ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

24 julho 2013

Amor à Vida: Félix e Dr.Jaques, que casal mais realista


Félix e Jaques: um quer e o outro não, mas os dois têm algum interesse
De tanto procurar achei uma coisa boa na novela ''Amor à vida''. Pareceu um cena simples, mas revela muitas coisas e em um país que é educado pela televisão, na ausência do Estado pode ser um bom sinal.

Desde pequena eu escuto que mulheres são vadias e sobem nos empregos porque transam com os chefes. Escutei todo o tipo de piada desde o berço, sobre aquelas mulheres que sempre dão um golpe no homem ou pelo menos tentam. Isso já vem na história que todos sabemos, Eva seduziu Adão e assim carimbou esse tipo de mulher, a sedutora pecaminosa que está de olho em alguma coisa.
Passei anos no teatro e também escutava nos corredores sobre as ''queridas do diretor ou produtor''. Em outros ambientes de trabalho as pessoas me contavam sobre essas mulheres terríveis que seduziam e conseguiam o que queriam.

Na novela ''Amor à vida'' o dono do hospital, o Doutor César que se enrosca com a secretária, Aline. Nos próximos capítulos vai vir a tona que Aline está se vingando dele porque o Doutor matou sua mãe. Mesmo assim acho um recurso pobre e repetitivo a secretária que seduz o chefe, achei anos cinqüenta demais.

Mas hoje aconteceu uma coisa que eu adorei. O filho do Doutor César, Félix é um gay enrustido, que está paquerando o Doutor Jaques, que garante ser hétero, mas diante da possibilidade de se envolver com Félix e subir no hospital começa a pensar em se envolver com ele, ele sabe que Félix tem atração por ele e quer usar isso.

Todas as cenas de Félix com o Doutor Jaques são cheias de tensão sexual, Félix quer, Jaques ainda não sabe se quer ou não, mas precisa manter Félix ali para conseguir sua promoção. E hoje finalmente Félix foi na casa de Jaques cobrar o favor, se Jaques quiser subir no hospital, vai ter que ceder a Félix e hoje ele foi lá cobrar. Jaques deu uma enrolada, diz que precisa pensar, se acostumar com a ideia, nunca esteve na intimidade com um homem e ficou nisso.

O interessante da cena é que ele mostra como o ser humano é, se ele quer uma coisa ele vai tentar ter. Não precisa dessa cafajestice, desse machismo, dizer que sempre é a mulher que é uma vadia e se joga em um homem para subir na carreira. Existem milhões de homens se jogando em cima de qualquer coisa que possa ajudar eles a subir também, isso não é exclusividade apenas de mulheres sem caráter.

Durante anos, eu diria que desde Eva, as mulheres são o alvo, sempre são julgadas e condenadas, já vi atrizes super sérias serem acusadas de dormirem com o diretor, mas ele estava dormindo com atores, não com elas e as moças levavam a fama apenas porque são mulheres.

Subir na vida não é exclusividade de ninguém e cada um sabe o que faz, tem gente que estuda, trabalha, tem gente que prefere pular em camas. Não é problema de ninguém, mas como mulher eu sempre me irrito com insinuações, como se os homens fossem incapazes de fazer a mesma coisa. Pelo menos essa novela mostra isso, dois homens envolvidos em uma situação, onde um quer sexo e o outro quer subir de cargo.
O ser humano é assim, se defende com as armas que têm e segue seus valores, cada um sabe o que faz.

Mas o machismo quis convencer a todos que as mulheres são as vadias, as piranhas, as sedutoras, as perigosas, enquanto os homens são uns santos, vítimas delas e incapazes de agir no mesmo nível.

Pode parecer bobo, mas acho que é a primeira cena em uma novela que mostra isso, dois homens em uma situação de tensão, onde um quer e o outro não sabe o que fazer, não quer subir no hospital pelo seu trabalho, tem pressa e precisa do chefe para acelerar sua promoção.

Ainda não dá pra achar tudo ali ótimo, se Jaques ceder, então sim, um pouco da vida real terá sido mostrada, mas se Jaques recuar e não ceder, vai parecer novamente que os homens são seres superiores e jamais jogam com essas armas.

Em uma novela onde todas as mulheres estão tentando dar um golpe, pelo menos algum homem ali age como milhões, se virando pra subir na vida. Mas ainda falta ver onde vai dar isso e são tantos personagens femininos aprontando na novela que só um masculino agindo de uma maneira realista não neutraliza todo o machismo e misoginia do autor, que em vez de ter colocado o nome a novela de ''Amor à vida'' deveria ter sido honesto e ter colocado  ''Ódio as mulheres''.


Iara De Dupont

I 

Um comentário:

Milly Costa disse...

HAha como sempre tens total apoio da minha pessoa a sua visão sobre a novela, os personagens ridículos que nela existem, e principalmente para esse mundo idiota que ainda prefere só ver culpa nas mulheres, eu sempre preferi a minha versão da coisa bíblica. Eva teve curiosidade foi la e comeu a maçã, contou pra Adão que não tinha medo e fez o que deu vontade, mesmo sabendo que poderia ter consequências ela não era limitada, Adão resolveu mostrar que podia foi la e comeu também,mas como sempre foi um fraco medroso na hora de responder pelos atos preferiu culpar Eva e sair como vitima. hahaha
Bjo da Gorda

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...