ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

19 novembro 2013

Matheus Solano: diretor de elenco não assiste novela?

Matheus Solano: se precisa de ator para resolver uma cena

Quem decide a escalação de um elenco de novela é o autor com o diretor, eles têm sempre suas primeiras escolhas, faltando alguma coisa ou não conseguindo o que procuravam quem resolve a situação é o diretor de elenco, que te listas e listas de atores e vídeos para poder escolher os que acha mais apropriados para um teste.


Sempre me perguntei e parece que vou morrer me perguntando, se diretores de elenco assistem televisão e conseguem ter o alcance dos seus erros e acertos. Já vi diretor de elenco pendurado no telefone implorando para conseguir uma modelo famosa para uma novela e mesmo que digam que evitam ex-big-brothers nos testes eu sempre vi elas por lá.



Lugar de modelo e ex-big-brother sem preparo não deveria ser na novela, mas infelizmente é, roubando e tirando lugar de ator sério. E ainda me impressiona que isso aconteça, principalmente depois de ontem, quando na novela ` Amor à vida ´ Matheus Solano, que é ator, arrasou na cena e levou todo mundo junto. A diferença é  Malvino Salvador que estava na cena também, entrou e saiu dela como se estivesse esperando um táxi, sem nenhum risco no rosto. E Paolla de Oliveira  é muito bonita, mas é fisioterapeuta na vida real, foi atrás, se esforçou, mas não deu muito certo, porque técnica a gente aprende, ela precisou até de ajuda da maquiagem, porque quando a atriz não consegue uma grande profundidade dramática o pessoal da maquiagem borra um pouco os olhos, para parecer que ela chorou e sofreu, mas tudo bem, ela se esforçou, fez a mesma coisa que eu faria se trabalhasse em um hospital sem diploma de fisioterapeuta, eu me virava nos trinta.


Se a televisão brasileira já é considerada a melhor do mundo fico imaginando como seria se aceitasse apenas atores no seu elenco. Um diretor famoso da Globo diz que atores de teatro são feios, por isso não são escalados, mas ai vai de gosto, eu acho o Matheus Solano mais interessante como homem do que o Malvino Salvador e não ligo novela para ver desfile, gosto de ver cenas boas, coisa que Malvino não consegue fazer ainda, porque precisa estudar.


Podem disfarçar, mudar a luz, colocar maquiagem, porque na televisão tudo é viável, é só saber se posicionar e dizer o texto, mesmo assim não adianta, um ator é um ator, faz exatamente o que Matheus fez, vai lá e resolve a cena e um modelo é um modelo, faz exatamente o que Malvino Salvador fez, se mantém no terno sem amassar ele, assim como aprendeu nas passarelas.

Não entendo qual o problema de escalar apenas atores para as novelas, gostaria mesmo de saber se esses diretores de elenco não assistem novelas e não percebem como o espaço fica vazio quando a pessoa não está preparada. Isso ficou claro e patético quando na seguinte cena Malvino e Paolla apareceram sozinhos em casa, parecia outra novela, tipo `Malhação ´.

Ah, é sempre aquela história, para que dar oportunidade para gente que se prepara? Porque os números estão ali, ontem a novela teve uma audiência alta, é a logica, se colocam atores para resolver as cenas, as pessoas assistem e ontem valeu a pena assistir.


Ainda estamos presos a essa mentalidade Brasil de improvisar, uma pena mesmo que diretores de elenco não assistam novelas e não percebam como poderiam levar aquilo ao grau mais alto de profissionalismo.


Mas uma vez eu reclamei com uma diretora de elenco, por que escolhiam modelos? E ela respondeu:
- Ora, porque são bonitas e quem precisa estudar se moramos em um país onde políticos são analfabetos?



Iara De Dupont

5 comentários:

Poeta da Colina disse...

Não só moramos, fazemos este país. Os políticos são reflexos da sociedade que acha que está tudo bem, não é mesmo.

Trabalhando em TV, acredito que esse mito da audiência, que só se faz programas e produtos ruins pq é aquilo que as pessoas assistem, vai aos poucos matar tudo que é criatividade, tudo que poderia revolucionar mesmo a maneira de pensar televisão.

Anônimo disse...

É uma boa desculpa essa de que o povo quer ver pessoas lindas,modelos no horario nobre,mas o Brasil passou décadas vendo as melhores novelas de todos os tempos,tendo como protagonistas os melhores atores e ninguem era modelo,pelo contrario,eram pessoas charmosas mas normais. Regina Duarte,Suzana Vieira,Gloria Pires,entre centenas de que me lembro do rosto sempre arrasaram.Nunca entendi a escalacao da Paola como protagonista e ja nao é a primeira vez.Claro que o povo vai aceitar o que lhe for dado e ainda vai levar a culpa. Enquanto isso em hollywood,ainda endeusam a magreza,mas os atores consagrados sao pessoas de aparencia comum,exibem suas rugas,suas bolsas em baixo dos olhos nas telas enormes do cinema,tenho inveja sim pois com todos os defeitos deles eles tem Oprah winfrey,negra,gorda,veio de baixo e é a apresentadora mais famosa e bem sucedida do mundo,tem uma influencia gigantesca. Copiamos tanta coisa né,poderiaos copiar isso tambem.
Anna Lara

Claudia disse...

Acho que o problema é que preferem escolher um rostinho bonito mesmo tendo uma interpretação mediana ou em alguns casos até mesmo meodiocre se derem lucro no quesito: comerciais, eventos e divulgação de qlqr marca que pague muito...

Uma história com uma ótima interpretação eleva e melhora tudo e consegue prender a atenção do telespectador, mas ultimamente anda sendo exceção e não a regra.

Eu não sou fã de séries bíblicas, mas até assisti José do Egito, o Angelo Paes Leme teve umas cenas tão intensas que valeu a pena assistir, aí a gente muda de programa e vê umas coisas tão sem sal que até desanima de assistir....

Iara De Dupont disse...

É, Claudia, tem esse lado, o rosto bonito é garantia de grandes contratos com marcas de cosméticos que desde que as novelas existem eles patrocinam, mas a minha bronca é que existe muita gente formada em artes cênicas que cumpre os requisitos de beleza que uma marca dessas exige, mas não consegue entrar na novela porque não conhece ninguém ou porque apesar de bonito não é modelo internacional. Se os diretores de elenco procurarem em grandes escolas eles acham gente bonita, talentosa e formada.

Anônimo disse...

Nao acho a Oprah Winfrey gorda nao, e os atores tem todo direito de ganhar dinheiro com publicidade afinal é a imagem e o nome deles q estao usando, Vagner Moura, Fabio Pouchat, Mariana Ximenes fazem muita propaganda e sao talentosos e bonitos e no mundo é assim.
MARCINHA

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...