos sem conserto, 30% da água se perdeu no meu do caminho porque eles não tem funcionários nem carros para consertar os vazamentos. Isso não é culpa do cidadão, nós pagamos impostos e se eles jogam o dinheiro em ações e não fazem sua parte não é culpa da população....

Anônimo disse...

Concordo com voce também em partes.Se o cliente exige o carro limpo, ele pode ser limpo sem a mangueira estar aberta o tempo todo. Morei numa cidade onde a agua nao era paga, era fornecida tratada pela prefeitura. Epoca de calor o povo amarrava mangueira no muro e ficavam familias inteiras reunidas no pagode e banho de mangueira. Um dia questionei isso e me responderam que no dia em que a agua fosse paga, eles talvez economizassem!!! Um desses vizinhos foi morar em portugal e chegou lá em pleno inverno. Todo dia tomava banho de banheira, ficava de molho até enrrugar. No final do mes veio a conta e o valor era tão alto que ele gastou quase todo o dinheiro que tinha levado para paga-la. So aí descobriu que agua tinha valor! Na cidade em que ele morou era proibido caixas dagua, não havia desperdicio, porque o litro da agua era caro. Infelizmente o povo só sente no bolso. Sou a favor de que multem quem desperdiça. Que estimulem com descontos a quem faz economia. Se 30% da agua é desperdiçado pela empresa de saneamento, mais 40% são desperdiçados por mentes pequenas. Talvez chegue o dia em que os brasileiros vejam que tem muita agua, mas como tudo no mundo ela é finita e que devemos saber usar. Não é porque tenho dinheiro para pagar que posso encher a piscina, que posso dar banho no meu carro, 7 vezes na semana, que posso varrer minha porta com agua potável. Esse tipo de educação deve ser dado em casa e isso não vem sendo feito!

Anônimo disse...

Sobrou uma aguinha de marte aí? Eu não moro em São Paulo, mas já que o país todo tá afundando na fossa... brasileiro realmente é um bicho folgado, não economiza nem reaproveita porque sempre teve tudo fácil, com comida e água principalmente porque o território nacional tem água e produz alimentos em abundância. O o desperdício de recursos aqui é de dar uma dor no coração. Aperta com tudo onde dói-no bolso- porque é só assim que a gente aprende a economizar.

Anônimo disse...

Quando o brasileiro descobrir que água é um recurso finito. Que sem a água não se produz legumes, verduras, frutas ou hortaliças, que sem sem agua não se cria rebanhos nem peixes, talvez seja tarde demais e ninguem vai mesmo morrer de sede, porque haverá a fome.O objeto de desejo da terceira guerra mundial será água e não estamos longe disso. Há paises que dariam tudo para ter a agua que o Brasil tem e não sabe cuidar!!

Patricia disse...

ah...eu amo esses seus amigos alienigenas,Iara!

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...