ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

29 agosto 2013

Preta Gil no Medida certa: outra vítima da cultura magra



Preta Gil, Menotti e Gaby Amarantos no Medida certa

Esta semana saiu que Preta Gil vai estar no programa Medida Certa junto com outras celebridades, para perder peso.

Não conheço a Preta, mas anos atrás a irmã dela estudou com uma amiga, porque as duas estavam juntas na mesma área, de ayurveda, que é um dos conhecimentos de medicina mais antigos do mundo, foi desenvolvido na Índia e trata do corpo como um todo, inclusive é importante mudar a alimentação para uma extremamente saudável.

Preta foi para Nova York e teve acesso a melhor parte dessa medicina, já que pode ser bastante cara, apesar de ter princípios de encontrar a doença antes dela aparecer e por isso ser mais barata, para poder atingir toda a população, no momento atual é cara, pela exigência de comidas orgânicas e exóticas, que hoje não é tão fácil de encontrar.

E por tratar do corpo de maneira integral também existem princípios nessa medicina, ligada a parte espiritual, assim o tratamento é completo.

Lembro que na época Preta perdeu oito quilos. Mas essa medicina não é para perder peso, mas para purificar o corpo e encontrar a melhor maneira de viver, muitas vezes comemos alimentos que nosso corpo não tolera, mas não percebemos isso, a ayurveda ajuda a identificar, já que sua alimentação se desenvolve por um estudo de características da personalidade de cada um, é uma mudança de vida, tanto que quando eu soube que ela estava fazendo o tratamento achei que ia ficar bem magra e nunca mais engordar, porque a grande maioria que faz o tratamento consegue achar o ponto de equilibrio no corpo e não ganha mais peso.

Assim como vejo na mídia as coisas que alguém faz ou deixa de fazer, venho assistindo todas as dietas de Preta. Também cresci com ela,na mesma cultura, tenho certeza que ela escutou aquela frase de ''tudo é possível'' e ''você pode ser o que você quiser na vida''. Deve ter escutado também que quando queremos alguma coisa, nada pode parar o espírito humano. É verdade, em partes, não no todo.

Quando nos cantam essas musiquinhas na orelha esquecem de nos dizer que tudo tem um preço e em geral pode ser bem alto. Em termos físicos é possível sim que Preta Gil entre no programa Medida certa e saia como o corpo da Carolina Ferraz .O corpo humano é flexível e agüenta as piores torturas, é possível mesmo que isso aconteça.

O que me surpreende da história é a disposição da Preta, quisera eu ter essa disposição de começar do zero e ir contra a natureza novamente.
E a questão é, pra que ir contra a natureza? A pessoa quer ser magra, porque é importante para ela ou para os outros?

Tudo o que a televisão mostra é mentira. Nossos olhos vêem atletas e pensamos nos corpos perfeitos, mas quem conhece algum deles sabe que muitos dormem com dor, o corpo vive detonado e eles sofrem demais. Modelos também são assim, parecem lindas, mas morrem de fome e tem vários problemas médicos causados pela falta de alimentação.

O que vemos não é real, então até onde vale a pena se matar de novo? Se Preta quisesse emagrecer pode contratar uma nutricionista e fazer no seu tempo, mas nesse programa vai sofrer e torturar seu corpo durante umas semanas, coisa que qualquer médico condena, perder peso rapidamente. E vai sofrer pra que? Não sei.

Por ai li que ela disse que ''cansou de ser gorda''. É, a gente cansa, mas a gente cansa de muita coisa e nem por isso pode mudar. Lutar contra a natureza é sinal de burrice, um dia a gente cansa.
E para que se expor? Não pode emagrecer sem mostrar? Não, não pode. O sofrimento humano é show e dá audiência.

Espero que desta vez ela consiga o que quer, porque já são anos vendo ela sofrer, subindo e descendo, às vezes se aceitando e ganhando dinheiro com isso, às vezes mudando de idéia.

E ela pode mudar de idéia, o corpo é dela, ela pode emagrecer, se é isso que ela quer, eu apenas falo sobre lutar contra a própria natureza, se negando a aceitar que nem tudo está nas nossas mãos. A ayurveda fala sobre isso, equilíbrio e ele vem da aceitação de muitas coisas e da mudança de outras.

Emagrecer pode ser uma boa solução, mas não em ritmo de tortura como esse programa apresenta.
O personal trainer vai mandar ela correr bastante, mas não adianta correr,um dia a gente tem que enfrentar nossos limites e saber que estamos apenas querendo dar uma surra na natureza. Se o corpo dela não tem a estrutura para ser como o da Carolina Ferraz, não vai ser, nem com um milhão de dietas.

Qualquer processo para melhorar é bom, vale a pena a ser feito,mas antes disso tem que ter uma aceitação, não adianta sonhar em emagrecer para ser como a Gisele Bundchen. O único emagrecimento que Preta vai conhecer vai ser do corpo dela, não da Gisele. Esse é o drama de tantas, vivem em um corpo, mas acreditam que no fundo de seu corpo existe o da Gisele.

Preta é Preta. Mas ela não deve saber disso e lá vai de novo para tentar mudar o que é. Espero que desta vez tenha sorte, porque não tem nada mais frustrante do que trabalhar tanto, emagrecer e quando ficamos na frente do espelho não aparece o corpo da Gisele. Esse momento é como mergulhar em um abismo sem volta. É difícil aceitar que o corpo no espelho é o nosso, apesar dos nossos esforços não apareceu o corpo da Gisele.

O principio da medicina ayurveda é que nós somos o podemos digerir. E pelo jeito ainda estamos engasgadas com essa cultura que só quer corpos magros, mas somos nós que colocamos a faca no nosso pescoço.

Iara De Dupont

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre achei que a Preta nunca emagreceu e ficou magra simplesmente porque se ama,sim quando a pessoa se ama e se gosta do jeito que é não tem motivação pra mudra,eu entendo bem isso,pois por muitos anos mesmo gorda me olhaca no espelho e me via bem,nao sei explicar,mas me via muito bem,nao passava pela minha cabeça fazer nenhum esforço pra emagrecer. Preta tem dinheiro e poderia emagrecer o quanto quisesse nas maos de bons profissionais longe dos olhos e linguas maldosas do expectador. Gosto muito da Preta,por isso não gostaria de ve-la como um espetaculo de mau gusto para o piblico. Acho a iniciativa do quadro até valida,pra quem precisa muito e quer muito emagrecer,mas se a Preta quisesse mesmo emagrecer por ela,ja teria emagrecido,acho que é para os outros,e isso sim é uma pena.

Anna

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...