ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

26 setembro 2013

O pingente do preconceito

Mas não é fofo?

Um professor me dizia que tudo está no detalhe. Ele era exigente, difícil e complicado, mas acreditava piamente nisso, dizia que era uma pedra minúscula que nos faz cair.
Ele era professor de artes cênicas e cansava de dizer que grandes atores esquecem e escorregam nos detalhes, o público não percebe no primeiro momento, mas sua mente capta o que aconteceu e não acredita mais no que o ator está fazendo. Um exemplo que ele dava tinha acontecido com um grande ator, que fazia uma peça de época. Em algum momento, no detalhe ele olhou para o pulso como se tivesse relógio, coisa que não existia no tempo que a peça acontecia.
Os olhos pescam isso, mas a mente demora para captar. Ninguém cai em buracos gigantes, porque pode ver eles, mas o que é minúsculo não vemos e caímos ali.

É o detalhe que entrega e mostra o que a pessoa realmente pensa.
Já li muito sobre a Perséfone (Fabiana Karla ) da novela `Amor à vida ´ e já vi garantias de todos que trabalham ali que não existe preconceito nem burla pelo personagem ser gordo.
Mas nos últimos dias vi um detalhe que revela o que eu já disse muitas vezes, o pessoal do figurino odeia atores gordos.

A amiga da personagem Perséfone, é a Patrícia (Maria Casedavall),ela é magra e moderna, essa é a leitura que o pessoal do figurino e acessórios faz dela, apesar de não ser bem assim, Patrícia é casada, se separou e o marido voltou a sua casa porque não tem onde morar, ao mesmo tempo Patrícia tem seu amante, sonha com ele e se esfrega com ele pelos cantos, em um comportamento adolescente, porque não pode levar ele pra casa pelo marido e não pode ir a um motel porque não gosta, então se comporta como menina de doze anos, mas o pessoal do figurino olha ela como moderna, apesar dela se comportar como Julieta. E os acessórios dela viraram febre, são brincos grandes, prateados, mil pulseiras, maxi-colares e sempre dois relógios, no mesmo pulso, um prateado e outro dourado, dos anos oitenta, porque ela é uma moderninha vintage. Na lista dos acessórios mais pedidos na Globo, os dela aparecem na primeira posição, o público ama a modernidade deles.

E Perséfone? Acessórios em personagem são tão importantes como o figurino, definem quem é o personagem. Perséfone começou a novela mostrando uma obsessão por cerejas, nos brincos, colar e anel. Acompanhava seu figurino horroroso, todo anos cinqüenta, ultrapassado e pouco prático. E sempre apareciam as cerejas.
Agora o pessoal dos acessórios mudou e Perséfone adotou um colar com um cupcake. Mas não é? Ela é gorda e gordos são assim, gostam de doces até no pescoço. Gordos são infantis, tem o paladar de uma criança e acham engraçado usar brincos e colares com mini-bolos.

Tenho uma conhecida que sabe tudo de moda e mandei um email para ela, vai que de repente eu comento isso e cupcakes são o máximo da moda. Ela me garantiu que não são tendência nenhuma, é apenas momento fofura, que algumas mulheres usam e gostam, mas a moda é o que a Patrícia, a magra, usa.
Eu já vi um colar com uma figurinha de brigadeiro e achei muito lindo, mas neste caso minha bronca é que tenha sido colocado no personagem da gorda. Tem criança na novela, inclusive um personagem bem porre, a Paulinha, ela ficaria ótima com esse pingente de cupcake.
Parece exagero, mas meu professor tem razão, tudo está no detalhe e lá revelamos o que pensamos. Posso apostar um milhão que alguma loja mandou esse pingente para a Globo e as figurinistas decidiram em que personagem ele ia ser colocado. Não dá pra imaginar o núcleo rico usando um pingente de plástico, mas a Márcia, outro personagem pobre, vende hot-dogs, mesmo assim não aparece com brincos ou pingentes de hot-dog.

Sobrou pra quem essa fofura? Para a personagem romântica, doce, virgem e gorda, a Perséfone, acabou infantilizada com um pingente de cupcake.
Sempre falei isso porque vivi, conheço a discriminação que as atrizes gordas sofrem nos bastidores e esse maldito pingente mostra como elas vêem, é assim mesmo, atrizes gordas se vestem como retardadas e usam pingentes de plásticos, já as magras as modernas e abusam dos acessórios que estão na moda.
É um pingente minúsculo, mas está ali, para mim é como uma bandeira gigante, mostrando o preconceito de quem montou o figurino. É um detalhe, mas revela todo o panorama.

Iara De Dupont

2 comentários:

Lau disse...

Às vezes parece que você lê meus pensamentos, uma coisa meio tipo "mãe iara"! rsrs eu tinha comentado esse pingente opressor aqui em casa e seu texto vem bem expressar minha indignação. Fico me perguntando como,mas COMO a maioria das pessoas não nota essas poucas vergonhas descaradas que a tv mostra o tempo todo. É subestimar demais a inteligência dos espectadores!

Musicista Feminista disse...

Pensei que era só eu que achava aquela Paulinha um entojo!

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...