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05 setembro 2013

O Boticário dando aula de racismo (pra vender maquiagem)






A linha de maquiagem só para brancas

De longe fica difícil entender porque algumas empresas tomam as decisões que tomam. No mercado de hoje resistir é mais complexo do que parece.

Uma dessas histórias estranhas é da loja ''O Boticário''. Quando foi fundado em 1977 era uma farmácia de manipulação e menos de vinte anos depois era um das lojas com o maior número de franquias. E os produtos sempre foram bons, principalmente a linha de colônias que eram de ótima qualidade.

Mas apesar do sucesso, eu não sei o que aconteceu ali dentro,mas como consumidora eles não me atraem. Os meus perfumes favoritos saíram de linha e aos poucos eles foram sumindo, agora a linha de perfumes deles é  ''de inspiração'', ou seja, vão atrás de perfumes famosos e se ''inspiram'' neles. Ignoraram o próprio motivo de seu sucesso, os perfumes frescos e originais.

No resto não fizeram história, ficou difícil acompanhar as novidades do mundo e acabaram parando no tempo.

O que eu assisto me dá a impressão que o importante é manter os números no azul, não em levar a empresa a um patamar de qualidade melhor. Quando eles viram o poder da classe C correram e fizeram sua linha Make B, com preços acessíveis.

Na hora que foram engolidos por vendas de catálogo criaram uma empresa paralela, Eudora. E na hora que a maquiagem voltou ao centro das vendas em shoppings eles criaram a loja ''Quem disse Berenice?''.

Justiça seja feita, eles se mexem,o departamento financeiro deles se vira, mas no prejuízo não ficam. Não tiveram visão para priorizar nem preservar seus melhores produtos, foram atrás do efêmero e isso não é garantia de nada, principalmente no mutável mundo dos perfumes.

Talvez se tivessem mantido seus primeiros produtos hoje seriam uma loja vintage e reconhecida no mundo inteiro. E eu ainda não achei perfumes parecidos com os primeiros que eles faziam, o que só mostra que eram de qualidade.
Depois ainda resolveram mudar graficamente o logo da loja, criando um desenho que foi alvo de críticas.

Por essas e por outras que eu não tenho o menor interesse na loja nem nos seus produtos parados no tempo e ` inspirados ´ em outros.

Mas eu assistia a novela e apareceu um comercial da linha de maquiagem deles, Make B. Eu não sei se estou sensível demais, pode ser isso, não nego que ultimamente ando magoadinha com a mídia e fico chateada com tudo e o pior é que sempre tenho razão,a midía é uma merda. Mas no comercial de Make B Rio uma modelo começa a cantar. De repente ela sai desfilando no meio do calçadão do Rio e todos ficam olhando, enquanto ela canta. O inacreditável é que são várias modelos que aparecem e todas são loiras. E quem assiste elas desfilando também são loiros.

Como é possível isso acontecer no Rio? Se ainda fosse Porto Alegre, eu ia ser mais flexível, mas no Rio de Janeiro não têm modelos negras nem pessoas na praia negras também?
Ah, a maquiagem deve ser só para loiras e eu estou aqui pegando no pé do Boticário, deve ser isso.

Mas faz tempo que eu não assisto uma propaganda tão absurdamente racista, não eram morenas desfilando, eram brancas.
Achei nojento e totalmente fora da realidade, um Rio de Janeiro só de brancos. Já estamos em 2013 e um comercial desses antes de ir pro ar deveria ter alguém para dizer que isso não é aceitável.

E se ''O Boticário'' achou normal fazer uma propaganda assim que assuma sua postura, que tire o nome de ''Coleção Rio'' e coloque de uma vez ''Coleção Orgulho Branco''.

Ver uma empresa brasileira tendo uma atitude racista como essa me deixa revoltada, é triste ter que dizer a eles que não somos um país de brancos, loiros tipo alemães. Mas com isso fica provado que não foram só os produtos da loja que pararam no tempo, a visão deles do Brasil também. E já que eles adoram se ''inspirar'' nos outros, deveriam se inspirar nos suecos e sua noção de direitos iguais. O racismo do Boticário só mostra o pior o lado do Brasil, aquele que já deveríamos ter ultrapassado. Mas em vez de ultrapassar fazem propaganda. Lixo.

Iara De Dupont

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