ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

21 junho 2013

A imagem mais terrível das manifestações (tristeza,tristeza)

Olha o que acontece quando um branco fica nervoso!Ele erra...
Quanto mais manifestações acontecem mais percebo como falta muito.A mentalidade atrasada ainda nos persegue e nos faz ver no meio do caos como estamos carentes de noção de ética,de direitos.

Um rapaz,Pierre (nome chique,de gente de `bem ´)estudante de arquitetura,de família rica,esteve em uma manifestação e sei lá porque resolveu quebrar a prefeitura,atingindo sozinho uma porta,de uma construção que tem oitenta anos,uma construção que ele deveria ter aprendido na faculdade a conservar.

A polícia identificou ele uns dias depois e avisaram a mãe que ele era procurado,então ela ligou,conversou com ele e avisou o rapaz.Ele se entregou,foi a delegacia e depois de umas horas saiu tranqüilo,encontrou os jornalistas,se desculpou,garantiu que vai pagar o prejuízo e finalizou com uma frase de auto-ajuda:
`Quem nunca errou na vida jogue a primeira pedra ´.

E tudo isso só aconteceu porque ele é rico e branco.Se fosse negro,mulato e pobre a história ia ser bem diferente.
Pra começar a polícia teria invadido sua casa quebrando tudo e se a mãe dele tentasse avisar o rapaz,ia apanhar muito da polícia.A polícia iria atrás dele,ele seria preso e todos os crimes iam cair nas suas costas,desde formação de quadrilha,até porte ilegal de armas e drogas.Ele seria espancando,algemado e apresentado a imprensa como um animal,jogariam ele na frente de todos,obrigariam ele a falar com o Datena e depois iriam garantir que ele é o responsável por todos os crimes que foram cometidos na cidade nos últimos cem anos.

E tudo isso só por ser pobre e negro.Mas branco não fica na cadeia,não é acusado de nada e ainda pode se desculpar para a imprensa.O rapaz branco deve ter tido acesso ao banheiro,se quis ir,alguém deve ter levado um copo de água ou um suco e seus advogados estiveram ali o tempo inteiro para garantir sua integridade física,não foi tratado como animal nem jogado a imprensa,pelo contrário,todos respeitaram o tempo do rapaz,porque ele é branco.

Isso tudo me enoja mais do que qualquer vandalismo.O que esse menino fez é crime e deveria responder como qualquer um responderia.Ele estava sozinho quando quebrou a porta e todos pediam que parasse com isso.Também era o único usando roupas importadas e máscara de gás,importada,porque ele não é qualquer um,ele é branco.

Negro é condenado antes de ser julgado,mas brancos e ricos erraram e se desculpam.Acontece,é rapaz,é jovem e ficou emocionado e quis destruir tudo,mas é boa pessoa,não quis machucar ninguém,tem o coração nobre,porque é rico e branco,branco e rico,dois coisas que no Brasil garantem imunidade.
Fiquei com mais vergonha disso do que dos vinte centavos jogados no transporte,para continuar explorando a população.

Ver um branco rico saindo da delegacia como se fosse uma padaria me fez chorar.Não é isso que eu quero ver no meu país,um vândalo sendo perdoado porque é branco e rico.Ele cometeu um ato de vandalismo e até onde eu sei a justiça julga,não perdoa.
Um rapaz de classe média alta se desculpa diante do seu crime,não paga por ele.

E ninguém responde por isso,se a faculdade desse rapaz tivesse uma noção de ética expulsava ele,mas com certeza agora ele deve ter virado herói lá dentro,contando suas aventuras na delegacia.

Os vinte centavos nunca foram nosso problema mais profundo.Mas essa divisão que nos atormenta desde que o Brasil começou sua caminhada é terrível,assustadora.Ver na televisão o filho do coronel sair de uma delegacia,com a cara mais limpa e cínica do mundo me fez lembrar o porquê da luta nem ter começado ainda.
Não dá pra entender como este país nunca entrou em uma guerra que a bandeira fosse a cor da pele.Muito me surpreende que nunca houve uma guerra de base racial,porque são centenas de anos de abusos,de maus tratos e de aguentar leis que julgam a pessoa pela cor.


Ah,mas ele vai responder legalmente pelo o que fez.Sim,livre,em casa,de barriga cheia e sem nunca ter apanhado da polícia,como um negro teria apanhado.Ele não saiu traumatizado da delegacia,deve até ter ficado em uma sala com ar-condicionado,porque a pele branca resseca demais e eu não sei se a mãe dele teve tempo de levar um creme importado para o rapaz não ressecar a pele,porque foi tão rápido sua passagem pela delegacia que não deu nem tempo de pedir ao restaurante francês para entregar o lanche do moço.

É inacreditável que vimos uma manifestação pacifíca e um filho de coronel destruindo nosso patrimônio e sendo perdoado,quando sabemos que se fosse negro teria sido linchado ali mesmo.

De todas as imagens que vi da manifestação nenhuma me impressionou tanto,negativamente,nenhuma me mostrou tão abertamente como o nosso caminho ainda é longo,não vencemos nem nosso primeiro inimigo,o racismo.E queremos vencer um sistema inteiro.Mas assim fica complicado,porque se nem em um protesto negros e brancos são tratados iguais,como vamos vencer tanta desigualdade se ainda acreditamos que negros cometem crimes e brancos erram?


Iara De Dupont (Sindrominha)

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada por este post: leio sempre seu blog e isso me representou:
não fiz faculfade trabalho desde 17 anos e ontem no centro do RJ fiquei presa dentro da empresa de telemarketing que trabalho. Meus colegas que tentavam ir pra casa ou foram assaltados ou levaram spray de pimenta nos olhos. A empresa n sabia o que fazer pois o bope cercou o centro e era bomba caindo dos helicopteros que sobrevoavam a cidade. Cheguei em cada 00:00 pois metrô e trem não funcionavam. Ao chegar postei no face e veio uma avalanche de in box: Pq vc não foi? Ja estava no centro mesmo, vai no próximo?
Quem são essas pessoas? Brancas e universitárias que ao contrário de mim não pagam contas e não ficaram presas numa empresa de Tmkt que paga um dos nenores salários do país. Não elas querem que eu vá tomar gás no rosto em nome deles.

Anônimo disse...

Verdadeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nunca teremos o mesmo peso e mesma medida para negros e brancos,NUNCA!!! Sinto muito pelo realismo , mas nao teremos,poderemos melhorar tudo nesse país,mas isso esta enraizado,e o pior é que nos acostumamos a isso. Olha,nunca me conformei que em um país miscigenado como o nosso,nao temos uma apresentadora de talk show negra,reporteres,pouquissimos,ha 10 anos atras podiamos contar nos dedos de uma mao.Nos restaurants chiques que fui no Rio de Janeiro NUNCA encontrei um garcon negro,absurdo.Vendedora de boutique tambem nao,nao aceito isso,sao profissoes onde há discriminacao descarada. Nao vejo luz no fim desse tunel.
Bjs

Anna Lara

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...