ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

04 fevereiro 2013

Santa Maria:na dúvida use o bom senso





Bom senso não vende na farmácia,mas é bom usar
Diante de muita enchação de saco e pedidos para entrar em sua sala um editor e apresentador de televisão grudou na porta um cartaz- `Na dúvida use o bom senso ´.
Parece babaquice,mas isso deveria vir tatuado em todos os seres humanos,já que as vezes não precisamos pensar muito,é só usar o bom senso.
Vendo mais detalhes da tragédia de Santa Maria,onde uma boate,Kiss,pegou fogo e matou 237 jovens,lembrei dos meus tempos de boate.Não sou fã,porque tenho claustrofobia,mas sempre acabava indo com minhas primas,que adoravam o programa.Fui a várias e posso jurar de pés juntos que nenhuma tinha nem saída de emergência,nem luzes para mostar o caminho e todas estavam sempre lotadas,acima de sua capacidade.Sei disso e lembro todos os detalhes porque durante anos tive síndrome do pânico,é matematicamente impossível até hoje que eu entre em um lugar sem procurar a saída mais perto.É quase instintivo,sempre marco isso na minha mente,por isso comecei a lembrar que a maioria desses lugares não tem nem janelas nos banheiros.Só lembro de saída de emergência em cinemas de shopings e teatros de lá também,o resto,não lembro,conheço quase todos os teatros de São Paulo e poucos trabalham em dia com isso,talvez os grandes,patrocinados por bancos e com grandes musicais tenham tudo em ordem,mas os pequenos não tem nada,nem extintores funcionando.
Se eu tivesse uma filha hoje não deixaria ela ir a uma boate,nem na Suécia,porque eu fui muito,mas depois dessa tragédia percebo a falta de bom senso da minha parte,em me enfiar em um lugar com potencial de incendiar,na minha época era permitido fumar,cheio de pessoas e escuro.
Não adianta ter alvará,bombeiro,a lógica é realmente o que aconteceu em Santa Maria,enfiar mil pessoas em um lugar com uma porta é pedir para que uma tragédia aconteça,se fosse um terremoto ninguém teria tido tempo também de fugir ou tivesse se inundado,a mesma coisa,sem portas ninguém consegue fugir,aquilo era praticamente uma caixa blindada,como quase todas a boates que eu conheci,não lembro de nenhuma com mais de uma porta ou janelas.
Mas bom senso não é uma característica comum nas pessoas,que comem em restaurantes,mesmo sabendo que a fiscalização não prensa ninguém e as medidas de higiene são sempre suspeitas.Um amigo me dizia que o auge da cretinice é comer peixe longe do mar e boi fora de fazenda,dando a entender que a conservação de carnes sempre é uma coisa que exige muito cuidado e não temos como saber se as empresas tiveram esse cuidado.
Depois de Santa Maria não pretendo nunca mais colocar os pés em uma boate,nem na Suécia,já que são estabelecimentos planejados para que de um jeito ou outro alguma coisa dê errado,simplesmente porque não usam o bom senso em nada.
E no Brasil isso vale para tudo,restaurantes,cinemas,tudo,eu posso falar de boca cheia sobre isso,porque tive muitos ataques de pânico em diferentes lugares e nem por isso consegui sair facilmente,sempre tinha que convencer alguém da segurança,já passei por uma situação onde um amigo ficou no lugar e se comprometeu a pagar minha comanda,se me deixassem sair,mesmo assim não pude sair.
Infelizmente as coisas que exigem bom senso não são divertidas.Eu adoro montanha russa,mas meu pai tem razão quando diz que tudo ali é desenhado para dar errado,centenas de pessoas,a não sei quantos quilômetros por hora,em um brinquedo que ninguém sabe se passou por manutenção.
Santa Maria mostrou que não temos que confiar em nada,principalmente no bom senso alheio,não é porque estamos pagando que alguém pensou na nossa segurança.
Lugar fechado,com centenas se pessoas,bebidas,fogos?Onde podia dar certo uma coisa assim?Na porta de uma boate,de um restaurante,de um cinema,só resta mesmo pensar duas vezes,na dúvida use o bom senso.

Um comentário:

Lakrizia Hamlet disse...

Ola!!!! E querem arrumar um bode expiatorio pra isso,de preferencia pessoa fisica,um dos socios foi preso,abusurdo isso,deveria responder em liberdade,quer apostar como nao vai sobrar pra nenhumna autoridade?

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...