ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

20 julho 2014

Jamie Oliver: brigadeiro é amor ( pena que não te disseram isso)

Jamie Oliver no GNT

Esta semana o canal GNT entrevistou Jamie Oliver, um famoso chef inglês, deram a ele um quindim e um brigadeiro, ele comeu e disse que eram dois pedaços de ''porcaria'', na verdade disse ''merda''.

Adoro o Jamie Oliver e antes disso acontecer eu pensava que se existisse justiça no mundo um dia namoraria alguém como ele, fofo, lindo e ainda por cima chef. Mais perfeito impossível, eu assisto seus programas de cozinha, já fiz muitas receitas dele e gostava de ver porque babava com ele e sua comida.

Mas sou obrigada a repetir um clichê horroroso que uma vez me disseram ''não importa o sorriso, colonizadores sempre são colonizadores''. Pensei nisso quando vi a seleção alemã de futebol comemorar no seu país a vitória sobre a Argentina na final da Copa do mundo. Os alemães cantaram uma música infeliz e andaram curvados, dizendo que os argentinos caminham assim. Quando vi a cena pensei logo nisso, não importa a fofice, colonizador é colonizador, no fundo sempre acham que todos os que estamos do outro lado do mar somos uma sub-raça.

E Jamie parece que escorregou nessa prepotência de um país colonizador, porque nesse caso o preconceito tem dois lados, eles acham que são superiores a nós, latinos e eu acho que eles são uns bobões. Jamie esqueceu que Inglaterra não é um país expressivo na gastronomia, peixes e batatas não são arte, e detonou dois doces locais.

Podia ter perguntado a origem dos doces, mas não quis nem saber. Posso tentar defender ele dizendo que deram um quindim e um brigadeiro de péssima qualidade, eu moro perto de um supermercado que tem a pior padaria da cidade e o brigadeiro de lá é tão ruim que gruda na boca como se fosse plástico derretido, não sei se deram a Jamie um lixo desses.

Mas achei a atitude dele feia e desnecessária, além de ignorante, ele já rodou o planeta e conhece muitas coisas, deveria saber que respeito pela comida alheia é a base de tudo.

Lembro de uma situação que passei em um grupo de teatro, tinha uma moça ali de pais chineses, mas nasceu e cresceu no Brasil. Alguém começou a tirar sarro com o fato dos chineses comerem todos os tipos de insetos, ela ficou quieta e não disse nada. No dia seguinte levou umas fotos e pediu para mostrar, era de chineses mortos pela fome, depois ela disse:


-Vocês acham muito engraçado alguém comer insetos porque não sabem o que é passar fome. Quem passa por isso come até pedra, mas é lógico que vocês nem têm ideia do que é isso, vivem em um país onde as frutas são jogadas ao chão em uma feira livre e ninguém pega, ficam ali apodrecendo.

Foi tudo muito constrangedor, mas eu já escutei isso muitas vezes sobre o Brasil, que faltou uma guerra mundial aqui para que as pessoas parassem de jogar frutas e verduras fora, somos um dos países com maior desperdício de comida do mundo. Já vi batatas na rua que quem passou por uma guerra jamais deixaria ali, teria com certeza se dado o trabalho de pegar, mas aqui a classe média nem pensa nisso, espera que o caminhão da limpeza passe e limpe tudo.

O que comemos é história e tem sua origem, Jamie foi infeliz ao chamar o brigadeiro de ''porcaria'' , não precisava disso, até por ter uma imagem de alguém que parece legal.

E também detono quem apresentou a ele o brigadeiro como um ''doce'', que ideia maluca dizer isso! Brigadeiro é uma obra de arte inventada para combater tudo de ruim na vida, não é um doce, é uma benção. Besta ele que comeu sem saber o poder de cura que um brigadeiro tem, foi ignorância ninguém ter avisado o rapaz que ''brigadeiros'' têm poderes mágicos que começam a fazer efeito na hora que o cheiro se desprende da panela e enche o ambiente, então um mundo fascinante e seguro se abre na cozinha de cada um, é como entrar em uma nuvem, não conheci até hoje nenhum cheiro mais envolvente do que o do brigadeiro quente, é tão delicioso o cheiro que imagino que deve ser o mesmo das portas do paraíso.

Quando uma coisa ruim acontece na vida, uma pessoa nos sacaneia, ou deixa de nos amar o brigadeiro de panela é mais eficiente que centenas de remédios para depressão, colheres de madeira cheias de brigadeiro quente são anestésicas, assim que o brigadeiro derrete na boca dá um relaxamento em todo o corpo, melhor que muita coisa na vida.

E ele achou porcaria! Porcaria é aquela coisa de peixes com fritas dos ingleses, Deus que me perdoe!

E digo mais, quem não gosta de brigadeiro não sabe o que é amor! Não tem coisa mais linda no amor do que dividir um brigadeiro, isso sim é uma prova de que o amor ali é eterno.

Amor e brigadeiro são sinônimos, pena que Jamie não teve a grandeza nem o doce certo na boca para entender isso. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais temos que respeitar a casa dos outros e seus costumes, não sabemos os significados de amor de cada um.

Da minha parte Jamie não tem mais meu amor, nem minha audiência, não gosto mais, acho respeito a base de tudo e eu não vou na casa dos outros detonando o que comem, só desço a lenha se envolve sofrimento animal, mas não saio por aí dizendo que é ''porcaria'' o que os outros levam a sua mesa.

Porcaria na vida é comer um brigadeiro e não sentir os efeitos imediatos do amor que existe naquele doce. Para mim Jamie perdeu todo o encanto que um homem pode ter, poxa lindo daquele jeito, simpático e não sabe apreciar um brigadeiro? Deus me livre! Nem que ele fosse feito de ouro eu olharia, pra mim homem que não gosta de brigadeiro é homem que não sabe amar!

Posso ter errado muito com homens, mas nunca cheguei ao ponto de sair com um que não gostasse de brigadeiro, jamais fui tão sem noção. Sair com um homem que não sabe apreciar um brigadeiro significa, para mim, que também não sabe apreciar a vida.

E a declaração de Jamie causou revolta no meio dos chefs brasileiros, todos ficaram ofendidos. Mas eu fiquei feliz de ver que tanta gente ama o brigadeiro e entende sua importância na vida de milhões de pessoas. Foi isso que faltou alguém dizer ao Jamie, que brigadeiro é um pedaço de amor e isso não se julga nem se condena, se sente e nesse caso se desfruta. Brigadeiro aquece a alma e acalma o coração, é um santo remédio para todos os males, inclusive a ignorância e prepotência alheia.

Iara De Dupont

10 comentários:

Andrea disse...

Só faltou dizer que um brigadeiro é uma promessa de felicidade!

Um beijo!

Andrea Bitencourt disse...

Perfeito Iara!!!!
Mas talvez a famosa frieza dos ingleses nunca será capaz de entender o valor do brigadeiro!!
Beijos!

Anônimo disse...

Ah, ele não gostou do brigadeiro? Melhor, sobra mais! :D

Fala sério, como se a opinião de um mal educado arrogante que aparentemente precisa de polêmica pra promover a abertura do seu restaurante no Brasil porque cozinha mal importasse alguma coisa pra quem já comeu um delicioso brigadeiro :9

Anônimo disse...

Ele foi sim infeliz no comentario,porem para o paladar de muitos gringos brigadeiro é horrivel. No primeiro festival de cultura que minha filha participou,fizemos muitos brigadeiros,estavam maravilhosos,as pessoas experimentavam e achavam a coisa mais doce do mundo,alguns faziam cara feia,dei um recheado com morando para minha professor e ela so conseguiu dar 2 mordidas,nunca havia comido algo tão doce,nem o acucar aqui é tão doce rsrss,não quero defender o colonizador,mas acho que ele pode não ter tido a intenção de offender ou ser grosseiro.

Anna

Paula Santos disse...

Quanto tempo não venho aqui, Iara!

E voltei justo nesse post sobre o brigadeiro e o Jamie Oliver. Pensei o mesmo que você, exatamente a mesma coisas sobre os colonizadores.

Eu não vi o programa na TV, no site do GNT tinha, mas estou sem caixa de som no computador, então não da pra escutar, aí não tem como assistir. Fiquei achando que poderia ter uma explicação para o que ele disse, e q a chamada para o assunto no site pudesse ser só sensacionalismo, mas pelo visto foi "só" mesmo a "boa" e velha falta de educação europeia e a patetice latina de achar graça no q eles fazem.

Dando uma zapeada rápida, li sobre seu pai. Sinto muito mesmo! Eu nunca sei o que dizer nesses momentos, além de desejar força pra seguir!

Um beijo!

Iara De Dupont disse...

Muito obrigado Paula!

E Anna, concordo, o brigadeiro realmente é doce para alguns paladares, mas o que me irritou foi a maneira como ele disse ''porcaria'', rrsrsrs. Sei que ele não gosta de açúcar e sempre fala disso, mas não dá para passar em cima da cultura do país que está visitando, tinha o direito de ter achado ruim, mas não precisava falar daquele jeito né? Beijo

Anônimo disse...

Esse tal Oliver é um babaca! Comer brigadeiro é quase como ter um orgasmo, kkkkkk... o que seria de mim na TPM sem essa maravilha??
E como vc disse, um inglês não deveria dar pitacos sobre a nossa culinária, por motivos de: a comida deles é horrível!!

Patrícia disse...

Não conheço este cara e já não gostei hunpft =D
Nossa se tem uma coisa que me faz suportar festinha de criança é entrar no brigadeiro háhaha. E como se não bastasse, também amooo chocolate branco, talvez até mais que brigadeiro, quer mais doce que isso? rs
Ele tem todo direito de achar brigadeiro uma porcaria, mas todos tem a obrigação de respeitar os costumes, a tradição, a cultura, a culinária, de qualquer país que seja. Ele como chef, deveria saber disso melhor que ninguém. Mas foi aquele momento né; caiu a máscara...

Jacqueline disse...

Já o Buddy Valastro, do Cake Boss que está no Brasil, adorou o brigadeiro, além de tudo ele é muito simpático!

Poeta da Colina disse...

Ele podia ter dado sua opinião de forma mais simpática, falando apenas, não gostei. Aí acho que daria para respeitar o gosto dele, afinal é um chef que rodou o mundo.

Nós idolatramos o Leite Condensado, e temos uma ligação deveras emotiva com o brigadeiro, essa explicação realmente faltou.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...