ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

16 maio 2014

O lado do esmalte e o lado sem-esmalte


Impossível prever, mas talvez um dia eu me acostume com o machismo ou ele pode sumir, não sei qual alternativa vai acontecer primeiro. 

Mas até agora eu ainda me sinto abismada por ver como ele impera no pensamento.

Eu estava conversando com um conhecido sobre blogs, não é meu amigo, mas ele sabe muito e uma pessoa me indicou o nome dele para tirar umas dúvidas, ele foi gentil e aceitou conversar. O assunto era esse, blogs.


Ele me perguntou sobre o que era meu blog, pergunta constante e eu disse ''É de lua, escrevo o que dá na telha''.


Então ele começou a falar sobre o blog da namorada, perguntei sobre o que era e ele disse:


-Nada importante, ela é louca por esmaltes, fala disso, fica pintando a unha de azul e postando ali.

Me falou que o blog tinha um número bem expressivo de visitas, eu conheço o blog e sei que é um dos mais visitados mesmo, e ele me respondeu:
-Bobagem de mulher sempre dá audiência sabe? Maquiagem, perfume, todas essas besteiras que vocês amam.


Nesse ponto da conversa chegou meu amigo que tinha me apresentado o rapaz e contei para ele que estávamos falando do blog da namorada.


E meu amigo disse:


-Tá reclamando do blog dela de esmaltes? Pô, não fala isso, podia ser pior, ela podia ser a Lola e a essa hora você já teria sido castrado.

O blog que ele se referia é o da Lola, um dos melhores blogs de feminismo do país.


Eu podia ter ficado quieta, mas não resisti e disse que a Lola era feminista, pertence aquele movimento político que acredita que a mulher é um ser humano e deve lutar pela igualdade e isso não inclui castrar ninguém.


Meu amigo é como esse conhecido, são dois rapazes viajados, estudados e tem um bom nível cultural, mas de repente um deles disse:


-Blog de mulher não tem erro, é coisa fru-fru ou é jogar pedra em homem. Em muitos países existem milhões de blogs legais de mulheres, mas aqui no Brasil vocês se dividem em duas turmas, a do esmalte e a do sem esmalte e as duas são porre.

Nossa, prometi mandar um lista de blogs de mulheres sobre política, atualidades e até o sagrado futebol. 


Podia ter dito muitas coisas, mas apenas quis desaparecer. Em alguns momento é cansativo pra mim digerir tanta ignorância. E não é a primeira vez que escuto isso, quando as pessoas sabem que tenho um blog se surpreendem quando digo que não é sobre maquiagem nem esmalte.


Conheço ótimos blogs de beleza e eu frequento eles, mas eles não são a única coisa que representa uma mulher. Pelo menos aqui no Brasil as pessoas não se acostumaram ainda com mulheres escrevendo fora da linha, se não for assunto de beleza parece que a mulher é uma louca, histérica.


Como eu mudo de assunto já conheço as reações, se falo de televisão sempre me dizem que sou muito inteligente, mas se discuto relacionamento me perguntam '' precisa falar disso?''.


Meu amigo ainda disse ao conhecido:


-Sabia que a Iara conhece pra caramba de perfumes? Já falei para ela se concentrar em um blog desse tema, têm chances de circular mais, mas ela é porretinha, adora uma briga, fica lá no blog dela chutando as canelas da ''geral'', adora uma confusão!

Respondi que era verdade, sei de perfumes sim porque gosto demais, mas não chuto as canelas de ninguém, não é minha culpa se o sistema é machista, se o mundo é misógino e de vez em quando alguém tem que falar sobre isso.


E eu estava ali, com duas pessoas que conhecem mais de blogs do que eu, que sabem bem como as coisas funcionam e na cabeça deles só existem dois lados para a mulher que escreve, ou fala de esmalte ou chuta as canelas do patriarcado.


São aqueles segundos que você está em um lugar  e é invadida por uma solidão inexplicável, fica se perguntando se está chovendo lá fora e pensando que o mundo deve ter explodido e ninguém te avisou, você ali com dois homens educados e cultos falando como homens das cavernas.


E antes de pensar em qualquer coisa o conhecido me disse:


-Já li teu blog. É estranho sabe? Tipo jogo, você diz que adora homem, mas se diverte lascando todos eles, sei lá, nunca entendi nada ali...

Não resisti e disse que assim como ele não entende meu blog eu não entendo machismo ''tipo jogo, que dizem adorar mulheres, mas matam elas na porrada...''


E ele disse:


-Você já decidiu? Não acha melhor um blog de perfumes? Posso te ajudar muito na divulgação e fazer ele girar mil vezes mais do que o teu agora.

Já decidi.


-Vai então ficar chutando canelas?


Vou. E meu blog te incomodou?


-É, não gostei.


Então vou continuar, acho que estou no caminho certo, se um patriarcado tão jovem se sente incomodado deve ser um sinal do céus, é por aqui mesmo.


Iara De Dupont

5 comentários:

Alessandra Tofoli disse...

Tá incomodando??? Puxa então tá bem legal !!!!!

Suzana Neves disse...

Homem inteligente, ainda vejo se acredito o mundo é deles, para que que eles vão se esforçar para serem legais e leais de verdade.
Muito inteligente a forma que ele desmerece o trabalho da namorada.

Anônimo disse...

Queria saber se tem alguma lei que obrigue blogs femininos a serem necessariamente sobre beleza e futilidades ou "jogando pedra" nos homens (engraçado, por que criticar o que os homens fazem de errado é jogar pedra mas criticar mulher por coisas que só importam pra um mané é ok?) por acaso? Se não tem lei, cada um escreve sobre o que quiser e ponto. Acabou-se. É tão difícil assim de entender?

Anônimo disse...

E os blogs de homens? Tem dois tipos, dos que odeiam mulher, e dos que odeiam mulher. Orgulho de ser hétero, macho alpha, metendo a real, todos blogs ótimos, vc tem muita moral seu panaca!

Paulinha disse...

Nossa, acho que sei qual é o Blog de esmaltes, quem é o namorado e quem é a blogueira a qual ele se refere. Como isso é triste, Iara. Primeiro pelo machismo, depois pelo belo exemplo de namorado que esse cara deu. Uma mulher pode sim ter diversos interesses, escrever sobre o que quiser e ser respeitada por isso. E em qualquer caso, se os homens fossem minimamente inteligentes e maduros,como gostam de alardear, apoiariam as amigas/companheiras... Assim como esperam que a mulher o apoie. Preguiça mental desse tipinho de gente.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...