ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

23 novembro 2013

Amo o Brasil, mas aqui não é Nova York, é Cuba


Uma das coisas que mais irritam no mundo é quando querem amenizar uma coisa e não dão a ela o nome certo.
Um e-mail que chegou essa semana veio cheio de revolta, dizia que eu era uma pessoa que ''parecia odiar o Brasil'' e concluía  ''por que não se muda daqui se odeia tanto?''.

Volto ao mesmo ponto de sempre, sou responsável pelo o que escrevo, não pelo o que as pessoas leem.

Não odeio o Brasil, no momento não amo, mas não odeio. O que acho importante não é o lugar que se está, mas nunca perder a consciência de onde se está.

Vejo como todos no Brasil um grande potencial, mas acho essa história de futuro que nunca chega um saco, um porre, cansei de ver sempre os mesmos escândalos e as pessoas dopadas sem reagir, já passou da hora de uma reforma política e tributária.
E posso gostar muito daqui, mas não perco a noção da mentalidade cafona e caipira do lugar, da jequice na maneira de ver o mundo, falo isso porque nasci e cresci na cidade mais provinciana do mundo, São Paulo. Quem cresce aqui sabe do que estou falando, não falo de outras cidades porque não conheço, mas São Paulo bate todos os recordes de cafonice.

Para mim a única maneira de mudar as coisas é tendo plena consciência do que está de errado, só ao saber o que acontece ao nosso redor é quando podemos mudar as coisas e o Brasil não precisa da minha visão rosa do assunto, já tem gente demais aqui achando tudo perfeito, prefiro continuar no time dos que não se conformam com as coisas e acreditam que só a educação pode salvar o país.
Se eu estivesse na política pensaria apenas nisso, em investir pesado na educação para acabar com essa mentalidade de cidade pequena, esse deslumbramento jeca que existe aqui e quando vejo ainda custo em acreditar.

Moro perto  de um shopping e abriu uma loja de roupas importadas, vejo o tempo inteiro pessoas saindo com sacolas de lá. Vi na vitrine uma bermuda, por 359  reais e  procurei a mesma bermuda na loja americana, a central da marca e ela custa  quarenta dólares, o equivalente a oitenta reais. Voltei a loja e perguntei porque tanta diferença de preço e escutei a historinha de sempre, os impostos.

É isso que eu não entendo, porque os brasileiros pagam esses impostos quietos e ainda entram na loja e gastam como se o preço fosse justo, é isso que acho jeca e falido, mentalidade de deslumbrados, de pagar o triplo por uma coisa que não vale isso.

Vejo as  pessoas gastando aqui como se estivessem em Nova York, não percebem que estão em Cuba, onde tudo é limitado e tudo se compra caro no mercado negro.

Posso gostar daqui, mas acho a mentalidade atrasada, encostando na pobreza mental e esbarrando na miséria da lógica e isso só pode mudar com a educação, é por ela que vamos perceber que somos todos roubados por todos os lados e nos comportamos como se fôssemos os donos da festa, quando na verdade não fazemos parte nem da equipe de manutenção.

Somos deslumbrados e achamos que temos acessos a grandes lojas, quando na verdade apenas estamos sendo roubados e levando para casa o lixo dos outros.

Como diz um amigo, somos um povo neném, ainda no leite, achando tudo incrível, mas se esperam de mim esse amor incondicional que tudo ama e nada vê, não é meu caso, posso amar mas sei muito bem onde estou parada  e ainda estou aqui, não odeio o Brasil, mas adoraria ver este país crescer e a mentalidade mudar um pouco, sair das fraldas mentais sempre é bom para todo mundo.



Iara De Dupont

2 comentários:

Alessandra Tofoli disse...

Deslumbrados esta é a palavra.
Início do ano levamos nosso filho à Disney e uma coisa me chocou muito...o comportamento dos brasileiros nas lojas de lá.
Pelo amor de Deus, parece que o mundo vai acabar e eles tem que levar tudo de uma só vez. Falta de educação, gente gritando pelo outro dentro da loja, uma histeria.
Agora me responde, pra que? Pra chegar aqui e desfilar tudo para "zamiga".
Gosto de dinheiro seria idiota se dissesse o contrário, mas todo equilibrio faz bem inclusive pra saúde.
Bjs

Anônimo disse...

E os americanos sao tao educados, vivem invadindo o país dos outros. Parece q incomoda a classe media ver pessoas terem acesso a coisas q tempos atras nao teriam condiçoes, como viajar por exemplo.
MARCIA

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...