ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

17 julho 2013

Desfile Plus em São Paulo: a foto é inocente, os comentários não



A foto feita nos bastidores do desfile
Levei tempo pra entender que nossas melhores intenções podem ser usadas em contra de nós mesmos. Tudo o que é dito vira muniç
ão na mão de alguém, mesmo que a gente tenha feito aquilo na maior ingenuidade, na maior inocência.
E fotos são uma coisa que todos deveriam ter cuidado, porque usadas da maneira errada mudam toda uma imagem.

Esses dias teve um desfile aqui em São Paulo de moda plus, na Escola São Paulo. Um repórter do site Uol entrou nos bastidores e entrevistou as moças e tirou umas fotos. Quem conhece a imprensa sabe que nem sempre eles são movidos a boas intenções, talvez a ideia da foto foi de quem tirou, na maldade, já pensando em colocar ela na abertura da matéria, talvez não, pode ter sido ideia das modelos que não pensaram com maldade no que poderia gerar.

Tenho quase certeza que foi na maior inocência que as duas modelos tiraram fotos comendo chocolates e bolachas. E hoje alguém me mandou esse link em um e-mail  anônimo que dizia assim: Tá vendo? Nem isso elas levam a sério, fazem gordice até nos bastidores.

É exatamente por isso tipo de comentário que as fotos deveriam ter sido evitadas, porque reforça o preconceito. Uma coisa é a modelo que se alimenta antes de um desfile, com comida e outra é a modelo que detona nos chocolates e bolachas. Se essa foto tivesse sido feita com uma modelo magra todos estariam dizendo que elas comem como todo mundo e não vivem vomitando pelos corredores.

Eu trabalhei de modelo plus e não comia chocolate nos bastidores, até é bom comer um pedaço de chocolate amargo porque dá energia, mas sempre tem frutas e coisas assim, mas bolachas doces e alimentos processados demais podem inchar um pouco e depois a roupa não entra.

Não duvido que as modelos que tiraram essa foto queriam brincar com isso, modelo plus adora falar sobre o assunto, como se tivesse alguma importância. Já vi programas de televisão gravarem as meninas antes do desfile e fazem questão de mostrar como elas comem bem e comem porcarias. Isso só reforça a ideia de que todas as gordinhas vivem comendo e não podem viver sem doces, coisa que não é verdade.

Uma vez em um 
 desfile que participei tinha modelos magras e plus, quem patrocinou colocou uma mesa ali, cheia de frutas, queijos, bolachas e pão. Algumas modelos magras se aproximaram e pegaram umas frutas, uma delas pegou um pão e outra disse- Deixa os carboidratos pras gordas, senão elas surtam.
Quando você escuta isso nos bastidores e sabe que não pode dizer nada, aquilo faz mal.
Se um repórter entrar em um bastidor de grifes de modelos esqueléticas é de péssimo gosto perguntar sobre comida ou pedir para a modelo tirar uma foto comendo alguma coisa.Até existem fotos assim,mas o repórter seria avisado que isso não faz o menor sentido.


Quando um repórter entra para entrevistar as modelos plus é justo elas receberem o mesmo tratamento das modelos magras, digamos assim, as mesmas perguntas deveriam ser feitas, sobre o cabelo, a pele e como se preparam. Até saiu em um site uma entrevista assim com as modelos plus, onde elas contam como se preparam para os desfiles. Mas não precisa falar de comida, ao menos que sejam referências saudáveis, coisas normais, não precisa tirar foto comendo bolacha.

Mas por que não pode? Pode sim, nessa vida se pode quase tudo, mas isso queima o filme, carrega na ideia de gordinhas fazendo gordice e tira o ar de profissionalismo, elas estão ali e sendo pagas para desfilar uma roupa, não para fazer propaganda grátis de bolachas, nem ficarem dando pé a essa ideia cretina de que gordos não podem fazer nada senão tiverem um doce na boca.

Tenho certeza que quiseram descontrair, fazer uma brincadeira e mostrar que os bastidores da moda plus são mais leves que outros, tudo está bem ali e ninguém perde o emprego por comer bolachas antes do desfile. Tudo isso funciona na cabeça de qualquer um, mas a foto cai no mundo, esse mundo cheio de preconceito, de ódio com os gordos, de perseguição. Fotos assim, espontâneas, feitas sem maldade, viram munição para os que odeiam os gordos, vira aquele famoso argumento de que não importa o lugar, gordos sempre fazem gordice e sempre seguram algum doce na mão.

Não estamos em um mundo de boas intenções e de leituras complexas, as pessoas julgam na primeira e tudo o que puder reforçar qualquer preconceito será sempre usado, por isso todos que lutam contra a gordofobia têm que pensar duas vezes no que vão dizer ou vão fazer. Uma foto inocente, com uma bolacha na mão virou na internet ''gordice ''. Quem está do lado que sofre o preconceito sabe que somos nós que temos que mudar isso, porque o outro lado não vai mudar. E fotos de gordinhas com doces são uma fonte de comentários estúpidos e desnecessários. É importante desvincular os doces dos gordos, porque não são os únicos que consomem, mas são os únicos que são humilhados por isso.


Iara De Dupont 
 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...