ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

28 julho 2013

O Papa Francisco é um fofo, mas.....


Papa Francisco: um show de doçura
O ser humano é visual, as pessoas se guiam e confiam nas aparências, tanto que esquecem tudo o que existe por trás.

Nestes dias que o Papa Francisco esteve aqui no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude minha impressão dele foi a mesma que milhões tiveram. Achei ele um doce, um fofo, uma pessoa que parece humilde diante do cargo que tem e talvez com esse jeito de ''não quer nada'' pode causar profundas mudanças na Igreja Católica, absolutamente arcaica ainda.

Mas mesmo eu achando o Papa um ''fofo'', mesmo assim, como mulher não posso esquecer o que ele representa. Ele pertence a uma Igreja que desde que existe persegue as mulheres. Em relação ao mundo que envolve a mulher a Igreja sempre se mostrou intolerante, ignorante e violenta.

Por mais generoso e meigo que o Papa possa parecer ele ainda é a cara do sistema, está lá dentro, pode mudar algumas coisas, mas em relação a visão que a Igreja tem da mulher não acredito.

E o mal que a Igreja tem feito é histórico, se existisse um tribunal sério de crimes contra a humanidade, a Igreja estaria no banco de réus durante uns séculos, até pagar todo o mal que fez.

Os discursos do Papa são mais inteligentes que seu antecessores, ele foge de temas polêmicos e dá uma dimensão maior as coisas, evitando assuntos polêmicos, mas a realidade é outra, a Igreja ainda é diretamente responsável pelos anos de ignorância que plantou em relação a mulher, ainda tem um peso no inconsciente de muitas e ainda persegue as que fogem das regras deles.

Em si a Igreja é uma instituição falida, cheia de processos, de padres pedófilos, de madres superioras acusadas no mundo inteiro de maus tratos com órfãos e vendas de bebês e seu banco no Vaticano é sem dúvida nenhuma um dos bancos mais sinistros do mundo. Por isso ver a adoração ao Papa também me deu medo, porque fortalece um sistema que faz mais mal do que bem.

Mas o Papa aparece todo fofo e as pessoas esquecem, nem questionam, nem duvidam se toda essa humildade não é uma coisa armada e matematicamente calculada? Eu duvido, acho o Papa tão doce que não acredito que tudo ali seja montado, mas essa é minha parte de ''católica incubada'' e a história me desmente, a Igreja Católica foi e é responsável por tantos horrores que desenhar o marketing de um Papa não parece ser o pior deles,eles já fizeram coisas que fariam Jesus descer da cruz horrorizado.

Fico gelada de ver tanta gente seduzida, tantas mulheres ali seguindo o Papa sem parar para pensar que o sistema que ele representa é o responsável pela perseguição que todas sofrem, todas as questões ligadas ao corpo da mulher a Igreja tem se encarregado de anular, neutralizar os direitos e criar fantasmas na cabeça de todas. Para a Igreja as mulheres não passam de cidadãs de segunda categoria,lamentam a nossa existência e apenas nos toleram porque não tem escolha, se tivessem eles já teriam sumido com todas.

Mas o Papa é um ''lindo'', é sim, um lindo, parece ser muito gentil e beijou as crianças e rezou missa pra todos. Mas sua Igreja condena os gays, os anticoncepcionais, o divórcio, o uso de camisinha e o aborto, ou seja, condena tudo que de um jeito ou de outro pode passar pelo mundo feminino e matar. Disso ninguém lembra, das mortes que o discurso dessa Igreja já causou desde seus começos, é uma Igreja construída com sangue e provavelmente a maioria do sangue deve ser de mulheres.

Não tenho nada contra quem adorou a visita do Papa e achou ele a coisa mais ''boa gente do mundo'', a única coisa que penso é que ninguém deveria esquecer o mal que essa Igreja fez ao mundo, sempre nos empurrando para a idade média, sempre nos jogando nas trevas da ignorância. A Igreja não fez o mundo avançar em nada, pelo contrário, seus dogmas só nos atrasam, então bater palmas para o Papa é apenas confirmar isso, não é a Igreja a culpada de tudo de errado que nos rodeia nem da ignorância, a culpa é das pessoas que são facilmente seduzidas e esquecem que estão aplaudindo e adorando o inimigo.

Iara De Dupont 

2 comentários:

Alessandra disse...

Bom dia , que vc tenha um belo domingos , bjs

Anônimo disse...

Ola Iara,
Ate que enfim alguem lucido nesses tempos de "extrema doçura". Qualquer sorriso e discurso nos compra,esse é o lado ruim de sermos um dos povos mais emotivos do mundo,as religioes deitam e rolam. Na pratica nao vai mudar nada ou no maximo quase nada na igreja,a igreja sempre usou seu poder para o mal,mas ninguem liga. O que me deixa perplexa é que abrem os cofres publicos para receber um lider religioso,porque a igreja nao bancou? Absurdo,nao vejo luz no fim do tunel,essa recepcao foi a prova de que nao da pra esperar muita coisa da nossa sociedade,apesar de toda doçura.

Anna

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...