ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

21 abril 2014

Não respondo e-mails anônimos, mas quando a pessoa faz por merecer...


Quando trabalhava em uma emissora de notícias o programa que eu estava tinha um quadro, onde grandes personalidades respondiam uma pergunta ''Que conselho você recebeu que te levou ao sucesso?''

Televisão funciona na base da emoção e os entrevistados sabiam disso, então sempre carregavam com respostas sentimentais e cheias de fofice.

Um dia foi uma jornalista extremamente bem sucedida, em um meio de tubarões, bonita, cheia de classe e deu uma resposta cheia de meiguice. Eu estava no estúdio e olhei para uma produtora que estava do meu lado e fiz o que não se deve fazer jamais, foi de péssima educação da minha parte, olhei com tédio para a jornalista.

Para meu azar quando tudo acabou ela esqueceu uma bolsa no estúdio e já estava na parte dos camarins quando me mandaram levar a bolsa a ela. Eu subi correndo e entreguei a bolsa, mas ela fez questão de me perguntar porque eu tinha feito ''aquela expressão'' no meio da entrevista dela. Falei a verdade, achei a resposta dela politicamente correta e fofa, mas não acho que tivesse dito a verdade. Então ela me perguntou se eu era católica e disse:
- Não posso me meter em questões religiosas, mas eu recebi o melhor conselho do meu pai que foi jamais aceitar nada negativo de ninguém em relação ao que eu quero. Meu pai me disse ''Faça um trato com Deus, se Jesus descer a Terra e te dizer ''não faça tal coisa'', então recue, caso contrário avance.

Se em um país católico como o México ela tivesse dito isso no ar, estaria demitida na mesma hora. Mas vi ela dizendo isso em uma entrevista a revista Marie Claire, mudou as palavras, dizia que não tinha contrato com ninguém, apenas com Jesus, mas ele teria que descer a Terra para fazer ela mudar de ideia em relação a alguma coisa.

Levei tempo para entender, mas a mensagem é clara, ninguém pode ser bem sucedido no mundo escutando os outros e o lixo que dizem, pessoas jogam suas frustrações em cima dos outros e muitos recuam. Eu cresci em um ambiente que nada podia ser feito, porque as ''coisas eram assim'', porque tudo estava ''estabelecido'', fui obrigada a recuar milhões de vezes e perdi um tempo inestimável com isso.

Com o tempo percebi que onde eu recuava, outros avançavam sem dó e conseguiam as coisas. Comecei a perceber que eu não tinha nenhum contrato na mão e estava me guiando por ''supostas regras''.

E hoje chegou um e-mail anônimo aqui, está no post do ''Amor caranguejo'' e dizia o seguinte:
''O seu namorado não se incomodaria com as suas ambições se elas fossem viáveis. Se o seu trabalho rendesse frutos compatíveis com as suas ambições, ele seria capaz de enxergar a sua a futura conquista e tomaria parte no seu processo de realização pessoal. O problema surge quando uma pessoa exige que o outro compartilhe um ideal abstrato de vida, cuja realização ultrapassa visivelmente a capacidade individual dela. Neste caso, o outro se sente compelido a suprir essa incapacidade individual. Nessa situação, o seu namorado tem todo o direito de se sentir instrumentalizado. Você o reduz a meio de realização das suas expectativas pessoais quando condiciona a relação a uma identidade comum de expectativas. Enquanto você achar o outro pequeno demais para os seus sonhos, os seus sonhos serão grandes demais para você mesma. Comece a reconhecer suas limitações, aos invés de reafirmar as suas possibilidades de maneira genérica e incondicional. Isso não é um ato de resignação. Pelo contrário: reconhecendo suas limitações, você se potencializa.''


Na hora que li lembrei da jornalista. Eu poderia levar alguma coisa em conta, caso viesse de Jesus, mas como não está assinado por ele, fica complicado. A pessoa fala das minhas ambições como se conhecesse e ainda diz sem conhecer minha vida '' se o seu trabalho rendesse frutos compatíveis com sua ambição...." Mas essa pessoa sabe alguma coisa? 

Ah, que pena! Mas infelizmente sou obrigada a responder, não é de Jesus o e-mail, então os conselhos são automaticamente descartados e digo mais, gostaria de subir na montanha mais alta do mundo e gritar bem alto para que ninguém escute o outro dizer que suas ''ambições não são viáveis''. Isso não se diz a nenhum ser humano e muito menos sem conhecer suas ambições. E o mundo gira porque existiram pessoas com ambições não viáveis que foram além disso e deram ao mundo eletricidade, carros, tecnologia, vacinas, milhões de coisas que um dia todos disseram que não eram viáveis. É por isso que o mundo andou e vai continuar andando, porque as pessoas inteligentes desviam as pedras dos ignorantes e continuam apostando em suas ''ambições não viáveis''.

E digo mais, o anônimo tem razão, minhas ambições não são viáveis em mentes pequenas e limitadas, tenho certeza que mentes medíocres pensam assim e isso não me incomoda, pelo contrário, só me dei o trabalho de responder porque sei que tenho algumas leitoras muito jovens e queria dizer isso a elas, não deixem ninguém julgar vocês, nem condenar sua vida, nem dizer que suas ''ambições não são viáveis'' ou '' seu trabalho não rende frutos''. Não deixem essas pessoas dizerem nada a vocês, corram atrás dos seus sonhos e de suas ambições, principalmente aquelas onde os outros não conseguem enxergar a grandiosidade. O mundo mudou porque pessoas acreditaram no que ninguém acreditou e lutaram por isso. Façam o que querem fazer e acreditem, só Deus pode dizer ''não'' a vocês, o resto é a humanidade lidando com seu própio fracasso.

Só mudem de caminho se Jesus colocar a mão no ombro e disser '' Filha, essa tua ambição não é viável, mude de rota'', então pensem duas vezes, conversem com ele, mas fora Deus não existe ninguém no mundo que tenha o direito de colocar o dedo no teu rosto e dizer ''Tua ambição não é viável''. Mas eu trabalho há muitos anos com tradução e sei o significado dessa frase, quando alguém diz isso o que realmente está escrito ali é '' Eu não tenho coragem de ir atrás das minhas ambições''. É só isso que a pessoa está querendo dizer. 
E não se preocupe anônimo, meus sonhos não são grandes demais para mim, pena tenho de quem não sonha ou pensa que sonho tem tamanho, ou acha que ambições são viáveis ou não.

E Dom Quixote diz para seu companheiro Sancho Pança:
'' Os cachorros latem...sinal que calvagamos''.

Iara De Dupont



3 comentários:

Paula Meirelles disse...

Iara, eu fui a pessoa do primeiro comentário e confesso que ao ler o comentário dele até Eu fiquei mal. Vc arrasou na resposta, viu?! Sou sonhadora e LUTADORA como vc, me identifico muito com o que vc escreve. Os sonhos são os motores da vida, que dão sentidoa ela.
Bofe que me desinstimula eu mando pra bem longe...meus sonhos são o meu tesouro, e por mais que aos olhos dos outro " não resultem em nada"....pra mim sempre me transformaram....Foda- se a opinião dos outros...é o que vc disse....opinião alheia vem muito contaminada com frustrações. É preciso se proteger! Amo o seu blog e vc brilha Iara ! Vou começar a assinar sempre com meu nome, tá ? Paula Meirelles

Poeta da Colina disse...

Sonhos são coisas maiores que nós para nos fazer crescer. Essa é toda questão. Tem cada Anônimo por aí.

Suzana Neves disse...

Nossa precisei de um dicionario para entender tudo que pessoa mais curta.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...