ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

21 janeiro 2014

Os olhos da modernidade


Sempre me perguntei porque as imagens de animais em laboratórios não apareciam em nenhum lugar. Na época que conheci o assunto a internet não era tão popular e algumas pessoas me diziam que as grandes empresas controlavam todas a imagens do mundo e filtravam a dos animais, para não afastar seus consumidores.

Em algum momento tentaram colocar alguns outdoors na Espanha e Inglaterra para alertar sobre o uso de peles e as fotos era chocantes, muita gente reagiu e não gostou, mas muita gente não entendeu a imagem, porque seus olhos não estavam acostumados a ver aquelas coisas tão terríveis, algumas pessoas pensaram que eram montagens.

Conseguimos ver o que estamos  acostumamos a ver. E estes dias me dei conta de como isso pode ser também um perigo.

Alguma coisa aconteceu nos últimos dias e eu não sei disfarçar, de repente comecei a sorrir mais. Quem estava por perto nem reparou, acabei contando para uma pessoa, mas ela se limitou a dizer- Ah!

Fora isso ninguém reparou, ninguém perguntou. Mas coloquei imagens no meu Facebook que talvez antes não colocaria, disse coisas que talvez não teria dito antes e a maioria percebeu. Quem se sentiu mais à vontade logo perguntou o que estava acontecendo, quem não apenas mandou uma mensagem.

Isso me deu a impressão que voltamos nossos olhos para uma tela de computador, entendemos as mensagens postadas, mas ao ver a pessoa na vida real com uma reação diferente de todos os dias ela fica invisível, como senão existisse.

É como se tivéssemos aprendido a ler as entrelinhas, mas ignorar por completo a pessoa quando ela está por perto.

Não tenho nada contra essa nova leitura, apesar de não conhecer pessoalmente a maioria das pessoas do meu Facebook, respeito a percepção que tiveram, mas não deixo de lamentar  ter passado invisível por quem me conhece e me vê todos os dias.

Fui perguntar a umas pessoas e a maioria me disse a mesma coisa, as pessoas sabem do seus humores pelo Facebook, mas ao vivo ninguém parece sacar nada. Nossos olhos entendem e compreendem aquele avatar que aparece, mas se aparece alguém na nossa frente fica difícil ler o rosto.

Mas de um estranho jeito não fiquei chateada, já tenho tido dias de maior chateação com o Facebook e seu modo de viver, desta vez passei reto sem mágoas.

Parece que vou lentamente entendendo este novo mundo, onde ninguém percebe um sorriso a mais, mas pesca na hora uma indireta no Facebook. São os tempos modernos e parece que meu coração e meus olhos estão se modernizando...


Iara De Dupont

Nenhum comentário:

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...