ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

13 outubro 2013

Muito além do peso


Há duas semanas a Record começou um reality show de gordinhos, se chama ''Muito além do peso''. Eu vejo de vez em quando, mas evito acompanhar porque sempre acontecem coisas que eu acho que são desnecessárias.
Sempre que volto a esse assunto lembro dos escravos negros que eram vendidos nos séculos passados e os comerciantes insistiam em dizer que `eles não tinham alma ´.Às vezes tenho a impressão que vou morrer dizendo que gordos não são animais e muito menos animais de circo.
Uma das coisas que mais me horroriza no mundo é ver como se tratam os animais em zoológicos e circos, é uma das coisas mais criminosas que já vi no mundo e estender esse tratamento a um ser humano é o fim dos tempos.


Uma amiga está acompanhando o reality da Record e me garante que tudo ali está certinho, os gordinhos são bem tratados, mas eu liguei a televisão e não vi isso. É verdade que o reality é muito melhor do que os outros, pelo menos os gordinhos têm acompanhamento psicológico e as metas que se pedem estão dentro do que os médicos dizem, perder 1% do peso por semana, não como em outros programas que querem que o gordinho perca trinta kilos em um mês. Aqui pelo menos eles são corretos nisso e também mostram as famílias e como elas atrapalham de vez em quando oferecendo doces ou duvidando da pessoa, mas também aparecem as famílias que apoiam e mostram a importância de não perseguir o gordinho em sua própria casa, como o caso do Leandro, um dos participantes que era perseguido pelo seu irmão, que vivia tirando sarro do seu peso.

Mas fui ligar a televisão justo no momento que todos os participantes eram levados a uma cantina, para que testassem sua força de vontade, uma semana e meia depois de ter começado a dieta.
Isso foi uma das coisas mais cretinas que eu já vi na minha vida. Compulsão alimentar é uma doença e nenhuma doença, nem uma simples gripe, se cura em uma semana. É muito sério essa compulsão e não depende apenas da boa vontade da pessoa em se controlar, o cérebro é uma máquina complexa e faz o que precisa para ter o que quer, nenhum cérebro muda sua química em uma semana.

Duvido que em um tratamento de um usuário de crack ou de bebidas o médico libere para que ele teste sua força de vontade uma semana depois visitando um bar ou indo nas quebradas onde vendem droga.
Essa idéia de que gordos só precisam de força de vontade para emagrecer é totalmente errada, não sei quem teve esse idéia absurda de levar eles lá.
Intimidados com as câmeras e a pressão do grupo, eles comeram pouco, dois deles comeram um pão a mais, mas o resto se manteve na linha.
Isso foi no fim de semana, na outra semana os participantes foram chamados ao palco e os que comeram um pão a mais foram solicitados para se levantarem. Então o preparador físico falou que ia fazer uns exercícios ao vivo com eles, eu achei que iam mostrar o quanto se precisa malhar para perder as calorias de um pão, mas não fizeram isso, trataram os gordinhos como se fossem delinquentes.

Eles tiveram que se exercitar durante um minuto, um deles pulou corda e o outro fez abdominais, caso não aguentasse o grupo todo seria punido e ficaria sem um jantar de gala. Tudo isso em rede nacional, para que eles pudessem `entender ´ que não podem comer, assim como se fossem animais de circo que apanham quando erram o número.
Como a humilhação não era suficiente, os apresentadores do programa se aproximaram e perguntaram a eles - Se arrependeram de comer demais? E os dois gordinhos abaixaram a cabeça e concordaram, foram punidos e castigados porque comeram uma colher a mais.

Isso não se faz com um ser humano, esse pessoal já está sobre pressão e não se trata uma pessoa assim, humilhar não é a saída para nada, mas se a Record está empenhada nisso, deveria se aperfeiçoar, pegar alguma tortura da Bíblia e fazer a coisa mais emocionante para o público, se o objetivo é humilhar as pessoas então que façam direito e amarrem eles no tronco e desçam o chicote, para ver se assim eles
`aprendem ´.
Minha amiga diz que eu `exagero ´, que nem foi tão ruim assim, era apenas para que eles aprendessem a não comer demais. É? Essa é a maneira de tratar homens adultos em um programa em rede nacional?
Digo a minha amiga o mesmo que falo para todos que dizem que fico enchendo o saco com esse assunto, comecem a tratar os gordos como pessoas e eu paro de pegar no pé. Não peço nada demais, apenas que sejam vistos e tratados como seres humanos iguais a todos, mas parece que estou pedindo ao mundo o impossível.


Iara De Dupont

2 comentários:

Suzana Neves disse...

Fui lendo e tendo tanta raiva que quase quebro os dentes, sou compulsiva e me controlo o tempo todo até andei escrevendo sobre e pior estou começando uma reeducação alimentar porque fora caso de vida ou morte estou 80 por cento decidida a não operar, mas com 156 quilos não quero ficar tb então não tenho saída espero não matar ninguém no caminho porque calma eu não estou e já tive 3 crises em uma semana,lembro de uma vizinha que quando devia ter uns 16 começou a frequentar minha casa e me viu comendo e um prato, ficou chocada me disse que achou que eu comia em uma vasilha,o que pensar desse povo talvez se eu fosse magra também seria retardada e não respeitaria as dificuldades alheias, daqui a pouco vão começar a fazer com anoréxicos forçando eles a comer.Tirando o The Voice Americano não conheço nada de reality que eu goste,pode perder cem quilos quem é gordo sabe que oitenta por cento ou mais voltar a engordar não é brincadeira nem falta de vontade é o que somos e merecemos respeito e somos gente por mais que filhos da putas não entendam.

Tina Kettner disse...

Iara, adorei seu comentário. Ontem, por sinal, passei pelo canal e me pus a assistir. Para o meu espanto, a chamada nutricionista praticamente os ofendia em público por eles terem ido a Gramado e terem comido meia fatia de pão. Inclusive um deles confessou que comeu um pedacinho de pão com salame (acredite, sob o olhar de nojo de Ticiane Pinheiro)...achei um absurdo. Mandem essa Ticiane para o meio da mata e a deixe sem comer (vai mastigar até minhoca, para não fazer aquela cara de nojo frente à uma comida). bjo a você.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...