ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

16 novembro 2013

Procure saber: os coronéis mimizentos

Procure saber: a galera dos mimizentos

Há algumas semanas vem se arrastando a polêmica das biografias. Uns artistas se juntaram e criaram o ''Procure saber'', onde dizem abertamente que biógrafos devem pedir prévia autorização ao escrever sobre uma figura pública. Como isso é censura e o grupo estava composto por artistas que sempre lutaram contra a censura, a coisa virou e azedou, eles tiverem que vir a público novamente e dizer que não era bem assim, a questão era apenas consultar a pessoa que vai ter sua biografia feita.

Continuo na teoria da mina de carvão, se a pessoa quer privacidade e ninguém enchendo o saco ainda existem vagas disponíveis para trabalhar vinte metros baixo terra e lá não se pode ver nem o rosto do colega, coberto pela poeira, mais privacidade do que isso é impossível, só se quiser pegar um emprego via internet, também fica anônimo, mas se saiu na chuva é para se molhar mesmo, ter o trabalho reconhecido tem um preço e a privacidade é a primeira parcela desse preço a pagar.

Na turma dos mimizentos que pediram para biógrafos terem que se explicar e pedir autorização têm grandes figuras, gênios da música, o que torna tudo mais assustador, quando vemos de perto o gênio e o monstro que existe em cada um.

Eu sou fã de vários deles, mas tenho que dizer uma coisa, cinco ali são de grande importância para a música, construíram um repertorio incrível, mas o resto é mais oba-oba do que talento em si e reconheço que eles são fundamentais para a cultura até mundialmente falando, mas  eu tive a impressão que aconteceu  um ataque da famosa síndrome da província Brasil. Nenhum deles, dos que estão no grupo, tem a importância que estão se dando, nenhum deles governou algum lugar ou teve em suas mãos a vida de milhões de pessoas e só estão fazendo mimimim  porque querem biografias impecáveis, querem ser retratados como gênios perfeitos.

Fico com vergonha desse chilique alheio, porque grandes personagens políticos que ainda estão vivos não tem apenas uma biografia, mas várias e não dizem nada, não se metem como autor nem procuram censurar nada, então eu fico pensando, se gente realmente importante aguenta o tranco quieta, por que esses mimizentos estão fazendo tanto barulho?

Pessoas que governam e todos os dias tomam decisões que comprometem a todos não dizem nada quando sua vida é exposta em livros e o Brasil tem grandes biógrafos, que não merecem essa censura barata.

E nas redes sociais ninguém se conforma que os artistas que fazem parte do ''Procure saber'', lutaram tanto pela democracia e liberdade, pessoas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso estão ali, mas isso é apenas o ser humano no seu modo mais conhecido, o contraditório e fazendo as coisas a sua conveniência, quando eles queriam liberdade lutaram por ela, agora querem proibir, fazem apenas o que querem fazer, como a grande maioria de todos.

Mas o chilique foi feio, bem típico do Brasil, volto ao mesmo ponto, o que interessa para uma editora são as vendas e tenho certeza que um livro sobre uma figura internacional vende mais do que um livro sobre Erasmo Carlos, mesmo que ele tenha seu trabalho reconhecido no mundo inteiro, ainda assim não tem o peso de uma grande figura internacional que nem se coça ao saber que existem centenas de biografias sendo feitas no seu nome.

Aqui no Brasil é assim, a gente adora escândalo e se sentir importante, o chilique do coronel para ser respeitado pelos escravos, brasileiro adora chilique, barulho e ficar dando piti de grande senhor, mas no fundo não passamos de uns jecas ridículos que não aceitam que são menores do que pensam.

Nessas horas fico até com vergonha do meu passaporte brasileiro, tenho horror a essa mentalidade de casa grande e senzala, de coronel nervoso.

Essa é a grande diferença entre nós e o mundo, nós paramos, damos chilique, todos querem ser coronéis e ficam cheios de picuinhas, enquanto isso o mundo caminha pra frente e discute assuntos mais importantes do que artistas que acordaram cagadinhos e resolveram censurar o mundo. Por isso o mundo é mais interessante que este sítio, esta província cheia de coronéis e seus complexos de inferioridade.

Enquanto o mundo caminha nós ainda acordamos com os gritos dos coronéis e seus chiliques domésticos. Que vergonha.

Iara De Dupont




Um comentário:

Daniela disse...

Já disse e repito: Tá pra nascer alguma "celebridade" (odeio esse termo) q tenha caráter. Sou fã de ninguém.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...