ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

18 setembro 2014

Programa Pânico: aproveitem o fracasso para sumir



De vez em quando boas notícias sobre a televisão aparecem nos sites. Esta semana saiu uma maravilhosa, os supostos últimos dias do Programa Pânico. Não dá para saber até onde é verdade, ou o que realmente está acontecendo, mas há meses o programa vem dando problemas.

Quando eles estavam na RedeTV chegavam fácil aos dez pontos de audiência, mas reclamavam da falta de estrutura da emissora. Foram então para a Bandeirantes, com contratos ótimos e tudo o que precisavam. Imagino que se a Bandeirantes contratou por tanto dinheiro é porque esperavam pelo menos uns doze pontos de audiência, número que a Bandeirantes nunca conheceu.

Os pontos no Ibope são calculados de maneira simples, cada ponto equivale a 60 mil domicílios. E nenhuma emissora consegue chegar nem perto da Globo, que até em dias ruins marca entre vinte e trinta pontos, a Bandeirantes em dias bons navega entre quatro e cinco pontos. E os números são deprimentes, porque no passado, antes da internet e televisão a cabo a Globo chegou a marcar 85 pontos no ibope, hoje chega no máximo a trinta, por isso as emissoras brigam tanto por qualquer migalha.

Mas desde que  Pânico entrou na Bandeirantes não conseguiu recuperar a audiência, rara vez bateu nos dez pontos e no último ano cada programa registrava menos, até que chegaram ao três pontos e a Bandeirantes surtou, pelo custo do programa é impossível manter no ar com essa audiência.
Como o horário e o nome do programa já tem sua identidade a Bandeirantes parece que vai manter a equipe, mas mudanças serão feitas, dizem que três humoristas já assinaram com outra emissora, algumas pessoas vão sair e formatos internacionais serão colocados como quadros.

Se existisse justiça divina ou a lei do carma funcionasse nada disso precisaria ser feito, era apenas acabar com o programa e colocar qualquer coisa no lugar. Como cidadão gostaria de dar uma sugestão a equipe: sumam, desapareçam em Miami ou onde toda sua fortuna levar vocês.

Sempre vi a televisão como meio de entretenimento, não acredito em programas chatos e longos, quando assisto televisão quero me divertir, mas a existência do programa Pânico sempre me incomodou pela apologia que fazem a violência, principalmente com as mulheres.

A lista dos horrores deles é enorme, usavam pessoas limítrofes no programa para fazer gracinhas, mas quando a piada acabava jogavam a pessoa na rua como se fosse lixo. Os quadros que envolviam as ''panicats'' eram violentos e a diversão parecia ser humilhar e machucar elas. Sempre foram preconceituosos, elitistas, racistas e machistas. Um elenco e direção composto apenas de brancos e ricos, se divertindo com anões e pessoas diferentes a eles.

E nas últimas semanas no auge do desespero eles surtaram, inventaram de jogar cera quente uns nos outros, grudar um deles em um carro em movimento, jogar outro em um banheiro quimíco e assim por diante.
O grande problema de todas essas cenas violentas é que são exibidas em um país de analfabetos, onde prevalece a ignorância e a pouca capacidade de discernimento. Um lugar onde meninos ricos colocam fogo em mendigos e depois chegam em casa e assistem um programa onde as pessoas se jogam cera quente ou torturam uma mulher, parece tudo a mesma coisa, sem limites e sem consequências. Não existe a linha que divide o certo do errado e a mensagem se mistura até ficar igual.

Todo o elenco e direção do programa tem carros importados e pertence a classe social mais favorecida, o público entende a mensagem, brancos e ricos podem tudo, inclusive entrar em um avião e perseguir uma celebridade para que ela fale alguma coisa, como fizeram com o técnico de futebol Felipão, que foi acossado de maneira covarde, se a pessoa é perseguida dentro de um avião vai correr para onde? Ele foi frouxo porque isso merecia um processo, poderia ter tirado milhões da emissora e da companhia aérea que permitiu o acesso deles ao avião.

Pânico é a televisão que não deve ser aceita neste país nem por erro, são os brancos, filhos de coronéis, cruéis e mandando para o tronco quem eles querem. Se chegou a existir algum programa que refletisse o pior do Brasil com certeza foi o Pânico.

Ver que o público se cansou e lentamente os abandonou me dá esperança de dias melhores, o sucesso do programa no começo sempre me assustou,  mostrava um Brasil onde ricos podem até matar e não são presos, enquanto um pobre rouba uma manteiga e morre espancado pela polícia.

Televisão é reflexo de um povo e no momento as emissoras sofrem muito para manter a audiência, se dividem em mil, tentam tudo o que podem e nesse panorama ver o fracasso de Pânico mostra que alguma coisa está mudando, mesmo que devagar.

Tirar o programa do ar ou mudar a formúla não vai afetar o Brasil nem suas leis fracas, a elite vai continuar mandando e com certeza os membros da equipe que não continuarem vão se refugiar nas suas mansões em Miami, não vão morrer na rua. Mas saber que o programa agoniza mostra um novo caminho, uma nova percepção de um público que tanto os defendeu.

Li em algum lugar que um país se conhece pelo humor, pelas coisas que provocam a risada. E durante dez longos anos Pânico provocou a risada de muitos torturando, machucando e ferindo as pessoas. Pensar que estão nos seus últimos minutos muda minha ideia sobre o Brasil, talvez possamos um dia sermos melhores do que temos sido. Talvez.

Iara De Dupont

6 comentários:

Fátima disse...

Acho que com o tempo, tenho ficado mais azeda. Eu gostava de programas de humor antes, agora não acho mais graça. O humor anda pobre, cheio de palavrões, apelo sexual. Se não tiver uma semi nua, não é humor, se não falar p..ra cinco vezes por minuto, não é humor. Está reinando a falta de criatividade, de observação do mundo real. A grande familia que era tão bom de se ver no começo, se perdeu por completo e se salvou um pouco no final. Zorra total faz juz ao nome, uma zorra sem graça. A praça é nossa, também cada dia mais desgastada, mas dando oportunidades...quanto ao pânico, que descanse em paz, poucos vão sentir falta.

Mari disse...

Quando eu era mais nova escutava o programa de rádio do Pânico.
Com o tempo ficando mais velha o programa perdeu a graça pelo menos pra mim.
Os integrantes pareciam arrogantes,e querendo aparecer um mais que o outro.

Anônimo disse...

Quanto mais leio o que você escreve, mais fico sua fã!

Suzana Neves disse...

Nem acredito que assistia isso no começo.

Anônimo disse...

Caixão e vela preta que já tá indo tarde...

Anônimo disse...

Sempre odieiiii esse programa .... Ja vai tarde

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...