ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

26 fevereiro 2014

Adidas: nós também temos culpa


Esta semana a loja da Adidas nos Estados Unidos lançou suas camisetas para a Copa do Mundo. Os dois desenhos mostrados faziam referência ao sexo, um deles dizia ''Lookin to score'' (faça gols) em uma clara referência ao ato sexual e no outro o coração era uma bunda com fio dental invertido.

Foram tantos os protestos, até da Presidente Dilma, que a Adidas se viu obrigada  retirar as camisetas das lojas.


Eu queria chegar aqui e detonar a empresa, mas não posso fazer isso, não é culpa deles comprar a imagem que nós brasileiros vendemos.


Uma das coisas que mais conheci na vida por milhões de motivos foram estrangeiros e discuti muito com todos por isso, essa visão que todos têm de um Brasil promíscuo e mulheres disponíveis.


E uma vez eu discutia isso com um israelense, que me disse uma coisa que nunca esqueci, depois de horas de argumentar sobre a pedofilia no Brasil ele me disse:


-E eu com isso?  O país é teu, vocês que cuidem de suas crianças, não é responsabilidade do mundo, vocês não agem como adultos. Tenta encostar em uma criança israelense pra ver o que te acontece, nós protegemos elas.


Percebi que eu tinha a mesma maneira de todos os brasileiros de viver, ia jogando a culpa no sistema, no mundo, nas pessoas, sem assumir que a verdade é que somos um povo sem eira nem beira, apesar dos políticos corruptos que temos, também temos que assumir que somos um povo frouxo, egoísta, mimado, cheio de vontades e que não se mexe para fazer nada em relação a sua infância e juventude, pelo contrário, somos a mão que mais explora os vulneráveis.


Tenho uma amiga que trabalha no Aeroporto Internacional de Fortaleza e me contou que chegam aviões lotados de homens da Europa, supostamente solteiros, chegam a todos os horários e somem na cidade, como se tivessem sido engolidos. Isso é porque eles ficam hospedados na área turística, mas somem o dia inteiro na área afastada, onde vão levados por gigolôs para ter sexos com meninas de oito anos.


E cadê o governo brasileiro? Não é tão complicado assim colocar uma lei para acabar com esse turismo, é só copiar os americanos e suas frescuras na hora de entrar no país deles. Mas o governo não pode fazer nada, vai alegar que esses estrangeiros pagam hotel e comida, fazem o dinheiro circular.


E somos um dos países que mais exporta mulheres na rota do tráfico, as leis são fracas e as fronteiras abertas. 

E ainda por cima adoramos mostrar nosso carnaval como meninas de doze anos sambando. Também achamos o funk uma graça, vídeos de crianças de quatro anos fazendo o quadradinho de oito são sempre os mais vistos.
Nas novelas e filmes carregamos em atrizes nuas, atores não porque fica chato, mas a mulherada mostra mesmo tudo.

Então vão pensar o que de nós? A Adidas pensou o que todos pensam, a única coisa a se fazer no Brasil é ir a praia e trepar com alguma mulher por lá mesmo.


As camisetas doeram em mim e em muitas pessoas porque vimos como somos vistos até na hora do marketing, mas tenho certeza que muita gente aqui adorou e já deve ter encomendado as suas, conheço um monte de otário que daria muita risada ao ver o desenho.


E eu vou chorar com quem? O Ministério Público não se mexe nem com o programa Pânico, por que se mexeria com uma coisa que dá bilhões de dólares ao país como a exploração sexual de menores?


E além de sermos um país de gigolôs e cafetinas somos uns bundões pretensiosos, vamos atrair mais estupradores e depredadores sexuais apenas porque queremos ter a Copa no Brasil, como se isso fosse uma grande coisa, na nossa pretensão cafona, no nosso complexo de coronéis queremos abrir a fazenda aos vizinhos para mostrar os novos bezerros que chegaram, queremos nos sentir Sinhozinho Malta enquanto distribuímos crianças de aperitivos no jantar.


Abrimos a casa e as pernas, que porra a Adidas vai pensar? Vai desenhar na camiseta arte contemporânea brasileira? Vendemos isso para eles um dia? Eles colocaram a bunda porque nós mostramos ela no maior orgulho, ora, coitados, agora vão ficar no prejuízo, ao tirar essas camisetas das lojas.


E me pergunto, tiram as camisetas das lojas e as crianças? Vão ser protegidas desses pedófilos que vão continuar desembarcando aqui? E os bordéis que estão sendo construídos a toque de caixa para receber os clientes atrás de crianças? Vão fechar eles?

Nada disso vai acontecer porque neste país a exploração sexual de menores é uma das maiores fontes de renda  e ninguém se importa com isso, inclusive muita gente que bateu o pé e reclamou da camiseta nem sabe ao certo como funciona o comércio de menores aqui.

Ah, mas as camisetas ofendem e tinham que ser retiradas das lojas, concordo com tudo isso e ainda espero um pedido de desculpas oficial da marca. As camisetas são ofensivas e grotescas, mas vamos ser realistas, não são nosso único problema em relação ao assunto. Com o sem camiseta as crianças estão largadas e a Copa do mundo vai ser o pior pesadelo delas. Já passamos da hora de nos indignar apenas com a superfície, não é só a camiseta, são milhões de vidas destruídas. A Adidas está no momento lidando com um produto que não deu certo, nós estamos lidando com uma infância destruída. Eles vão reciclar seu produto e a vida continua, mas nós não podemos ter de volta uma geração inteira que foi perdida pela agressão sexual.

E  um país não se faz de camisetas, se faz de crianças que nascem e crescem aqui. Agredindo elas assim estamos destruindo nosso futuro e nenhuma camiseta vai nos salvar.


Iara De Dupont

2 comentários:

Poeta da Colina disse...

Resposta oficial, era só uma linha nos EUA. Mas é lá que a frase faz sentido minha gente. Tudo bem eles zoarem conosco.

O Brasil parece que gosta da imagem que o mundo faz dessa terra, o que é uma pena, embora toda política e educação, ainda acredito que somos melhores, bem melhores que isso.

Anônimo disse...

Concordo,podemos sim ser melhores que isso. Fico muito triste em ver que celebram com orgulho nossa desgraça,vendem bunda como se fosse arte,sexo como se fosse carne e ainda se orgulham.
Anna

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...