ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

29 março 2014

Dilma, larga o twitter e vai trabalhar moça!

Presidente Dilma, honre sua posição

Segundo uma pesquisa do  IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a maioria dos brasileiros acredita que mulheres que usam roupas curtas estão pedindo para serem estupradas e o comportamento feminino é a causa de tanta violência.

Vários cronistas disseram que essa pesquisa é recente, então pode ser um problema estacionado essa mentalidade, ou seja, os números não estão avançando, mas eu digo justo o contrário, meu avô pensava assim e meu pai também e são gerações passadas e a pesquisa não deve ter incluído apenas pessoas idosas, até porque meu avô já morreu. Lembro dele como um homem doce, mas sempre dizendo as netas que evitassem usar cabelo comprido, porque os homens ''atacam''. Quando eu era pequena já tinha uma prima mocinha e lembro das conversas do meu avô com ela, que era temperamental, exibida e se achava linda. Levou muita bronca por isso, coitada.


A única parte da pesquisa que me impressionou foi quando disseram que as roupas curtas incentivam o estupro, isso é bizarro, porque o Brasil é um país tropical, de quarenta graus a sombra e roupa curta não é só uma questão de gosto, mas de manter uma temperatura estável no corpo e se os homens não soubessem o que é passar calor não sairiam as ruas sem camisa e de bermuda.


Tenho um vizinho do prédio da frente que sempre tira o lixo de cueca, abre a porta e desce descalço e sem camisa e coloca o lixo na rua. Uma vez fiquei observando e vi que ninguém reparava, ninguém disse nada, era um desses dias quentes e imagino que homens acham normal sair de cueca a rua. Já se fosse mulher até os bombeiros seriam chamados


Diante dessa pesquisa a nobre Presidente da República Dilma, foi ao twitter e disse:


"Tolerância zero a violência contra a mulher #Respeito. a sociedade brasileira tem muito o que avançar.


A questão é a seguinte, um país não se governa pelo twitter e frases de efeito eu também posso fazer. O que o Brasil precisa é de uma política de educação urgente, os números dos estupros no Brasil se comparam a lugares que vivem no meio de uma guerra civil com um governo improvisado querendo derrubar outro e lugares onde a mulher não tem nem acesso a educação.


O ponto ao qual o Brasil chegou em  termos de violência com a mulher atravessou todos os limites e recadinhos ''fofos'' no twitter não resolvem nada.


Não acredito em política de gênero, não pensei que uma Presidente teria que colocar seus olhos apenas nas questões que envolvem a mulher, mas o que Dilma tem feito é uma das piores coisas que já vi, ignora olimpicamente todas as questões da mulher, foge dos debates e empurra tudo para debaixo do tapete. 

Com a eterna desculpa de ser pressionada pela bancada evangélica e católica, Dilma fugiu de tudo, até das militantes feministas e como se fosse pouco ignorar tudo ainda cancelou o exame de prevenção ao câncer de mama.

Ter uma mulher na presidência não significou nada para todas nós.


Tive vontade de quebrar  o twitter dela, quis mandar uma resposta dizendo que a sociedade precisa mesmo avançar, mas não vamos conseguir isso sem investir na educação e sem ter uma Presidente que se digne a trabalhar questões fundamentais. Se somos uma sociedade onde as mulheres estão sendo maltratadas, estupradas, na mesma escala de países radicais e que nem considera a mulher um ser humano, então estamos mais na merda do que pensamos, estamos mais atrasados do que parece. Do que adianta postar no twitter que precisamos avançar, ora senhora, faça seu trabalho!


E o dane-se da Presidente Dilma me parece terrível por outro ponto, não posso falar por ela, porque não sei sua história, mas ela foi presa e torturada durante a ditadura no Brasil e os relatos de todas a mulheres presas na mesma época e torturadas inclui largas sessões de estupros e violência sexual impossível de descrever.


Ela pode não ter passado por isso, mas viu e conheceu mulheres que viveram isso. Na minha cabeça não entra como alguém pode passar por isso e depois chegar a uma presidência e ignorar tudo que envolve a violência com a mulher.


E a única saída é a educação, mas como ela acontece a longo prazo é necessário políticas públicas  que possam melhorar a situação imediatamente e mudanças nas leis, que punam mais duramente os estupradores e agressores.


O que não dá é para que esses números do IPEA venham à tona e a Presidente escreva apenas isso no twitter, como se fosse uma questão qualquer e que possa ser resolvida a qualquer minuto. 


As mulheres neste país temos pressa, ninguém quer virar carne moída e se a senhora Presidente não sabe disso, eu informo, a situação vai além de crítica, é intolerável mesmo. Largue o seu twitter e volte ao seu trabalho, como mulher a senhora nos deve pelo menos uma explicação pelo seu descaso aos assuntos que envolvem todas as mulheres, e digo mais, está agindo como o pior machista do mundo ignorando todas nossas súplicas, mas sou obrigada a lembrar o seguinte: as mulheres podemos ser invisíveis para a senhora, mas na hora de votar a gente fica visível e talvez isso faça você lembrar de nós.



Iara De Dupont

Nenhum comentário:

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...