ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

29 março 2013

Páscoa: a indústria conta com a nossa imbecilidade




Nem todas as idéias são brilhantes. Hoje tive uma que beirou na estupidez, fui comprar umas coisas nas Lojas Americanas. Chegando lá vi uma multidão, então pensei que poderia ser uma boa oferta, às vezes tem e fui lá. Mas não tinha oferta nenhuma, é véspera de Páscoa e as pessoas pegavam os ovos como se fossem de graça.

Há semanas que vejo campanhas virtuais para não comprar ovos, devido ao preço alto, é melhor comprar as barras de chocolate. Até criança pode entender isso, mas parece que ninguém entendeu.

Os comerciantes trabalham com a ideia de que podemos comprar o ovo apenas uma vez por ano, por isso todos surtam e saem comprando, pela sensação de que só podem ver e ter o ovo nesta época do ano, somos envolvidos emocionalmente na sensação de que temos apenas ''uma'' oportunidade para comer esse ovo. Somos manipulados pelas cores, brilhos e quem pode negar? É lindo de ver aquele monte de ovo de chocolate, dá vontade de comprar mesmo, é o impulso humano outra vez sendo controlado pela indústria.

Mas além da maldade da indústria e da agilidade do comerciante, temos que contar sempre com a eterna imbecilidade do consumidor. Ninguém sai comprando o que quer com dois anos de idade, precisa ralar pra chegar lá e se não valoriza seu dinheiro, quem pode ensinar isso?

O ser humano se deslumbra com o brilho, as pessoas entram nos corredores de supermercado e tudo ali brilha, todos os ovos ficam em cima, como se fosse um teto de chocolate. Tudo ali é pensado para fazer milhões de ovos de péssima qualidade venderem como pão quente.

Já li várias vezes aquela famosa história dos espanhóis que davam aos índios no México espelhos em troca de ouro, os índios não conheciam os espelhos e ficavam fascinados. Mas o que essa história mostra mesmo é a noção de valores de cada um, os espanhóis se achavam muito espertos trocando espelhos por ouro, mas as pedras de ouro era para os índios coisas de todos os dias, sabiam os rios onde elas estavam e para eles eram pedras, só isso, para os índios eram os espanhóis os trouxas, trocando espelhos por pedras que eles achavam aos montes.

Mas os consumidores brasileiros não sabem mais o valor das coisas, todos os anos as empresas fazem os ovos menores e a embalagem maior. E os brasileiros continuam comprando como se tudo fosse barato.
Na fila eu fiz as contas mentalmente, pelo menos cada pessoa ali ia gastar cem reais, em ovos lixo, vão contaminar mais ainda o planeta com aqueles malditos papéis coloridos. E para que?

Eu sou uma viciada em chocolate, mas me recuso a gastar tanto em ovos, prefiro comprar por quilo ou por barras, mas não vou pagar cinqüenta reais a mais por um papel colorido, posso comprar esses papéis na papelaria.

Minha conclusão é positiva, estamos muito bem como país, se levamos em conta que não sabemos nem fazer uma simples conta, as pessoas não percebem que são roubadas pela indústria, que os ovos estão pequenos e de qualidade ruim, se ninguém repara nisso e ainda passa o cartão e paga quarenta reais por ovo, então Deus é brasileiro mesmo, só ele deve saber como estamos em um ponto bom, levando em conta que nem pegando o ovo de chocolate na mão percebemos o roubo. Diante da nossa imbecilidade até para consumir um simples ovo de páscoa, então somos cuidados por Deus mesmo e isso até explica porque não sabemos votar. Mas estamos protegidos pelos deuses e pelos anjos, porque um país que não percebe nem quando roubam sua comida, não tem muito futuro mesmo. Para que não sabe escolher nem um chocolate, até que estamos bem na fita.


Iara De Dupont 

4 comentários:

Carolina disse...

É realente absurda a diferença de preço! Na minha família, para os adultos, não compramos mais ovos há um tempo. No entanto, para as crianças ainda não achamos outra opção.
Bjos,
Carol

Iara Sindrominha disse...

Carol,mas vou te contar,eu vi os adultos idiotizados..parece que nunca tinham visto ovos de Páscoa..quanto a criança elas são super massacradas pelos meios e com aquela história de brinquedo no meio do ovo,não tem jeito mesmo,a criança pede e não é justo deixar ela traumatizada sem ovo por culpa da mídia...

Carolina disse...

Tem toda razão. Iara, esse feriado aconteceu uma coisa inacreditável e lembrei tanto de um texto que vc postou aqui há alguns dias (um que fala que não desconfiamos de pessoas que parecem muito meigas, muito boas. Depois escrevo para te contar.
Beijos,
Carol

Schmetterling disse...

É chato comentar post atrasado, mas...rs.
Eu compro apenas um industrializado pra minha filha. Ela escolhe o que quer, mas é um só. E com apenas um pouquinho de jeito, fazemos ovos, bombons e pirulitos. Nos divertimos (ela tem 9) e temos muito mais chocolate por menos, e ainda ganhamos a diversão. Não ficam lindos e perfeitos, mas ficam deliciosos e ela tem o maior orgulho de dizer: Eu que fiz...

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...