ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

16 dezembro 2012

Quem não é sozinho?






Tem coisas muito difíceis neste mundo. Muito mesmo. Uma delas é aceitar que a solidão é uma condição do ser humano. Debaixo do nosso manto de hipocrisia e relações sintéticas estamos sozinhos.

Quem nunca se pegou no meio de uma reunião, com pessoas íntimas e de repente não pode nem explicar o que faz ali? Parece que cada um fala um idioma e ninguém se entende.


Como a maioria das pessoas sou ótima no convívio social, também posso passar horas falando sobre nada e mascarando meus problemas e ninguém percebe, assim como eu não percebo a dor do outro.


É claro que em algumas situações podemos imaginar o que as pessoa passam, mas finalmente elas passam aquilo sozinhas.

Também gostaria de olhar no espelho e não sentir isso, também gostaria de acreditar que alguém possa entender o que eu sinto, mas sei que não é assim.

Tem uma revista americana que publica cartas de leitores, contando suas histórias. Lembro bem de uma que reflete muito do que penso. Uma mãe tinha perdido seu filho e um dia comentou com uma amiga que no dia do enterro da criança ela entrou no seu quarto e as roupas estavam separadas e os sapatos lustrados. Então a amiga disse que uma vizinha tinha feito isso ao saber da tragédia, como achava que não podia dizer nada para consolar a mãe, resolveu agir, e entrou na casa e separou a roupa do enterro.


A mãe resolveu ir com a vizinha perguntar sobre isso e a vizinha confirmou, disse que era uma pessoa que não sabia se expressar e pensou que o melhor seria ajudar em alguma coisa, já que não há nada para dizer a uma mãe que perde um filho.


Então a mãe agradeceu e disse que nunca esqueceu disso, que no meio do enterro, do velório as pessoas se aproximavam e diziam o quanto sentiam, como se aquilo mudasse alguma coisa ou amenizasse a dor. Na verdade todas são palavras ao vento, não fazem muita diferença. A vizinha teve uma lógica simples, a mãe seria obrigada a entrar no quarto e separar uma roupa para enterrar o filho, ela apenas tirou essa pedra do caminho.


Atitudes são a melhor coisa, principalmente quando sabemos o sozinho que estamos. Porque ninguém pode entender a dimensão da dor do outro, nem conhecer seus traumas. Ninguém sabe o que as pessoas fazem para sair todos os dias da cama, nem o que escondem na alma.


Por ter tido durante anos síndrome do pânico e ter escondido isso de todo mundo conheço bem essa solidão que corroí, que te afasta e te faz ficar quieta no meio do barulho.


Às vezes não dizer nada é respeitar a dor da pessoa. E às vezes dizer alguma coisa não adianta muito.

É a pior parte de ser uma pessoa neste mundo, a solidão que carregamos, fingindo não carregar, achando que apenas porque temos família, alguém na nossa cama e amigos no bar estamos cercados de pessoas que nos entendem e sabem bem as dores que passamos. Mas ninguém sabe e muito menos sabem lidar com as suas.

A solidão é o pesadelo da condição humana, sabemos no fundo que estamos sozinhos, procurando por espelhos, tentando nos refletir em qualquer coisa, para não sentir que estamos tão sozinhos.


Já quis durante muito tempo que tudo fosse diferente e fiz o que deu pra fazer para mudar isso. Mas cansei de quebrar espelhos e cair em abismos. Aceitar que ser sozinho é parte do caminho talvez acalme a alma, diante do inevitável,como diziam os astecas, só resta uma coisa, o inevitável.


Iara De Dupont


4 comentários:

Anônimo disse...

adorei o blog. acabei de conhecer e estou lendo vários posts. voltarei mais vezes, com certeza. beijos e até breve

fernanda

Cintia Diedrich disse...

Querida, somos sozinhos sim, mas por ironia, no fim somos todos iguais...

Poeta da Colina disse...

Todo mundo precisa encontrar a si primeiro.

Anônimo disse...

Tb acredito que somos sozinhos. Procurei algo sobre o assunto e achei seu post. Diz muito do que eu penso...

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...