ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

30 dezembro 2013

Amanda Ramalho e Renata: o machismo agradece e deseja um próspero ano novo

Renta Molinaro e Amanda Ramalho: o machismo agradece
Às vezes acordamos com boas intenções mas o mundo leva segundos para derrubar nossa vontade de melhorar este planeta.

Na teoria e na prática pessoas decentes estão cercadas pela indústria alimentícia, farmacêutica e de beleza. Qualquer movimento para mudar parece ser logo enterrado.


Mas aprendi nos últimos anos que não podemos fazer muito, mas isso não significa que não podemos fazer nada. Diante de tantas indústrias e de um patriarcado que afirma todos os dias que mulheres não passam de carne moída alguma coisa pode ser feita.


É difícil pedir esse cuidado a celebridades brasileiras, em geral improvisadas e obcecadas com a audiência. 


Ontem me mandaram um link sobre um quadro no programa 

"Pânico '', onde duas mulheres, Amanda Ramalho e Renata Molinaro entrevistam diferentes pessoas. Até aí é o mesmo esquema do programa, nada de novo, a única diferença é que Amanda é supostamente estudada e inteligente e Renata é a típica boazuda que finge ser idiota.

E o reforço machista não vem de fora, é a própria Amanda no exercício do seu machismo que desmoraliza e agride Renata, sempre se referindo a ela como 

"burra '', já Renata se defende dizendo que Amanda é inteligente, mas é feia.

E ficam as duas nesse jogo, sem perceber como os machistas e os misóginos vão a loucura de felicidade, ver duas mulheres se desmerecendo e se humilhando confirma todas as teorias machistas deles.


Em um ângulo realista o machismo ainda vai levar séculos para ser combatido, mas na pior da hipótese não vai sair do lugar enquanto mulheres alimentarem essa fogueira. Não vou dizer que entendo os machistas, mas no mundo de privilégios que eles vivem entendo porque resistem tanto em renunciar a eles, ninguém deixaria um reino de proteção e regalias para entrar em uma humanidade mais justa e menos desigual. Mas ver uma mulher apoiando isso e detonando a outra apenas pela beleza é inaceitável, além de ser um clichê miserável, fortalece a corda onde todas somos enforcadas.


E vai ter algum fã do Pânico me escrevendo e dizendo- Tudo ali é brincadeira, se você não consegue entender isso e dar risada, mude de canal.


Ainda isso? Ainda é brincadeira sacanear uma mulher por sua aparência e jurar que se é bonita ou tem o corpo malhado é burra?


É triste ver Amanda e Renata fazendo esse jogo e servindo da maneira mais vil a uma sociedade machista, Amanda se acha superior a Renata porque se diz inteligente, mas está no mesmo nível dos machistas, sempre humilhando outra mulher.


É pouco o que podemos fazer no mundo, mas as mulheres fariam muito se pudessem perceber o horror que é detonar uma mulher da maneira que um homem faz isso, garantindo que quanto mais feia é a mulher mais inteligente pode chegar a ser.


Pedras machistas sempre virão de todas as direções e durante um bom tempo ainda, mas as pedras que as mulheres jogam em outras machucam mais e podem  fazer o machismo durar mais uns séculos. Respeitar as mulheres sendo uma pode mudar a história da humanidade, mas do jeito que está nada vai melhorar.


Não sei delas, mas eu já estou exausta de tudo isso e gostaria de pensar que o machismo é passado, mas graças a atitudes como a desse programa parece que o machismo é presente e futuro.



Iara De Dupont

Um comentário:

Milly Costa disse...

Eu simplesmente odeio esse programa e só não vou dizer que odeio quem assiste ele, porque tenho alguns amigos que amo pessoas bem inteligentes que não entendo como e nem porque assistem e ainda gostam confesso isso me deixou meio decepcionada com eles, esperava mais dessas pessoas, mas tudo bem não posso mudar o mundo.
Porem falando do que interessa mesmo, não tem hoje na televisão um programa mais marginalizado e sem noção que esse e o problema é que marginalização da mídia e então vamos apostar e pagar caro para que as pessoas possam aplaudir um bando de sacana que só fala merda e diz que isso é comedia, segundo meu guia de pensamento um concurso para jovens mulheres se expor e passar o certificado de sou apenas um pedaço de carne na boutique é não só apenas fortalecer o machismo, o sexismo e a misoginia como é uma falta de respeito da pessoa com ela mesma, não tem como minha cabeça conseguir assimilar isso.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...