ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

06 julho 2013

Facebook: a nova educação chegando


Todas as ferramentas novas são bem vindas para melhorar a vida. Não gosto nem de pensar como era a vida em tempos passados, prefiro a velocidade do agora, mas ainda assim não entendo como uma coisa pode substituir coisas que são questão de educação.

Tenho Facebook e uso. Escrevo, marco coisas, faço o que tenho que fazer. E hoje estava lá um recado: Me desculpe pelo atraso.

Era uma referência a um trabalho que se atrasou. Mas fiquei sem entender nada, essa pessoa tem meu telefone, celular e endereço. Pra mim Facebook não é lugar desse tipo de recados, até porque eu não checo recados durante o dia ali.
Mas há tempos venho percebendo isso no Facebook, essa mania de se desculpar por lá, nem no skype ou MSN a pessoa se arrisca, vai direto no Facebook.

Durante os protestos cansei de ver gente escrevendo o seguinte no seu Facebook : Vou excluir todo mundo que acha que é errado isso ou aquilo, me desculpem. Vi mais de três recados assim, de diferentes pessoas, dizendo que estavam excluindo quem falava ou apoiava uma coisa ou outra.

Nunca passei por isso na minha vida, ninguém nunca se aproximou e disse
-Vou te excluir da minha vida porque você pensa isso ou aquilo.

Quando eu fui excluída das vidas alheias eu nem fui avisada, mas agora o pessoal que for excluído no Facebook recebe até pedidos de desculpas.
Eu também exclui gente do meu Facebook e tive meus momentos de dúvida, fiquei sem saber o que fazer, até perturbei um amigo que entende dessas coisas porque eu queria saber se a pessoa ficava sabendo na hora que foi excluída. Meu amigo me garantiu que não, que em geral as pessoas tem duzentos, trezentos amigos, nem reparam em quem exclui ou não.

Se desculpar via Facebook pra minha lógica é demais. Eu entendo essa nova forma de protocolo social, as pessoas agora se desculpam por lá, mas eu ainda acho meio fim de mundo, tem coisas que infelizmente somos obrigados a pegar no telefone.
Vamos fazer o que em relação a essa nova maneira de se relacionar? Nada. Parece que todos estão adorando qualquer coisa que possa substituir ter que falar ou olhar um ser humano nos olhos.

Assim como as máquinas nos fizeram preguiçosos, também vão lentamente nos afastar de qualquer contato humano e vamos perder em uns anos toda nossa habilidade social.

Porque ligar pra alguém e se desculpar por um atraso em uma entrega é arriscado demais, constrangedor, a pessoa pode se irritar e falar um monte, mas deixar um recado no Facebook é uma coisa rápida, que não envolve nada e ainda por cima higiênico, evita o confronto e o mal estar.

Todas as habilidades que levamos séculos para construir, como ler o rosto da pessoa, saber diferenciar entre um tom de voz bravo ou amável, tudo isso vai para o lixo, ficou tudo estéril no Facebook. É uma nova geração que vem aí, que sabe usar ferramentas virtuais, é rápida para deixar recados, mas não sabem lidar com uma pessoa ao vivo.
E como vai ser isso, se as necessidades emocionais não se resolvem no Facebook? Não sei, mas não parece fazer diferença.

Já me acostumei com tantas coisas que outra mais não me altera, agora vou me acostumar a mandar pedidos de desculpas no Facebook. E não parece tão ruim assim, pelo menos vai me economizar ter que olhar a pessoa e lidar com sua reação, no fundo acho até bom.Mas eu não tenho doze anos, tanto sei me desculpar virtualmente como posso fazer isso pessoalmente.

Pelo jeito essa nova geração não vai ter onde aprender a lidar com as pessoas, vão acabar confusos, sem saber a diferença entre um ser humano e um avatar. Mas quem pode culpar eles? O ser humano chegou a um ponto que é melhor mesmo lidar com um avatar, é mais seguro ficar longe das reações humanas. Porque um dia isso ia ser o que está sendo, um perigo lidar com uma pessoa.

Iara De Dupont 

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola Iara,
Eu simplesmente odeio o facebook,entendo que é util para muitas pessoas,mas resisti muito a fazer um,fiz porque hoje é o meio de comunicacao que minha mãe,irmãs e algumas amigas usam,até o e-mail relutam em usar. Por que odeio o facebook? Nao entendo o porque de as pessoas serem tao superficiais,mostrar coisas táo intimas,serem tao carentes de mostrar suas "realizacoes",compartilham tanta porcaria,claro que tem coisas engracadas e uteis,mas no geral acho um enorme desperdicio de tempo e energia.Um ano depois de ter aberto minha conta nao mudei minha opiniao,nao entendo essa febre,nao entendo o porque das redes sociais dominarem tanto o tempo e a vida de tantas pessoas.
Bjs

Lya.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...