ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

28 agosto 2014

Novela Império: tá difícil viu?

OS NAMORADOS
Gosto muito de assistir novela e me envolver. É um pouco como ir a aqueles circos horrorosos do século XVII, você levanta, grita, berra, se assusta e dá risada.

E nunca assisti nada que me incomodasse o suficiente para mudar de canal, jamais ''cismei'' com algum casal e desliguei a televisão.

Mas tudo muda e isso aconteceu. Na novela da Globo, ''Império'' existe um casal formado por um homem de cinquenta anos e uma jovem de dezoito, que aparenta ter dezesseis, é tão, tão nova que o homem tem uma filha que poderia ser a mãe dessa menina.

Uma amiga me disse que eles me irritam porque os atores que interpretam os personagens não têm química, mas acredito que vai além disso.

O autor Aguinaldo Silva é conhecido por escrever personagens próximos a realidade e esse casal é mais comum do que parece.
O homem é bem sucedido, casado, mas ficou com um amor frustrado na adolescência, talvez por isso se envolveu anos depois com uma menina tão jovem.

Mesmo sabendo que nada ali é surrealista me vejo obrigada a trocar de canal cada vez que eles aparecem, de tanto que me incomodam. A menina é uma prisioneira de luxo, não estuda, não trabalha, não tem amigos e vive trancada no apartamento vestindo apenas calcinha e sutiã, esperando o homem chegar.

Acredito que para amenizar um pouco resolveram colocar os dois como uma linda história de amor, os personagens sempre falam que estão apaixonados e parecem viver nas nuvens, mas alguma coisa ali não fecha.

Não sou psicóloga para saber os motivos pelos quais um homem de cinquenta anos se envolve com uma menina tão jovem e a mantém prisioneira, mas sou cínica e não vejo nada de amor ali, nem acredito que possa existir esse sentimento.

Todas as vezes que vejo algum autor repetindo a história da Lolita me incomodo. Pode ser minha culpa, meus olhos são conservadores e não consigo enxergar o amor entre um homem de cinquenta anos e uma menina de dezesseis, vejo apenas a questão sexual presente, o homem que não sabe lidar com a sexualidade feminina corre para a mais inocente, é mais fácil satisfazer uma mulher que está começando sua vida sexual do que encarar uma que já sabe o que quer.

E como sou uma alma compreensiva entendo os homens nesse aspecto, eu mesma se gostasse de mulheres sei que sofreria um pouco. Talvez por questões culturais vejo a sexualidade masculina simples e direta, enquanto a feminina me parece intensa, misteriosa e complexa. Posso entender porque homens congelam perto de algumas mulheres e saem correndo aos braços de meninas que ainda não sabem de nada. Vivemos em um mundo onde a sexualidade feminina tem sido tão massacrada, anulada e escondida que é raro um homem ter um pouco de conhecimento a respeito, na dúvida eles acham melhor correr.

A primeira vez que vi uma cena deles juntos pensei que o homem era pedófilo.

Esse mundo moderno exige demais de mim, inclusive que eu recicle minha maldade e mude ela de lado, porque para mim esse casal é uma apologia pouco discreta a pedofilia, um homem mais velho com uma menina tão nova. Me assusta pensar que se pode dar a pedofilia um aspecto ''romântico''. Na semana passada o homem dizia amar loucamente a menina e lembrei daquelas entrevistas de pedófilos em programas policiais, onde todos garantem que ''amavam'' as crianças.

Já não critico mais o mundo, aceito que sou eu que fiquei velha e não corri o suficiente para entender seus novos comportamentos, mas continuo dizendo que o casal ali me incomoda porque parece pedofilia, mas até quem faz fofoca sobre novela diz que a história desses dois personagens vai ser a grande história de amor da novela, o romance principal. Deus que me perdoe, mas pelo jeito ainda vou ter que trocar muito de canal até me acostumar com este planeta e sua noção de ''romance''.

Iara De Dupont



5 comentários:

C.Belo disse...

Eu não aceito isso! Não me desce goela abaixo! Se fosse minha filha com um homem desse, eu nem sei! Não aceito!!! Devo estar velha tb, pq tb, agora que fiquei sabendo disso e da novela anterior que tb fez algo parecido, parece aos meus olhos uma campanha desses autores idosos e safados para que pareça cada vez mais normal para a população um homem dessa idade "amar" uma menina novinha!Parece uma tentativa de legitimar essa safadeza! Aff!

Anônimo disse...

Acredita que eu tinha essa mesma sensação em relação ao casal Laerte e Luísa? Não engolia aquele cara quarentão gostar de uma menina com um jeito tão adolescente (apesar do corpão de mulher). Nesse caso é ainda pior, por ter esse clima de "amor verdadeiro", quando a menina é isolada e dependente, enquanto na novela anterior, pelo menos, houvesse um indício de que o casal não era legal (o cara era ciumento e etc).

Patrícia disse...

Pensei o mesmo, parece pedofilia. Não assisto à nenhuma novela pelo menos no momento, mas ás vezes estou na casa de alguém e está passando, e para mim não existe nada que me faça enxergar amor ali, é forçar demais a barra! Sinceramente, me dá desânimo só de pensar em assistir isso.

Anônimo disse...

Concordo com voce Iara e com os comentarios acima,mas acho que me acostumei ( infelizmente ) com isso . Na verdade o que me incomoda nessa novella,me enoja e a familia da Maria Isis prostituir os filhos como se fosse a coisa mais normal do mundo,ja nao tolero quando os pais jogam na cara dos filhos certas coisas,achar normal que consigam dinheiro pra eles seja da maneira que for eu nao entendo,sei que deve existir isso na vida real,mas se o autor teve a intensao de fazer desse nucleo o nucleo comico,nao tem nenhuma graça.

Anna

Fátima disse...

Não vejo novela faz tempo, fiz essa opção para a minha vida, mas não me livro de ver os comerciais e os comentários no ambiente de trabalho. Penso que esse caso retratado na novela é muito comum, é algo que nos cerca no dia a dia. É a união do útil ao agradável ou do inútil ao desagradável, como preferir. Os homens já na meia idade ( um pouco mais de meia ) querem mostrar que são pegadores, que podem e tem em suas mãos mulheres jovens e belas e que as esposas que os acompanham 20, 30 anos são coisas do passado. As menininhas por seu lado, querem alguem que as banque, as sustente, atenda seus caprichos e vontades,as mantenha na moda, no topo, sem que façam esforço... na hora da diversão, quando o coroa não dá conta, resta o motorista, o cabeleireiro, o vendedor da boutique de luxo e assim vão vivendo, alimentando cada um seu ego, à sua maneira!

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...