ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

28 dezembro 2013

Boneca Barbie com balança? Que porra é essa?

Boneca Barbie, traumatizando outra geração

Desde que comecei a entender algumas coisas percebi que a inocência é uma coisa que se pode aceitar apenas em crianças, o resto não tem mais espaço para  alegar isso.

Só não sabe das coisas quem realmente não quer saber e como consumidores somos omissos, as empresas mentem e fabricam teorias, mas nós também não estamos correndo atrás delas, é mais confortável ficar no sofá de casa.
E no momento atravessamos uma das maiores ondas de gordofobia que o mundo já viu, poucas vezes os gordos fora tão detonados

É uma campanha mundial, em todos os lugares a mensagem é a mesma, é melhor ser qualquer coisa do que ser gordo.

Agora neste último Natal fui a uma loja que vende também brinquedos, as filas eram enormes, então enquanto eu esperava via as bonecas, já que a fila seguia por esse corredor. E vi uma, a Barbie Fitness, logo lembrei dela, eu tinha uma parecida, vem com uma roupa para malhar. A nova versão vinha com uns pesos de plásticos e uma coisa inacreditável, uma balança.

Quando eu era criança balanças existiam em consultórios médicos, na minha casa tinha uma porque meu pai vivia de dieta, mas eu não lembro onde ela ficava.

Mas agora neste tempos de loucura balanças não são mais coisas de consultórios médicos, agora fazem parte da brincadeira, entram no mundo infantil  como se fosse natural uma boneca vir com sua balança.

Essa boneca merece todas as cartas de repúdio possíveis, a empresa que fabrica deveria ser processada por incluir no pacote um acessório que não tem nada a ver com a infância.

Qual é a mensagem? Se exercitar é apenas para perder peso? A menina coloca a Barbie para malhar e depois pesa ela?
É tão absurdo que estou chocada até agora, quem já foi criança entende meu ponto de vista, a gente recebe tudo que vem na boneca como se fosse uma coisa real, uma coisa de verdade nas nossas mãos, é outro mundo.

Eu fui uma maluca por Barbie e lamento nunca ter tido tudo o que quis da boneca, ainda tenho vontade de entrar em sites de colecionador e comprar algumas coisas que não cheguei a ter, por isso conheço na palma da minha mão a sensação que uma menina tem ao ter essa boneca, a gente realmente acredita em tudo que vem ali, somos seduzidas da maneira mais vil que existe e ver uma balança de acessório me assustou, imagino a quantidade de meninas que vão ver essa balança como uma coisa importante.

Eu nem tinha me recuperado do susto quando minha mãe me ligou perguntando onde se podia comprar uma balança digital,  ela queria saber porque uma amiga ia dar de presente para sua neta, de dez anos, que estava ficando mocinha e achava importante ter ''uma balança para se cuidar ''.

O estrago que isso vai fazer e faz não tem medida nem perdão, mas os pais são culpados, muitos já deveriam ter ligado para a empresa retirar essa balança  do pacote da boneca.
Não somos tão ingênuos assim, ninguém está com as mãos amarradas, mas se preferimos fechar os olhos e pensar que uma balança de plástico de uma boneca não afeta a vida de nenhuma criança, então não temos nada do que reclamar.

É uma boneca, não uma vida. Mas é assim que começa, é apenas uma coisa que ninguém repara nem dá importância,  mas isso vai devorando a criança por dentro.

Agora penso que tive sorte, eu sofri por não ser loira e magra como a Barbie, mas as minhas bonecas não tinham balança, caso tivessem meu inferno teria começado antes, ainda bem que demorou.

E trinta anos depois ainda carrego muitas cicatrizes por não ser como a boneca era, imagino quantas cicatrizes essas crianças vão  carregar apenas por uma balança de plástico. Mas sou eu de novo aqui, cismando com o invisível.



Iara De Dupont

2 comentários:

Daniela disse...

Como se já não fosse o bastante as barbies serem loiras de olhos claros. Até as poucas barbies morenas tem olhos claros, agora mais uma coisa pra deixar o complexo de inferioridade da futura geração ainda maior.

Schmetterling disse...

Sempre achei e sempre vou achar essa boneca o cúmulo da vaidade e da futilidade. Há quem me enerva por minha filha não gostar de brinquedos de menina. Oras, devo dar a ela o que? Panelas, ferro de passar, eletrodomésticos em miniatura, vassouras? Bonecas bebê que precisam de "mãe"? Ao meu ver isso só incentiva as mulheres a serem ainda mais "domesticadas". E na contramão de tudo, vem a Barbie, futil e vaidosa...É duro ser mãe de menina...

PS: Pq as vezes as letras dos post ficam tão pequeninas?

Bjos e Feliz Ano Novo!!!!

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...