ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

16 março 2013

Prefeitura de São Paulo: beijo no coração de vocês!





Moro perto de um parque. Dizer ''parque'' mostra o quanto sou uma boa pessoa, generosa e meiga, porque aquilo ali não é parque nem aqui nem no fim do mundo, é uma espécie de depósito estranho para gente esquisita. Não tem manutenção, as plantas crescem sem direção, o lixo é jogado ali, os brinquedos estão quebrados.

Talvez a única coisa que esse parque oferece de positivo a sociedade é a certeza a todas as mães que seus filhos são resistentes e imunes a qualquer bactéria. Tem uma espécie de tanquinho de areia, a coisa mais nojenta que eu já vi, tão nojenta que o parque abriga uns gatinhos que não passam perto desse tanque de areia nem por decreto, imagina, se um gato tem nojo é porque ele sabe o que tem ali. Mas as crianças não sabem e seus pais parecem ignorar o perigo, vejo crianças se jogando no tanque, depois levam as mãos a boca, brincam com seus potinhos e baldes e se jogam na areia, que tem ali pelo menos sem ser trocada uns cinco anos, tem gente que me garante que mais. E não tem nem onde lavar as mãos.


Sempre vejo o parque como outro carimbo do descaso do poder público com meu dinheiro, uma comprovação real de que realmente meu dinheiro serve apenas para sustentar políticos e seus bordéis.

E hoje caminhando perto do parque vi ele cheio de caminhões, o meu primeiro pensamento foi capitalista, pensei que com certeza o espaço tinha sido vendido ao setor privado, então resolvi ir lá para investigar.
Fui e perguntei e qual minha surpresa com a resposta, é que amanhã o parque vai mudar de nome, só isso, vai ter cerimônia e tudo, acho que até vai o prefeito.

Mas que coisa interessante! Em uma tarde foram três caminhões da prefeitura, em questão de horas pintaram os bancos, colocaram aparelhos de ginásticas novos e limparam tudo com alguma substância tão forte que o chão até brilhava. O mato sumiu, apareceu um lindo jardim até com rosas. Até lixeiras colocaram com o símbolo de São Paulo.

Por conhecer por ali sei que as pessoas que frequentam o parque não cuidam nada, destroem mesmo, cansei de ver pessoas arrancando plantas e quebrando árvores, mas verdade seja dita, o que custa para a prefeitura fazer isso uma vez por mês? Eu pago tantos impostos, um pouco do meu dinheiro pode pagar essa manutenção todos os meses.
Ele ficou tão limpo e lindo com suas rosas que parecia um parque holandês, desses que aparecem em capa de revista. Mas como tudo no Brasil é só pra amanhã, de tarde com certeza tudo será levado e logo as pessoas vão entrar e detonar o que resta.

Pessoas têm que ser educadas para usarem os espaços públicos, mas o governo também não ajuda ao abandonar tudo. Dá uma revolta enorme ver que poderiam ter feito isso antes e manter o parque assim, sem precisar transformar o lugar em um depósito de lixo.

É cansativo ver a pouca vontade política aqui, as pessoas que dirigem uma cidade não se sentem responsáveis de nada, nem de cuidar dinheiro alheio.
O parque representa o que já conhecemos, se existe um compromisso, porque finalmente políticos são nossos funcionários, as coisas funcionam, caso contrário que explodam.

Mas é só um parque abandonado! Não é só um parque abandonado, é um país inteiro que não tem um espaço público decente nem serviços que prestem, mas têm os cofres cheios. Me senti uma idiota olhando para o parque sendo arrumado, como se meus direitos de cidadã não valessem nada, aquilo só foi limpo porque o prefeito vai amanhã, não porque eu pago meus impostos ou tenho direito a ter esse parque limpo. Nunca me senti tão invisível nesta cidade, aquele parque também é meu, eu sustento aquela merda e ver que pegam meu dinheiro e só usam quando querem me fez sentir uma formiga, daquelas que está bem no fundo do parque e não tem direito de dizer nada.


Iara De Dupont

Nenhum comentário:

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...