ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

16 setembro 2013

Criança gorda é culpa da indústria alimentícia

Se um adulto não resiste, imagina uma criança
Talvez a coisa que mais me cause revolta no mundo é perceber como as coisas funcionam de um lado e emperram de outro. Só olham um lado da questão, o outro é protegido por razões econômicas.

No programa ''Domingo Espetacular '' falaram sobre obesidade infantil e deram aquelas dicas de sempre, trocar a comida, a farinha branca pela farinha integral, tirar os doces e colocar frutas e coisas assim. Eles mostraram dois adolescentes fazendo compras e a mesma reportagem disse, os produtos são estudados e colocados em lugares que podem atrair os olhares infantis e são matematicamente calculados em todos os aspectos, para que a criança leve pra casa o salgadinho, refrigerante e bolachas.

Depois mostraram em um laboratório o quanto de açúcar e sal tinha cada um. Os números são incríveis, parece que a única coisa que existe nesses produtos é gordura, sal e açúcar.

E nem adianta evitar levar a criança no supermercado, a televisão manda a mensagem e a criança consegue as guloseimas na escola ou casa de familiar e amigos.

Eu não tive essas coisas em casa e acostumei meu paladar, não como açúcar e não gosto de doces, pirulitos e balas. Bolo e bolacha então, eu nem chego perto, detesto. Mas não posso viver sem chocolate, que como desde que estava na barriga da minha mãe e ela comia quase um quilo de chocolate por dia, daí eu acho que fiquei com aquilo na genética.

Então para as crianças perderem peso o necessário seria apertar um pouco, manter elas longe da televisão, não sei como, e comprar e cozinhar comida natural, mesmo que a mãe trabalhe quinze horas por dia e não tenha tempo pra nada.
Essa é a parte que me revolta, jogar tudo para cima do consumidor, ignorando a indústria.

A obesidade infantil é um problema tão sério que empresas deveriam ser multadas, lacradas, fechadas, deveria existir um código que limitasse os ingredientes ruins nos alimentos, até sei que existe essa regra, mas é das antigas, não foi renovada e estudos já mostraram que essa quantidade estabelecida é quase que um veneno. E na hora de mudar ingredientes entra a questão econômica,os Estados Unidos,por exemplo, que são conhecidos pela rigidez com as empresas  alimentícias têm entre seus investidores os políticos mais importantes, então eles bloqueiam qualquer mudança que mexa no lucro.

É injusto virar toda a artilharia em direção das crianças e suas mães, como se a indústria fosse inocente na história.

Eu sou adulta e tenho plena consciência de como funciona a propaganda e a maneira que os produtos são colocados nas prateleiras. Também me recuso a gastar dinheiro com bobagens e sempre que tenho vontade de alguma besteira penso que engorda e mudo de ideia. E mesmo assim, com todos esses cuidados e com os olhos abertos, eu não resisto sempre. Não sou criança e mesmo assim sou levada a comprar, hoje inclusive eu estava na fila do supermercado quando vi uma barra de chocolate que eu gosto, eu tinha decidido dar um tempo, mas ela ficou olhando pra mim, piscou, fez charme e eu peguei. Imagina o efeito dela em uma criança, aquilo é levado a máxima potência.

Para resolver o problema da obesidade apertar as pessoas não vai ser suficiente, também tem que colocar as indústrias em cintura. Mas como vão fazer isso, se dão lucros de bilhões ao ano? Então que não sejam hipócritas, que aceitem estar se lixando para os gordos e as crianças gordinhas, que querem mesmo que o consumidor exploda e pronto. O que não dá pra aguentar é o cinismo de uma mão que bate e da outra que vem fazer carinho. É demais eles jogarem o lixo em cima e depois querer fazer campanha contra a obesidade infantil.

Ficam todos fechando o cerco ao redor das crianças obesas como se elas fossem culpadas de não resistir a uma indústria que faz de tudo para que você não resista.

Só encher o saco em programa de televisão não vai dar em nada. O único jeito é uma ação conjunta com a indústria, mas isso não vai acontecer nunca porque o dinheiro está em cima da mesa, assim como a comida cheia de açúcar e sal. Mas a comida lixo eles jogam para as crianças, já o dinheiro enfiam nos bolsos e ficam quietos. Se sobrar alguma bronca é pra cima das crianças, não deles.

Iara De Dupont

2 comentários:

Anônimo disse...

Esses dias acabei ultrapassando o limite de outra pessoa e acabei falando demais acho que tive vontade era de bater nela mesmo, eu estou frequentando o pré operatório da bariátrica, mas nem pretendo fazer queria entender certas coisas sobre mim,entender porque eu não tenho vontade de emagrecer é uma delas,Então a sujeita disse que a filha tem comido demais no caso foi duas jantas e meio lanche,ela disse que levou a menina para o quarto tirou a roupa e começou a ditar tudo que ia acontecer na vida dela se ela continuasse a comer o de sempre o peito vai ser caído nenhum homem vai ama-la horrorosa do jeito que é os argumentos de sempre ela já foi magra e tem acho que 140 quilos então é uma diferença grande mas ela jogou as próprias frustrações na criança eu fiquei em estado de choque depois disparei a metralhadora disse que ela tinha aumentado as chances de coisas ruins acontecerem com ela a menina tem 7 anos, ela me disse que era para o bem dela,ai entra o que queria falar se vc não quer que o seu filho não coma é muito difícil ,eu não fui criada com guloseimas tb não tinha dinheiro para isso,eu sempre fui gorda de arroz e feijão e ovo,eu não encho meus armários de comida que não faz bem , meu filho só come laranja então tem laranja a vontade para ele ele até come doces porque tenho tido problemas porque ele não comeu nenhum doce refrigerante comida muito salgada chips nada até ter mais de 2 anos mas acabei aceitando meio a força inserir esses alimentos na dieta dele mas por ele ser autista já é comprovado que açúcar e corantes fazem mal e pioram o estado dele, eu não acho que falar não para uma criança de vez em quando a atrapalhe mas a pessoa que eu convivo tem muito isso que a criança não pode passar vontade, e eu fico perdida eu não quero que ele engorde e quero que ele tenha saúde. acho que os pais que dão fast food para os filhos mais que uma vez por semana são loucos e não dou nenhuma vez é só batata frita mesmo, em casa faço o melhor que eu posso mas é isso eu posso mulheres que trabalham e não recebem ajuda não podem, acho que é por ai mesmo alimentação não deveria ser indústria eu falo a muito tempo tem uns dez anos já que as indústrias são um cartel, Alimentícia,Farmacêutica todas sao interligadas para os humanos ficarem dependentes vc engorda vc tem que emagrecer e tralalá .Bando de filho da puta são eles. ( desculpe ficou grande rs)

Anônimo disse...

Parei de ler onde vc diz que a mulher tirou a roupa....
Ta Só me diz uma coisa vai adiantar falar? Bom meu filho mais velho nasceu com 48cm e 3.045kg Magrinho, e assim foi ate uns 4 anos (hj ele tem8) ele hj esta bem forte, não gordo, mas forte. Mas se eu deixar ele atropela td que ver pela frente. Sempre comeu mto bem. O mais novo nasceu com 50cm e 4.130kh Uma bolinha e assim foi ate fazer 2 anos, Hj com 6 eu acho ele magrinho d+ Mas tbm come bem e atropela td. Mas a mãe sou eu, eu quem tenho que ensinar com amor e carinho. E colocar dentro de casa alimentos saudáveis. Eles vão crescer se alimentando corretamente e assim será por toda vida. Adianta eu dizer que não pode e encher a geladeira de besteira? Não claro que não, é até maldade. Outro fator importante. O que estou ensinando aos meus filhos.???? Que não deve ser gordo? ou qUE deve cuidar da saude e do corpo se alimentando corretamente?
O proibido sempre é mais gostoso, principalmente qnd o acesso é facilitado. Tem gente que não pensa Nisso. Graças a Deus meus filhos não tem essa fome de industria! kkkkkkk
Obs: Esse sim é um assunto que se vale a pena entrar. bjs a todos.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...