ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

30 junho 2014

Chile: perdão!



Trabalhei em um grupo de teatro no México que tinha vários atores de outros países.
Havia uma garota americana, do Alasca. Não sei porque mas nunca ficamos amigas, nem conversar direito a gente conversava, só nos cumprimentávamos.

E tinha uma garota chilena. Ela era muito bonita, com um passado de modelo e eu logo peguei bronca disso, sempre tive um pé atrás com modelos que viram atrizes, mas ela era talentosa e estudava muito.

Mesmo assim a amizade não fluía, até que um dia tivemos que fazer um trabalho juntas. Estávamos ali conversando quando ela me perguntou a minha idade e ficou surpresa de ver que era a mesma dela. Me contou que seus pais tiraram ela do Chile logo ao nascer, correndo da ditadura. Passei pela mesma coisa aqui no Brasil, meus pais me colocaram em uma cestinha e me mandaram para fora do país, que vivia um dos piores períodos da ditadura. A conversa mudou depois disso, mas o destino estava selado e viramos irmãs. As duas éramos estrangeiras no grupo e no sofrimento nossos países eram irmãos, conhecíamos a ditadura e tudo o que isso envolvia.

Por ela aprendi a amar o Chile. As montanhas ali são brancas, a poesia é de Neruda e os chilenos levam no sangue o mesmo sofrimento que os brasileiros, conhecem o terror que só os militares causam.

Tenho a impressão que os chilenos são mais melancólicos que os brasileiros, vivem mais intensamente sua dor, mas são um povo que também é atormentado pelos seus desaparecidos e sofrem com injustiças da mesma maneira que nós sofremos.

E assistindo o jogo do Brasil fiquei horrorizada ao ver a torcida brasileira vaiar o hino chileno. Não lembro ter visto uma coisa assim antes. Já li que multidões são idiotas e fazem coisas bestas, mas essa superou qualquer teoria.

Que parte da história eu perdi? O que os chilenos fizeram para merecer essa falta de respeito? Poucos países são tão parecidos ao Brasil como o Chile é, onde então entra esse comportamento de vaiar apenas porque foi o time escolhido para jogar com o Brasil?
Naquele momento eu quis que o Brasil perdesse o jogo, para que pelo menos a torcida aprendesse alguma lição, deixasse de ser tão mal educada e estúpida com um país que nunca nos prejudicou.

Mandei um e-mail para minha amiga chilena me desculpando, dizendo que isso não tem explicação e que me sinto tão envergonhada que não rasguei meu passaporte brasileiro porque não achei ele.

E me desculpo com todos os chilenos que eu conheço, não sei o que aconteceu ali, mas peço perdão pelo ocorrido. Vocês são um povo incrível, irmão na dor, amigos na eternidade e amores na vida. Não esqueço as montanhas brancas do seu país nem os beijos gelados pelo frio do lugar. Neruda só podia ter nascido em um lugar maravilhoso como é ali. Mas irmãos de vez em quando são idiotas uns com os outros e dizem coisas sem pensar, talvez foi isso que aconteceu. Eu sei que eram muitos vaiando, mas também são muitos como eu, que amam vocês incondicionalmente, que sentem os laços que existem entre os países e que se sentem envergonhados pelo o que aconteceu. Chile, por favor, nos perdoe, gostaria de dizer que somos melhores do que isso, mas hoje tenho minhas dúvidas. A única certeza que tenho é que vocês não mereciam isso. Ah, tenho outra certeza também, meu amor pelo Chile é infinito e constante, talvez a lembrança mais doce que tenho. Devo muito a vocês chilenos, devo todo o amor que recebi naquelas montanhas cobertas de neves e brancas como nuvens. E talvez vocês foram vaiados naquele jogo porque ninguém dali conheceu o amor que vocês carregam, porque quem conhece nunca vai esquecer e sempre vai defender a bandeira chilena com o mesmo amor que defende a sua. Eu nasci no Brasil, mas Chile, sempre fui de vocês.


Iara De Dupont

4 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei envergonhada. Isso prova a ignorancia e falta de decencia de uma parte da sociedade que tem acesso a cultura,lamentavel.
Anna

Nico disse...

Nem fiquei sabendo disso. Detesto tanto os jogos do Brasil que sempre deixo no mudo. Isso é revoltante. Depois querem que os outros não tenham preconceito com a gente...
Meus melhores amigos são chilenos. Pessoas educadas, inteligentes e ao contrário de muitos brasileiros, são muitíssimo tolerantes.

C.Belo disse...

Eu não conheço mas adoro o Chile, os vinhos de lá são maravilhosos! Rs!

Esse fato foi vergonhoso mesmo, mas é como vc mesma escreveu há uns posts atrás, os brasileiros são nenéns, e nenéns não gostam de seus rivais.

Patrícia disse...

Também achei deplorável, e as pessoas que estavam junto comigo também, nada justifica, só isso para mim desmerece tudo que querem fazer para mostrar que estrangeiro é bem tratado aqui. Fiquei indignada! Pena que abafam isso, é como se nem tivesse acontecido. Lamentável...

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...