ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

19 abril 2014

Esperando ''o dia'' chegar para emagrecer


Sei que pessoas magras não podem ter o alcance de todo o sofrimento que um gordo passa. Tenho plena consciência disso e tanto sei que não detono amigos magros que tentam me ajudar ou dar conselhos, eles sabem que eu evito o assunto e não falo sobre peso, nem dietas, nem para os mais íntimos, é meu calcanhar de Aquiles e faço o que posso para evitar cair nessa conversa.

Mas entendo, até porque eu também me meto na vida dos meus amigos e dou conselhos, então é normal escutar o que dizem e ontem um amigo me disse uma coisa que já escutei mil vezes:


- Olha Iara, não se pressiona para perder peso sabe? Você não emagreceu porque ainda não teve ''o dia'' sabe? Aquele momento que você tem um estalo na alma e diz ''não quero mais ser gorda'' ou ''nunca mais vou passar por essa humilhação''.

Essa lenda é conhecida por milhões de histórias que enchem as páginas virtuais, todos os gordos que perdem peso contam sobre esse ''dia'' que alguma coisa aconteceu e eles decidem ir pra casa e emagrecer. Já li sobre gente que teve esse ''dia'' porque ficou preso na catraca do o nibus, ou em um escorregador de parque aquático, ou no carro. A pessoa se sente tão humilhada que decide emagrecer naquele momento.


Eu digo que parte disso é lenda, acredito que a pessoa se sente humilhada e resolve emagrecer, mas o processo é tão longo que não se sustenta apenas de uma humilhação, são anos de dor para conseguir fazer uma dieta durante meses. Ninguém sai fazendo dieta na primeira humilhação, o coração humano consegue passar por isso durante anos.


Por um simples motivo, o cérebro humano se acostuma. Eu escutei tanto que era ''gorda'' desde que nasci que me acostumei aquilo, não preciso de ''o dia'' para acordar e decidir fazer dieta.


Entendo o ponto, mas me irrita que pensem que gordo é um ser encostado esperando ''o dia'' chegar para ele acordar pra vida, isso não existe, tô pra conhecer um gordo que tenha emagrecido por passar por uma humilhação.


Se amanhã alguma coisa acontecer e eu decidir emagrecer não vai ser na hora nem por uma coisa, seria o resultado de centenas de humilhações que passei durante trinta anos e todas as besteiras que eu escutei. Porque as pessoas não tem ideia de como detonar um gordo pode criar feridas enormes na alma, a gente vai rasgando por dentro e qualquer coisa sangra.


Meu amigo quis me ajudar, mas não ajudou, nem espero esse '' dia'' chegar, acho um pouco coisa de filme, nenhuma decisão radical humana tem uma explicação pública, as pessoas decidem sua vida e não dizem porque, é uma questão de foro íntimo, eu falo porque escrevo, mas entendo quem não quer abrir sua intimidade.


E nossa, que preguiça achar que estou esperando ''o dia'' para emagrecer, na verdade acho mais provável esperar que um ''dia'' inventem um remédio que neutralize as calorias e assim poder comer à vontade. Ou também espero ''o dia '' que meu organismo acorde e comece a usar a genética da minha mãe, que até hoje come para engordar.


Na verdade nunca pensei dizer isso aqui no blog porque não queria magoar alguns amigos, mas vou dizer, o meu peso é preocupação de vocês e de uma parte da humanidade, eu mesma já estou me lixando, cansei dessa drama, dessa novela que me consumiu anos preciosos, me deu uma noção distorcida de quem sou e amenizou meu poder como ser humano. Não espero ''o dia'' em absolutamente nada relacionado ao meu peso, lamento dizer isso, a quem espera que um dia eu acorde e tenha ''o dia'' e volte para casa decidida a malhar e comer alface pode esperar sentado. Fui vencida pela dor, pelo cansaço e pela sub-vida que me dei, tenho tanta vergonha das coisas que fiz para perder peso que um dia penso escrever um livro sobre isso, para ver se supero todas essas bobagens feitas e ditas.


Mas não serei hipócrita, espero sim ''o dia'' chegar em muitas coisas, mas nada a ver com meu peso. No momento meu peso é problema dos outros, eles que estão se coçando por isso e podem continuar á vontade. Tenho mais o que fazer da minha vida e meu peso me consumia muito tempo, por isso tive que deixar ele no meio do caminho, porque cheguei a um ponto que ou eu abandonava essa questão, ou parava no meio da estrada. Decidi continuar, mas dessa vez livre e sem esperar ''o dia'' para emagrecer, esse dia nem existe na na minha mente, muito menos na minha vida. A estrada é longa e carregar pensamentos estúpidos e um corpo torturado não leva ninguém a lugar nenhum. E quem fica parado nesta vida é poste.


Iara De Dupont

2 comentários:

C.Belo disse...

Realmente muitas pessoas às vezes falam por bem, não por mal. Mas são inconvenientes mesmo assim!

Muitas pessoas gordas não precisam emagrecer, apenas querem. Se for assim, beleza, vá em frente para conseguir. Mas se não quiser, se conseguem ser felizes e bem resolvidas desse jeito, tudo bem. E isso fica bem claro na postura da pessoa, em tudo, perante a vida, perante o espelho...então, nem dá pra dar aquela velha desculpa da "preocupação" com a saúde alheia ou da "impossibilidade" de ser feliz sendo gordo (ah, mas eu só quero que vc emagreça e seja feliz).

Poxa, eu mesmo com meus 90 e poucos quilos me vestia como uma lady, cuidava da pele, cuidava dos cabelos, estava sempre de unha feita, me perfumava, maquiava...nada disso por pressão de mascarar gordura, não, mas pq sempre gostei de estar bem, para mim, UM DOS indicativos de que eu estou deprimida é o desleixo com meu corpo. Poxa, não dava para perceber que eu tava feliz???? Pra quê ir lá e enfiar o dedo no ponto fraco até sangrar, criar um problema que na verdade nem existia? Vc deve saber o quanto é frustrante vc estar se sentindo linda e poderosa e, de repente, vir um dedo apontando pra vc dizendo "aquela gorda", umas risadas, olhares de desdém...um balde de agua fria na sua autoestima!

Já passei por humilhações (nem vou descrever pra não trazer à tona maus sentimentos) que, se as coisas funcionassem como seu amigo diz, deveriam ter me feito emagrecer faz tempos e ser MAGRELA, não apenas com este pequeno sobrepeso que ainda conservo. Este meu "dia", então, foram vários, mas como motivação precisei de bem mais que isso! é como vc falou, a gente se acostuma com elas e parece que vai criando uma "casca grossa" e, quando percebe, se depara com olhares estupefatos depois de darmos patadas violentas nas pessoas à nossa volta, sem nem notar que o fizemos. Eles realmente não sabem pq somos assim, isso é o pior!!! Aí tendem a culpar a gordura, acham que a gordura é nosso ponto fraco pq queremos emagrecer e não conseguimos, quando na realidade a gordura é nosso ponto fraco pq ELES criaram esse ponto fraco na gente.

Não adianta, esses julgamentos FEREM, SIM! Vc pode ser a pessoa mais bem resolvida do mundo, que ainda assim vai ferir. A única coisa que me impedia de ser completamente feliz em relação à minha aparência eram esses julgamentos o tempo inteiro. Lógico que motivação para emagrecer eu tive outras, falo só da questão da autoimagem.

Clara Sol disse...


Olá amigo Marcio.
Esperando ''o dia'' chegar para emagrecer, é com certeza a mais velhas das desculpas quais encontramos para adiar uma dieta, só que um dia tem que começar.
Pelo menos a gordinha da está muito feliz.
Emagreça quando tiver vontade, pois se no momento deseja ficar como estar é unicamente um gosto teu e ninguém tem nada com isso e seja feliz amiga.
Pois para ser feliz não precisa ser magra tem que amar a si primeiro. Excelente este texto, amei. Um excelente final de semana e que Deus te ilumine seus caminhos.
Agradecendo por partilhar e sempre que postar temas tipo estes, me indique, pois adoro prestigiar os amigos.Abraços sempre.
ClaraSol.


Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...