ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

16 maio 2013

Novela ''Cuidado com o anjo'': estupro é crime





Juan Miguel e Marichui:ela é um anjo que perdoa o estuprador
Trocando de canal hoje vi que as coisas estão piores do que eu penso. Vi um pedaço de uma novela ''Cuidado com o anjo'', não acompanho, então apenas entendi o que estava acontecendo.

Uma moça se casou com um rapaz e por umas cenas de flashback, entendi que a moça tinha um grande trauma, não podia se aproximar de um homem porque quando tinha quatorze anos tinha sido estuprada por um bêbado. Ela não lembrava do rosto dele, mas ao acordar no dia seguinte ao seu casamento percebeu que o estuprador agora era seu marido. Ele era casado com outra mulher, brigou com ela e saiu as ruas bêbado, viu a moça e a estuprou. Fugiu e largou ela ali, mas depois de alguns anos, supostamente viúvo e umas voltas do destino depois (é novela né), eles se encontram e como ela não reconheceu o rapaz acabou se apaixonando e resolveram se casar, apesar do enorme trauma que ela carregava. E foi só na lua de mel que ela lembrou do rosto do estuprador e viu que era seu marido.

Ela saiu correndo do quarto, chorando, desesperada, ele vai atrás, se ajoelha e pede perdão, pelo dia que fez mal a ela, porque não segurou seus instintos e chora loucamente, pedindo a moça desculpas por tudo, inclusive pelo engano, já que ele sabia antes de casar que ela era a moça que tinha estuprado.

A novela é mexicana e o público de lá é de outra faixa etária. A empresa que faz as novelas, Televisa,  trabalha em um sistema antigo conhecido por ''starsistem'', isso quer dizer que a protagonista da novela estampa todas as revistas, grava cds e sai fazendo shows e trabalha em todos os programas da emissora. Para manter esse sistema Televisa se concentra no público jovem, quase meninas e meninos, para sustentar essa máquina. Ao contrário do Brasil onde é comum ver adultas usando roupas e esmaltes de novela, lá é muito comum ver as meninas, adolescentes, iguais as protagonistas de todas as novelas. É basicamente esse público que sustenta a emissora, por isso tudo que vá direcionado a eles tem que ser um produto bem pensado e essa novela me deu arrepios em apenas meio capítulo e pra piorar minha agonia essa novela fez muito sucesso lá e está fazendo aqui.

Voltando a novela, o rapaz se ajoelha e pede perdão. A questão é o seguinte, estupro é um crime e deve ser punido, não é uma questão de ajoelhar e pedir perdão, caso a vítima aceite, isso é problema dela, mas o dever do Estado é punir. O rapaz assume o crime, chora, mas não corre pra delegacia nem se entrega, fica ali se fazendo de bobo.

Estupro não é ofensa, é crime. A cena correta, quase que educativa, seria a moça dizer ao rapaz para se entregar, assumir que a estuprou e depois de ser julgado, condenado e preso, então se ela quisesse que fosse falar com ele, mas não deixar o rapaz assim, assumindo um crime tão grave como se fosse uma coisa sem importância e como se fosse apenas questão de ajoelhar e se desculpar por ter bebido tanto.

Parece então que o estupro é uma coisa besta, que se pode relevar, é só a vítima encher seu coração de amor e perdoar. O estuprador na novela é suavizado por todos os lados, é bonito, rico, como se tudo isso amenizasse o fato dele ser um doente.

E agora, a moça perdoa? Ele chora e diz que estava bêbado, mas isso não existe, o cara pode estar bêbado, drogado, quem estupra é um monstro que a bebida ou a droga trouxe à tona, o que a pessoa é já estava ali, não foi construído com uma bebida.

A mensagem da novela é clara, o amor perdoa tudo e o estupro não é um crime, foi apenas uma noite ruim para os dois. Ela vai perdoar e acabar com ele, casada e com filho, porque segundo a novela  estupro não é tão ruim assim e se a moça é nobre de coração ela vai perdoar, porque o imenso amor que ela sente por ele vai permitir que ela entenda e perdoe o que aconteceu, apesar dos anos que carregou o trauma, mas o amor dele vai curar ela dessa dor. Isso dito a milhões de mulheres, em um país como o México onde a violência doméstica e os estupros tem os mesmos números assustadores que no Brasil.

E já me contaram que tem todo um lado bíblico, o rapaz se chama João Miguel, em referência a um anjo que luta com seus demônios e a moça se chama Maria de Jesus, é a luta do bem com o mal e no fim o amor vence. Babaquice maior perde, estupro ainda é crime, mesmo querendo colocar nesse conceito bíblico, podem desenhar o estupro no meio do que quiserem, de flores, de amor, mas ainda é crime.

Depois quando falo que deveria existir alguém dentro das emissoras para lembrar aos autores que tem coisas que não se podem levar adiante, o pessoal vem me encher o saco e dizer que é censura. Mas querer colocar na cabeça de uma menina que estupro é uma coisa que acontece quando o homem não segura seus instintos e que ela pode perdoar e além disso ainda casar com o estuprador é uma das coisas mais terríveis que já vi em uma novela. E não é culpa dos mexicanos, já vi coisas em novelas aqui que seguem a mesma linha, estupro não é crime, pode ser perdoado e esse perdão só mostra como a mocinha da novela é um ser superior, que conseguiu passar pra frente um incidente humano, quase que banal.

Não, estupro é crime e tem que ser visto como é, não tem algodão doce, não tem homens ajoelhados pedindo perdão, isso não existe, é um crime e dos mais abomináveis, daqueles que merecem perpétua sem direito nem a sair para pegar sol. E eu ainda apoio a castração química de estupradores, se agem como animais na sociedade tem que ser tratados como tal.

Fiquei revoltada, asqueada com a mensagem da novela, ensinando jovens a perdoarem e entenderem a violência como uma coisa que o homem não pode segurar, mas se elas são boas meninas, elas perdoam e serão muito amadas e ainda podem usar seu amor para redimir o homem, assim o estuprador pode ser um exemplar marido, devido ao amor da mocinha, que cuida para que isso aconteça. Usar o amor neste argumento de novela é tão absurdo, que quem escreveu essa cena deveria ser preso (ai, puta que pariu, é censura). Tá bom, mas não vou pagar de gatinha com isso, deveria sim ser preso, porque é criminoso dizer que um estuprador pede perdão a vítima e fica tudo bem.

Mesmo assim eu aviso, estupro é crime, não é brincadeira de novela. Vai chegar (porque justiça divina deve existir) o dia que a mocinha estuprada leve o galã a delegacia e ele seja punido e fique preso, porque os crimes devem ser punidos pelo Estado, não perdoados pelas vítimas. E aproveito pra avisar quem escreveu esse lixo de novela, estupro além de ser crime não tem perdão, caso vocês não saibam.


Iara De Dupont

33 comentários:

Anônimo disse...

Concordei do início ao fim e até compartilhei no face.

Será q o povo não percebe a gravidade disso, estupro sendo tratado como amor verdadeiro?

Cadeia para o Taradão. Onde já se viu, se aborreceu , foi passear no mato e estuprou uma mulher??

Boicote já!!

Iara Sindrominha disse...

Que bom que não fui a única que fiquei revoltada!

Eu recebi um email dizendo que exagero,que fiz drama,é apenas uma novela,nem é tão sério assim.

Mas não concordo com isso,não é apenas uma novela e o estupro jamais deve ser minizado,tem que ser punido.

Muito obrigado por compartilhar o post no Facebook,te agradeço!

Iara Sindrominha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Nossa, que novela escrota!
Deveriam tirar esse lixo do ar!

Anônimo disse...

Concordo com o Blog, isso não existe na vida real, e estupro é um crime hediondo; Se a vítima perdoa, contudo, a punição não se tornaria apenas vingança? Castração química! Os direitos existem para todos, não sei se concordo com métodos tão extremados.

Iara Sindrominha disse...

Independete da vítima perdoar,o Estado tem que cumprir seu dever,se o crime foi cometido,a pessoa tem que ser julgada.

Quanto a castração química ela é menos extremista do que parece,é bem simples,é apenas uma injeção que faz efeito durante seis meses,é um medicamento hormonal para diminuir a libido.Isso permite inclusive que em alguns casos os estupradores (infelizmente)sejam liberados.E apesar de parecer extrema,ela vem sendo muito discutida,porque segundo estudos americanos não existem estupradores de apenas uma vez,ou seja,quem estupra uma vez,estupra duas,três,quatro.Então é importante pensar em alguma solução para esse tipo de crime,porque já se provou que mesmo que fiquem uma decáda presos,na hora que são soltos voltam a estuprar.E a castração química só tem sido testada até agora nos Estados Unidos,não é ilegal,não é violação de direitos.Mesmo assim grupos de direitos humanos tentam barrar a castração,alegando ser perigoso para o prisioneiro,já que ele corre risco de ter osteoporose algum dia.Isso é terrível,que se coloque o direito da vitíma abaixo do direito do estuprador.E por isso mesmo as castrações químicas não podem passar dessa injeção,apenas por seis meses e só podem ser renovadas com autorização do juiz.

Anônimo disse...

Olá, na novela em questão a personagem não foi estrupada,o personagem tentou a beijar oq não é correto tbm mais nesse caso antes de fazer tempestade em copo de água, sei lá, poderia ter ido pesquisar na internet né?

Matheus Santos disse...

estão tratando tudo como normalidade. Apesar que essa novela é mexicana... nem podemos falar nada...

Iara Sindrominha disse...

Infelizmente não foi bem tempestade em copo de agua...rsrs...A novela foi exibida em 1977,a primeira versão dela,e era direcionada ao público adulto,então se manteve a idéia original,a moça era estuprada e depois quem ajudava ela sabia dessa história,como aquela senhora que abrigou ela.Já na versão atual,ela tinha um corte juvenil,então se mantém o estupro,mas os outros personagens não falam disso,eles mencionam apenas o que você comentou que a moça foi beijada a força.Essa censurinha foi para amenizar,mas chega a ser ridículo,porque os personagens reagem,ficam loucos de raiva ao saber que a moça foi beijada a força.Não sei em outros países,mas no México a cena do estupro foi mais clara,aqui pelo o que vi na internet apenas deu a entender.Outra coisa que não se pode esquecer é o horário,a novela passa as 3 da tarde,por isso mesmo o SBT vem censurando constantemente a novela,é só você clicar no google,capítulos censurados de Cuidado com o anjo,e você acha.Então digamos que os personagens dizem que a moça foi beijada a força,mas nesse horário é um público infantil,mas quem é maior entende bem do que a novela está falando.

lila pink disse...

Meninas assito a novela e não é bem assim, ela não chega a ser estuprada. Ele conta ao Padre que não foi bem assim ela acha que aconteceu mais do coisa do que realmente aconteceu. Ou seja ela acredita q foi estuprada mas não foi. Pelo menos é isso que mostrou em algumas cenas.

Iara Sindrominha disse...

Lila,no texto original acontece o estupro,no novo texto é apenas insinuado,mas sinceramente,se coloque no lugar da protagnista,você poderia perdoar um homem que te estuprou ou quase estuprou,ou quis,ou tentou estuprar?A questão pra mim é a mesma,não é um normal um homem que tenta estuprar,a cena é clara,ele vai pra cima dela bêbado e agarra a moça,precisa mesmo estuprar pra ser considerado crime?Não,ainda por cima a moça é menor,só de agarrar ela a força ele já teria que responder por isso,porque é estupro de vunerável.É importante ver o que está atrás dessas cenas,a intenção clara de convencer meninas jovens a serem tolerantes e perdoarem a violência que sofrem,por isso a novela é tão nojenta e perigosa.

Juh disse...

Affz vai assistir direito a novela pra criticar alias nem entendeu direito a a moça a malu que tinha o trauma ela ñ chegou a ser tocada (extrupada) pois o homem joão miguel na novela ñ foi preso pois ele ñ fez nada de mais ela ficou com o trauma porq uma parte da novela o joao miguel fala que ela e tão inocente que pensou que ouve algo a mais do que um beijo ........ Nossa euuuu adoroooooooo essa novela ñ perco um capitulo e nao e escrota como disseram ela e muito legal e bonita a historia e emocionante muito boaaaaaa agora a pessoa escreve falando sobre o estrupo que ouve o estrupo aiaiai nem presto atençäo pra julgar e outra e Novela e legal muito mesmooooooooooooooo

Juh disse...

Affz gentee sabe que nada ver nem presta atenção na novela e fica criticando aiaiai estrupo nada ver a malu nem foi tocada (estrupada) alias muita tempestado no copo d agua e voces que estão fazendo por uma coisa nada ver que nao ocorreu na novela...... Quem assistiu sabe muitoooo bem que o proprio joao miguel na novela se lembra de tudo e afirma ñ ter a estrupado foi um beijo e a malu e tao inocente como tinha 14 anos nao entendia a novela e muito boa a malu na novela com 14 anos nao entendia ha mais olha pro mundo axa que uma garota de 14 anos nao sabe oque aconteceu nunca o mundo as meninas com 14 anos ja teve relaçoes sexuais ou ate tem filho ate com menos idade e nao saber oque e beijar a pelo amor de deus ne ....... E outra quem escrever isso os comentarios so tenho pra falar vai assistir a novela se assistiu neiu vai assistir de novo porque nao prestou atençao nem um pingo e fica ai criticando uma novela tão bonita e inocente que nao passa nada de errada e se tem as pessoas tem oque merece na novela entao assiste pois e muito legallllll e linda nao perco um dia porisso que sei de tudo isso entao presta atencão e assista ok antes de falar mal affz e se tiver axando que nao e isso que aconteceu na novela vai procura a saber ai voces vao ver que eu to falando a verdade :) prontinho deixei oque eu sei e de tudo que pensso sobre isso que acaber de ler que e um absurdo que fala coisa na novela que nem xegou a existir .

Bel Schreiber disse...

Este é uma obra de ficção, certo? Portanto se perdoa, se não perdoa, isso depende da cabeça do autor. Interessante que suscita o debate. Se não se fala nisso, achamos que não existe. Quantas mulheres não são estupradas por familiares e ficam quietas, temendo a "vergonha"? Convivem com o agressor e nada fazem.
O grande problema, na minha opinião, é apresentar uma novela, com uma temática controversa, para um público alvo que ainda está em fase de formação de caráter e personalidade. Adolescentes não estão maduros o suficiente para perceber o que estamos debatendo aqui.

Anônimo disse...

Eu também não gosto da novela mas na verdade ela não foi estuprada pelo cara, ele tentou estuprar ela mas ela quebrou uma garrafa na cabeça dele e ele caiu desmaiado no chão. A cena não foi ao ar pelo SBT mas tem a cena completa no youtube. Enfim, a novela é ruim e ponto :)

Anônimo disse...

Tem algumas pesoas q emxageram falando mal asim eu asisto todo dia i a malu nao foi estrupada Iso é so uma novela gente i ela nao chegou a ser estrupada ele tentou,ai algumas pesoas vem fala que a novela e rui pois eu tenho um recado para vcs vai asistir a novela e presta atençao nu q ta pasando pois vcs fas uma tempestade nun copo da agua.....eu amo esa novela i ela vai fazer muita falta quando acabar ok......

Joane Farias Nogueira disse...

Vc poderia ter feito melhor a pesquisa e saberia q originalmente é estupro ,mas foi amenizado p tv. E mesmo um beijo a forca ainda deve ser visto pelo mesmo angulo :E CRIME!

Joane Farias Nogueira disse...

Tem q avaliar direito é vc. Ela foi violentada sim. Mas parece q novela cumpriu o proposito de fazer as mulheres tolerarem violencia. Vc mesma disse q nem atencao presta...

Joane Farias Nogueira disse...

Sim ela foi violentada... acho q vcs sao ingenuos ou tem deficit de atencao.

Anônimo disse...

A malu nao foi estrupada,ele deu apenas um beijo nela,por ter so 14 anos ela entendeu que ele tento se aproveitar dela

Ady Serpa disse...

Fiquei curiosa com essa novela, pois por incrível que pareça ela está passando novamente. Como estão nos primeiros capítulo dessa reapresentação e eu não assisti da primeira vez que passou eu não estava entendo muito bem, se a personagem Malu havia sofrido mesmo estupro daí comecei a pesquisar e vejo que o cara que a estuprou é o cara com quem ela irá se apaixonar e se casar. Fiquei perplexa! Uma novela que insinua que o estupro é algo natural e que é pode ser esquecido assim facilmente e que os traumas podem ser superados com um simples pedido de perdão! Do meu ponto de vista essa novela não deveria nem ser mais reapresentada, justamente por tentar passar essa ideia de que estupro é normal. E o pior de tudo isso é que pessoas que não tem muita informação só bre o assunto e carregam um certo medo de falar sobre isso deixam de levar pela visão romântica que essa novela tosca passa. É terrível imaginar que uma pessoa que sofreu abuso passe a ver tudo como a novela passa, que o estuprador é cara bom, mas que por seus instintos não conseguiu se segurar e cometeu esse ato asqueroso! Gebte me poupem, mas toda a luta das mulheres durante anos para conscientizar as mulheres a se libertarem das violências que sofrem, abusos.. Etc. Estão sendo violadas com essa novela. Seu texto reflete tudo que eu percebi até oque assisti e li sobre e é um absurdo passarem de novo para tentarem enfiar essa ideia romântica idiota na cabeça das mulheres que estão passando por abusos. Estupro é crime sim e deve ser punido!!!

Anônimo disse...

Eu tbm acho que essas pessoas que estão falando que a malu foi estrupada estão erradas,pois a malu não foi estrupada ,pois na novela MSM o joao Miguel fala que foi um beijo,sq ela acha que foi mais que isso,vcs que acham que ela foi estrupada vai ver a novela direito.vcs nem viram a novela para saberem e ficam ai achando que sabem

Anônimo disse...

Eu tbm acho que ela não foi estrupada

anonimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu assisto a novela e quem esta criticando tem que ver a novela novamente , pois o joao miguel deixa bem claro que foi so um beijo mais ela por ser novinha nao entedeu e acha que aconteceu mais coisas .ela tmb resebeu um beijo roubado do adriano e votou a conversa com ele por ser mais velha e entedeu que nao aconteceu nada mais que um beijo... varias meninas hoje em dia fala que adoraria receber um beijo roubado , e a novela nao ensentiva nada pois deixa bem cloro que ele nao a estrupou entao nao ensentiva as meninas a perdoarem o estrupo , e eu concordo com quem defendeu a novela eu tmb adoro cuidado com o anjo

Anônimo disse...

E tmb a malu foi beijado pelo adriano voltou a conversa com ele e por ser mais velha entendeu que foi apenas um beijo , e varias menias de hoje em dia confeasa que gostaria de recerber um beijo roubado..e a novela nao diz que ela foi estrupada e ele explica que foi so um beijo e nasa mais nao tem pq achar que esta ensentivando algo aki vcs que nao viram a novela direito presta mais a atencao nas criticas que vao fazer , e as que defendeu a novela parabens tmb adoro

Anônimo disse...

Quem das meninas aí não gostaria de ser agarrada pelo gato do João Miguel...Eu queria...Eu deixava...Kkkkkk

Sarah Rebecca Teixeira de Moura Cruz disse...

Concordo com o que você disse, aliás, o Mexico tem um indice gigantesco de estupros, o mais alto da America Latina. E o indice mais alto de sequestro de meninas também. É um absurdo.

Michele de Souza disse...

Em partes eu concordo com esse argumento, agora em outras não! A questão é que estupro é realmente crime, e deve ser punido independente de amor, classe social,etc. Claro que não devemos levar o estupro como causa normal. Mas há algumas coisas nesse argumento que eu discordo, por exemplo na parte que a autora desse texto falou que a bebida e drogas não justifica o monstro que as pessoas são, achei isso totalmente absurdo, pois ninguem nasce monstro, mausão e tal, a bedida e drogas influencia sim e muito no comportamento pessoal, tanto que na novela enquanto estava em sã consciência, ele é um rapaz totalmente meigo, inteligente e honesto. E em relação a novela ela realmente não foi estrupada, ou seja, ele não praticou atos íntimos forçados com ela, ele somente fez beijo forçado o que também foi errado, mas como ela era jovem ela não sabia qual era o sentido das coisas, mal sabia o que era estupro, ou seja, não podemos inventar algumas coisas que não existem, temos que ver e ler o conteúdo da novela pra não haver exageros. E no final do argumento a autora desse texto falou uma coisa que achei absurdo, que estupro é crime e não tem perdão. Que é crime eu concordo plenamente, agora que não tem perdão eu discordo totalmente, as pessoas devem pagar o mau que fizem, mas devem ser perdoadas, todos nós pecamos,quem nunca pecou que atire a primeira pedra, Jesus nos perdoou e pediu pra que nós também perdoassemos, por favor tanta ignorância não!

Emilly Vitoria disse...

Gente ele tava bebado,eh óbvio q estrupo eh crime , mas n Tem necessidade de fazer tudo isso!
Nn, a novela n eh escrota ! Se a novela eh escrota a Vida eh totalmente ridicula, porq nessa novela existem coisas que acontece na Vida real, existem pessoas chantagistas, existe pessoas crueis Como a Estefania e Tia Dela . Mas quando as pessoas decidem que vão mudar, Quando elas querem mudar e quando elas passam a Ter fé em Deus tudo eh possivel, João Miguel conseguiu mudar , Sabem Porq? Porq ele teve fé em si mesmo e conseguiu subir na Vida, conseguiu dar Um passo!
Aah Já ia Esquecendo ! Quando a pessoa Se arrepende De coração como ele eh possivel perdoar ainda mais Quando a pessoa mostra ser um Cara legal, mesmo com todo seu dinheiro ele n eh nariz Empinado ele eh humilde . !
Ele só quis mostrar a ela que ele tinha Mudado , eles Se amavam e acredito que um dia a Malu vai Perdoa - lo por tudo que ele fez!
Eu acompanho a Maite Perroni desde que a novela
" Rebelde Mexicana " foi pro ar pela Segunda vez, desde meus 10 Anos ou 9 e hoje Eu estou acompanhando com 12 Anos a novela " Cuidado com o anjo " Que eu Já estou Amando muuuito De ver!
Não vim Aqui pra criticar ninguém , afinal quem Sou Eu pra julgar ou criticar Alguém néh? Não Somos perfeitos !
Só vim Aqui pra deixar Meu comentario Porq Achei o post interessante! rss
Tenham Um ótimo 2016

Iolanda Tavares disse...

Na história original foi estupro sim, mas pensando no público e como foi adaptado para a TV o drama se baseia em um beijo forçado, a moça desmaiou de medo e quando acordou achou que tinha sido abusada!

Iolanda Tavares disse...

Na história original foi estupro sim, mas pensando no público e como foi adaptado para a TV o drama se baseia em um beijo forçado, a moça desmaiou de medo e quando acordou achou que tinha sido abusada!

Anônimo disse...

Me lembrei agora dos VERDADEIROS, ORIGINAIS CONTOS DE FADAS.

E sim, os ORIGINAIS era escritos exatamente às crianças e adolescentes para que elas arranjassem um marido, e fossem submissas à eles.

Pesquisem, em especial, CONTOS DE FADAS ORIGINAIS.

BRANCA DE NEVE

A BELA ADORMECIDA

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...