ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

11 maio 2014

É chato quando uma amizade não dá certo....


Tenho um amigo que gosto muito e sempre me divirto horrores com ele, até porque é a única pessoa que conheço que gosta da série ''Os Bórgias'' e passamos horas falando sobre ela.


A gente conversa muito e discute mais ainda. Mas no começo da amizade ele fez uns comentários que resisti em discutir e depois ficaram ali, de um jeito ou de outro me incomodam. E também teve outros que geraram discussões e mais discussões.


Um deles é relacionado a questão ''estética'' , isso rendeu muito, ele diz que homens não gostam de mulheres gordas porque gordura não é uma coisa ''estética''. Eu pelo meu lado insisto que tudo nesta vida é o que nos dão, aprendemos desde pequenos, a famosa construção social e se estão nos dizendo há anos que mulheres gordas não são uma coisa bonita todos acabam acreditando.


Isso é uma loucura mundial, esses comerciais de mulheres magras estão por  todos os lados, até em países onde as mulheres são mais cheinhas existem outdoors invadindo tudo e dizendo que ser bonita e esteticamente aceitável quer dizer ''magra''.


Cultura é uma coisa que se aprende, se um dia tivessem nos dito que comer peixe vivo era bom todos estariam fazendo isso.


Mas meu amigo insiste nisso, gordura não é uma questão estética. Eu já disse um monte para ele por esse assunto, até que semana passada cheguei a uma conclusão por esse assunto e outros que vinham me incomodando.


Não sei porque, talvez a vida é assim, mas a gente pode gostar de uma pessoa, se divertir com ela em alguns aspectos, mas de um jeito ou de outro aquela pessoa não tira o melhor de nós. 


Esse é o ponto com meu amigo, eu não gosto da pessoa que sou quando estou com ele, não sai de mim a melhor parte, pelo contrário, entro em discussões sem sentido e me sinto irritada.


E pra quê ficar com alguém, mesmo que seja umas horas se essa pessoa não tira o melhor de nós? Não gosto de quem sou quando estou ali, fico exaltada e me irrita o machismo do meu amigo,  sai à tona a minha pior parte e acabo falando coisas que não deveria.


Não é só essa discussão sobre a ''estética'', são muitas coisas. Ah, mas eu me divirto em outras, é verdade, dou muita risada, mas não sou boa pessoa no resto e isso vem me incomodando.


A gente releva porque a educação ensina isso, ninguém é perfeito e temos que relevar algumas coisas, mas o outro não é nosso problema, somos nós que temos que pensar em quem nos transformamos quando estamos na companhia da outra pessoa. E tem gente que tem esse poder, tira o melhor de nós e outros tiram o pior de nós.


Já escutei muito sobre isso, que os santos não batem, os anjos não se gostam, mas existem pessoas que nos ''irritam de graça'', só de ver a cara deles já fechamos a nossa. E tem gente como meu amigo, alguém legal que gostamos mas de um jeito estranho acaba tirando para fora um comportamento nosso que não é bom.


Prefiro me ver em situações que não gosto da pessoa, porque então me afasto e pronto, mas sofro em situações que gosto da pessoa mas sinto que a energia ali não vira uma coisa boa, parece que azeda.


A vida deve ser assim, não sei, a gente se afasta de uns e se aproxima de outros, todo mundo faz isso, é mais do que simpatia, é uma questão de energia e talvez esse seja o problema do meu amigo agora, não estou na pilha de discutir o que é ''estética'', cansei desse assunto, pra mim o mundo não gosta de gordas, nem de mulheres, nem de negros, nem de gays, nem de pessoas especiais. Todos são educados visualmente para rejeitar essas pessoas, por isso nos comerciais só existem mulheres loiras e magras. Mesmo a China sendo a economia mais poderosa do mundo nem assim vemos modelos orientais, porque eles já absorveram o conceito das ocidentais magras e loiras.


Não estou de acordo em dizer ''gordura não é estética'', prefiro dizer que as pessoas ''aprenderam a achar feio'', mas sei que isso não muda nada, eu também aprendi isso e sofro demais ainda nesse aspecto, eu me acho linda toda cheinha, mas sei que o mundo não faz essa leitura e isso me estressa.


E por querer tirar stress da minha vida  resolvi me afastar do meu amigo, cansei de ser quem era perto dele, eu posso ser melhor do que isso. E não acho ele menos do que eu, pelo contrário, é ótima pessoa, mas nossa amizade não deu uma liga positiva e nem sempre vale a pena investir no que não dá isso. Temos que trabalhar duro para melhorar quem somos e às vezes isso exige um corte nas amizades, paciência, acho que é assim.


Iara De Dupont

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho que admitir que se fosse eu nesse caso, me viraria pro indivíduo e perguntaria então como ele explica a Mauritânia, onde as mulheres gordas são as mais lindas e cobiçadas. Ou como ele explica os índios do Xingu que acharam a Giselle Bündchen (sei lá como se escreve o nome dessa criatura e nem me interessa saber)feia justamente por ser magra e seca. E se ele disser que "Ah, na cultura deles é diferente" eu rebatia "E por que a cultura não serve pra explicar essa idiotice de que aqui só mulheres magras são consideradas lindas?" Mas fazer o quê, é muita lavagem cerebral...

C.Belo disse...

^ O anônimo disse tudo!

E olha...já passei por essa situação exata que vc destacou, mas no meu caso a amizade terminou MUITO mal justamente pq eu ignorei o momento certo de cair fora, arrastei por mais tempo que deveria o contato com a pessoa e deu uma merda federal!

Atualmente eu passo novamente por algo parecido, com exceção de que a pessoa não tira o pior de mim, apenas me sinto pisando em ovos com essa pessoa o tempo inteiro! Mas é triste simplesmente largar de mão. Não tem aquele ditado que diz que "os bons amigos sabem de todas as suas histórias, e os melhores amigos viveram elas com vc"? Mais ou enos isso, e nesse caso fica extremamente difícil largar...

Cheguei à conclusão de que as relações humanas são mais complexas do que a minha mente me permite conjecturar.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...