ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

03 março 2014

Shakira, eu te amo ( mas não se dobre assim)

Shakira e Piqué: então o amor é isso? Tô correndo..

Venho de uma família de homens inúteis e preguiçosos, além de tudo com complexo de coronéis, no grito resolviam tudo.

Me acostumei muito pequena a fazer de tudo, em uma casa a única coisa que não resolvo é trocar chuveiro, morro de medo, mas de resto, seja cozinhar ou derrubar paredes resolvo sem frescura.

Esse meu jeito sempre foi considerado coisa de ''machorra''. E não era só por resolver coisas técnicas, eu também sou assim em relacionamentos, falo o que penso, coloco o que gosto ou não. Isso me causou desde o primeiro dia a sensação de que meus relacionamentos não eram isso, eram choque de trens.


Fui orientada por todos a mudar, porque eu ''passava em cima do Romeu'' e não '' respeitava ele''. Minhas tias diziam que eu era solteira porque era mandona e não entendia que homens '' precisam de mulheres que precisem deles''.


Nesse aspecto defendo o homem brasileiro, ele é folgado demais e não quer que nenhuma mulher ''precise '' dele, mas mesmo assim é machista e não gosta de mulheres que dizem o que querem.


Recentemente passei por isso com um Romeu liberal. Se dizia a favor da igualdade e tal. Um dia fomos visitar seu pai em um sítio, onde ele mexia a terra para fazer uma piscina. Eu não tinha nada para fazer e me ofereci para ajudar, ele adorou e ficamos ali, enquanto Romeu fazia outras coisas, mas de cara fechada. Na volta eu escutei o seguinte:


-Porra, precisava se comportar como peão? E ainda te pedi para não fazer e você foi lá e fez, precisa de um namorado pra que? Não é uma sabichona e conhece todos os segredos do mundo e ainda por cima sabe  cavar buracos de piscina?


Fiquei gelada. Chegando na casa dele, coisa que achei estranho, não me trouxe na minha, me disse :

- Se quiser voltar pra casa se vire, não precisa de mim. E nem de um namorado, eu não quero mais saber de você, quero uma namorada, não uma mulher fingindo que é um homem e se metendo a fazer coisa de macho.

Eu argumentei, o que eu podia fazer? Não tinha nada pra fazer no sítio do pai dele, eu não carrego esmalte nem ia pra cozinha, então sobrava cavar buraco na terra, coisa que adorei, porque amo a terra.


Fiquei chateada e sem entender, eu só quis ajudar, mas ele achou que eu brincava de ''ser homem''. 

Lembro de todos meus namorados e a maioria disse a mesma coisa '' você não precisa de mim''. Nunca chorei em colo de homem, nunca liguei durante TPM, nunca pedi asilo político, nem fiz dengo. Me acostumei a ser forte porque a vida não me mimou, então não sei me jogar nos braços de um namorado e dizer que '' estou carente e quero colo''. Também nunca liguei perguntando coisas técnicas nem pedi ajuda pra pintar minha casa, sempre me virei.

Entendo a confusão que isso gera nas mulheres, parece que não importa que tal alto cheguem, se quiserem ser amadas tem que fingir que são limítrofes e incapazes de viver sem um homem para orientar seus passos.


E hoje li uma coisa que me virou o estômago. Eu adoro a Shakira, sou fã mesmo, tenho todos os cds e já aplaudi muito ela em dois shows. Acho maravilhosa, musa e talentosa.
Mas em uma entrevista recente, falando do seu próximo trabalho, disse que nenhum vídeo vai ter homens, porque seu namorado Piqué não quer, ele é ciumento e conservador.
Em 2006 ela já tinha dito que ''não me sinto feminista, não quero carregar essa bandeira''.
Isso depois de um relacionamento com um ator, Osvaldo Rios que dizem batia nela.

Shakira saiu da Colômbia e virou um fenômeno mundial, alguém que cruzou todas as barreiras, tem um trabalho social fantástico e no ponto mais alto de sua vida, resolve que vai ser seu ''macho que vai determinar'' até onde vai chegar artisticamente? 
Shakira fez uma coisa péssima, queria brincar de submissa que brincasse em sua casa, cada um sabe do que gosta, mas entregar sua carreira publicamente , duramente conquistada durante quase vinte anos, nas mãos de alguém que não entende nada de música nem vídeos, apenas para que Piqué não se sinta diminuído perto dela? Ela ainda diz que ele  ''gosta de controlar tudo'', ora, então que trabalha na torre de algum aeroporto, não fique vigiando a namorada. Shakira já passou em cima de muitos preconceitos e sempre conseguiu colocar seu talento na roda, bateu pé porque muitos não gostavam do seu timbre de voz, nem das misturas que fazia, e ela conseguiu se impor e marcar seu estilo e agora se rende as ordens de um ''machinho'' que nem é músico para saber do que está falando? Ah, mas ele só se meteu nos vídeos, não na música, ele apenas pediu para ela nunca mais aparecer com outros homens nos vídeos, mas a pergunta é a mesma, que porra ele entende disso? Ela também marcou seu estilo nos vídeos e agora vai dar uma de Madonna na época de Sean Penn, que evitava polêmicas para não irritar o moço? Não adiantou de nada, apanhou e acabou com a cabeça enfiada no forno, então acordou para a vida e pediu o divórcio.

Mas Shakira parece hipnotizada, nas entrevistas só fala de Piqué, como se ele fosse a estrela, não ela.

Me pergunto se ela não caiu em uma confusão parecida a minha, será que tem que ceder, ser submissa e parecer inferior ao homem para ser amada?

Será que Piqué, o namorado achou ela muito ''machorra'' decidindo sobre turnês, dinheiro, projetos e disse a ela que se comporta como um homem?

Shakira é uma artista enorme e de repente quer ficar pequena, jogando decisões artísticas em cima do seu namorado, que só entende de futebol, se dá palpite nos vídeos deve ser porque ela não quer passar ''em cima da autoridade dele''. 

Mas esse é o preço do amor? Porra, por isso estou solteira. Shakira merecia um homem que reconhecesse sua grandeza, não que tentasse fazer ela parecer menor.

E neste LINK vem um pedaço da entrevista em espanhol, onde ela diz uma coisa mais perigosa ainda: (...) ele é uma pessoa muito conservadora.

Essa frase indica mais do que parece, porque ele é conservador, segundo ela, mas não se casou, ou seja, que homem conservador é esse, que manda na vida profissional da mulher mas não sobe o altar com ela? Shakira, acorda fiá!

O que deu errado para ela e para muitas? Não sei, mas para mim é impossível esse papel de boba limítrofe, comigo a coisa vai no pulo.

Não entendo porque Shakira disse tudo isso, podia pensar, mas que ficasse reservado a sua intimidade, não precisava se expor como uma latina submissa ao seu homem, que agora decide tudo.

E por que a mulher tem que se dobrar a isso? O fato de Piqué namorar uma mulher tão incrível já mostra que não é qualquer um, não precisa dela dizendo que quem manda agora é ele.

Meu amigo gay diz: Iara, homens são homens, faça eles se sentirem importantes e que você precisa deles!

Olha, se até a Shakira se rendeu, talvez eu vá ensaiar esse discurso de ''meu bem, eu preciso de você, me diga o que fazer''.
Mas é tão viável isso sair da minha boca quanto um urso polar cantar pagode.

Imagino que Shakira só quis ser amada, como muitas, mas me parece o preço mais alto do universo, esse de querer sumir detrás de um homem e virar seu eco. Eu ainda não escuto minha própia voz, como vou virar o eco de alguém? E desaparecer por amor? Deixar quem sou para que alguém se sinta '' importante''? Viver em função de que alguém me ame só porque acredita que ''preciso dele''?

Boa sorte as mulheres que fizeram essa opção, se submeter ao seu macho, mas para mim é demais, minha natureza é livre e nunca se adaptou a donos nem cativeiros.

Shakira, te adoro, mas você podia ter ficado sem essa, até porque você é um milhão de vezes maior do que Piqué.  Mas se você não tem noção do teu tamanho, vai acabar acreditando que é pequena, como o machismo dele te diz.

Iara De Dupont

8 comentários:

Suzana Neves disse...

Olha dos manuais de revistas como "pegar" um homem ja cansei de ver escriito que muitos homens se cansam de mulheres carentes?

Fernanda Peregrino disse...

Nossa, Iara, colocou neste texto td que penso! Fico horrorizada ao ver um bando de mulher maravilhosa se submetendo a cada coisa só para ter um namorado/marido/peguete ao seu lado! Alimentam o ego de boçais preguiçosos... É muito triste, viu!

Anônimo disse...

Triste isso, mas complicado as pessoas acham que a sra beyonce é o icone do feminismo, só que não sabem ou lembram que esta senhora foi lançada pelo marido e que tudo que lança é orquestrado por ele desde a banda que ela tinha. A Shakira sim veio do nada com sua ingenuidade latina e tbm veio da cultura que tanto nos oprime: o machismo. Infelizmente mulheres reproduzem isso o tempo todo, eu gostava mais da shakira de estoy aqui daquela originalidade enfim... continuo gostando dela e espero que um dia ela grite pela sua liberdade e produza os clipes que desejar... mas entre ela é uma artista que casa com um produtor e vira um "icone de liberdade feminina" aliás o casal em si não me agrada acho aquilo tudo armado, cantoras como mariah foram casadas com empresarios da musica e n tiveram boas experiencias... Não concordo com shakira abaixando sua cabeça... Mas tbm compro certos casais: jolie e brad pitt, beyonce e jay z
são utópicos demais. Brad pitt traiu aniston alegando que ela n queria ser mãe quer era uma chata ai veio jolie e 15 crianças orfãs satisfazer seu coração... Na boa: viva jennifer aniston, mariah que casou com um homem mais jovem que apoia seus vídeos, suas formas enfim mulheres que fazem suas vontades e ate aquelas que renunciam mas assumem o que eu nao aguento são essas falsas super mulheres.

Fernanda Somenauer disse...

Triste ver uma mulher tão poderosa admitindo que um homem que (quem é ele?) aparece assim do nada mande nela. É muita carência, eu até entendo, já fiz isso antes. Mulher apaixonada é um ser estúpido.
Mas sempre assustei os homens pela minha independência. Como eu mesma falava, "não preciso de homem pra nada, só pra sexo mesmo, sinta-se lisonjeado por que eu QUERO vc, não PRECISO de vc." Tenho amigas que precisam de seus homens, daí eles pisam nelas, controlam tudo, eu não suportaria!

Anônimo disse...

No caso dela que nao precisa dele pra viver ela pode agradar ele so pra ter "credito",sim,tem mulheres que agradam para o pareceiro ficar devendo uma, as vezes fazemos isso sem notar nao so nos relacionamentos amorosos como nas amizades. Talvez ela seja carente,talvez nao,existem mil motivos que nos levam a fazer a vontade do outro,mas ela nao deveria ter falado ao publico para nao server de exemplo ou causar alvoroço.

Anna

Dani Zanelato disse...

Iara, o meu companheiro soltaria rojões de alegria se eu ajudasse no trabalho pesado! Já fiz muita coisa pra ajudar, tipo carregar bloco, ajudar a acentar piso, azulejo, pintar parede e tal, mas mesmo assim não dou conta, o pesado fica com ele mesmo. Esse cara viajou de brigar com vc por isso! Será que ele não estava esperando que vc fosse pra cozinha??
beijo!

Daniela disse...

Sempre achei ele o cara errado pra ela. Tb adoooroo ela e acho q ela merece alguém melhor e não uma "criança" 10 anos mais nova q ela e que ainda quer controlar! Me poupe!

Andreia Moreira disse...

Chamar o cara de criança é demais viu...Gerard é um homem,esse povo vem fazer demagogia aqui, pagando de "saidinhas" mas escrevem que ele é 10 anos mais novo; agora eu digo:não vejo essa idade nele (ela é gata, e passa qualquer uma de 20 pra trás)...o dinheiro dela não tem fim, pode parar de trabalhar se quiser e viver no luxo, fama ela também sempre terá, porque é a Shakira em qualquer canto do mundo...ela quer uma família, filhos, e quanto ao marido, no papel né? Porque é só um detalhe E pode acontecer a qualquer momento. Shakira já falou que casar , pra ela, implica em "contrato" o que não é nada romântico. A um papel...ele é sim conservador,não quer vê-la trocando carinhos com outro homem.Ele quer apenas a Shakira Isabel Mebarak Rispoll,sua mulher, mãe de seus filhos e nada mais.Família!

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...