ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

08 novembro 2012

Esse cara sou eu (que manda queimar livros)



Roberto Carlos,achando que é a mão de Deus
Muitos anos atrás alguém me disse que o Brasil era um país espiritualmente evoluído,por isso estaria protegido da fúria celestial,caso houvesse o dia do juízo final.Até o fato de Chico Xavier ter nascido aqui conta a nosso favor.
E estou acreditando nisso,vejo no brasileiro uma capacidade de perdão que não existe em nenhum outro lugar.Popularmente falamos que o brasileiro não tem memória,mas  acho que deve ser uma maneira de expressar seu espírito desapegado de valores mesquinhos.
Tudo é possível aqui,tudo se reconstrói sem grandes mágoas.Deve ser o único lugar na Terra que alguém pode matar outra pessoa,com todos os agravantes,ficar apenas seis anos na cadeia e depois sair e virar pastor.E ainda tem seus fiéis,prova que muitos brasileiros não guardam ressentimento e perdoam até crimes hediondos.
E não lembramos de nada,nada mesmo,como se de noite os anjos limpassem nossas almas de qualquer ódio.Somos tão puros ao acordar que nem sabemos bem o que foi a ditadura,não pressionamos o governo para julgar os culpados.
E talvez somos tão limpos de sentimentos ruins que não percebemos atitudes arbitrárias.
Agora Roberto Carlos lançou uma nova música `Esse cara sou eu ´,como virou tema de novela rapidamente se converteu em uma febre,até crianças cantam a música.
Roberto tem uma sólida carreira de mais de quarenta anos,mas nos últimos andava meio carente de um grande sucesso,como este está sendo.
Eu nunca fui fã de Roberto,mas sempre respeitei sua trajetória,até 2007,quando ele foi capaz da coisa mais horripilante para pessoas como eu,mandou queimar livros,como se fosse o Papa no meio de uma inquisição.
Em 2007 um escritor,Paulo César de Araújo,um fã de Roberto,escreveu uma biografia sobre ele.Roberto não gostou,dizem que foi por uma linha sobre sua vida pessoal,nada que manchasse seu nome,mas ele não quis nem saber e processou.Ganhou o processo,o livro foi recolhido das livrarias,mesmo sendo um sucesso de vendas,graças ao bom trabalho do escritor e da fúria de Roberto.E assim 11 mil exemplares foram devolvidos ao armazém.Quando Roberto soube disso mandou incinerar na hora,como se fossem provas de algum crime.
E tudo isso com um livro que era a favor dele,um livro escrito por um fã.Roberto já tinha tido um comportamento parecido,quando em 1986 apoiou o então presidente José Sarney para censurar um filme de Jean Luc Godard, `Je Vous Salue Marie ´.O empenho de ambos foi recompensado e o filme foi proibido no Brasil e hoje Sarney exibe orgulhoso uma carta que recebeu de Roberto Carlos parabenizando-o pela censura.
Mas nem isso parou a fúria de Roberto.Tempos depois um jornalista Ruy Castro escreveu sobre as namoradas do rei,uma coisa sem nenhuma importância e foi processado por Roberto.Ruy é um dos escritores mais importantes e tem no seu currículo grandes biografias,nas quais levou processo dos familiares,como por exemplo da família de Garrincha,as filhas conseguiram tirar o livro de circulação,mas depois Ruy ganhou uma liminar e o livro voltou as livrarias,e é até hoje uma das maiores biografias de uma figura pública brasileira,um livro que deveria ser recomendando em todas as escolas de ensino fundamental,já que ainda vivemos nesse paradigma de grandes estrelas de futebol que resultam em grandes tragédias pessoais.
Colocada em aspectos mundiais o processo que Roberto moveu contra seu fã é deprimente,típico caso Brasil,o sítio.
Grandes figuras internacionais,rainhas,políticos,todos tem tido sua vida esculhambada em biografias e ninguém abriu a boca.Só Elvis Presley tem mais de mil biografias publicadas no mundo inteiro e a família não processou ninguém.
Este ano no meio da campanha presidencial saiu uma biografia da mulher do presidente Obama,Michelle Obama,descrita no livro como fria,calculista e manipuladora,mesmo o livro saindo no meio da campanha ela não processou nem mandou incinerar nada.
A rainha da Inglaterra Elizabeth tem tido livros publicados sobre sua vida,sobre seus pais,seu tio,seus filhos,sua nora Diana ,e poucas vezes são livros de fãs.Mesmo assim o silêncio impera e ela não processou ninguém.
É tão assustador isso que aconteceu,de mandar incinerar os livros,que não existe nenhum registro de nenhuma grande figura que tenha feito isso,antes de Roberto ninguém no mundo perseguiu um escritor e mandou incinerar o livro.
Mas os dias de fúria de Roberto Carlos estão com os dias contados.Circula desde 2009 um projeto de lei contra censura em biografias e o escritor Paulo César Araújo já avisou que assim que essa lei sair ele vai publicar de novo a biografia de Roberto,mas agora com um capítulo extra,contando a verdadeira face do Rei.
E quem lembra desse episódio?Ninguém! A música de Roberto está em todas as paradas,como se ele merecesse essa honra,como se ele fosse digno de um sucesso,um homem que foi capaz de dar uma ordem de incinerar livros,como se fosse o século XVI e ele fosse da Igreja Católica,perseguiu o escritor e prejudicou ele economicamente,exatamente como faz a Igreja quando alguém publica o que eles não querem,fazem isso desde que existem,jogam todos os livros que vão contra seus pensamentos em fogueiras e rezam,mas antes fazem questão de transformar a vida do autor em um inferno.
Não importa sobre o que é o livro,nem sobre quem,mas não se queima um livro nem por erro.Ninguém tem o direito de fazer isso,ninguém pode censurar o trabalho alheio.
Roberto fez isso com o trabalho de um fã,o que mostra exatamente o contéudo de sua alma,imagina se tivesse sido uma crítica,o escritor teria tido o mesmo destino de outros autores durante a Inquisição.
E agora aparece meigo cantando `Esse cara sou eu ´,só faltou escrever  a frase direito `Esse cara que manda queimar  livros sou eu ´.....

2 comentários:

Anônimo disse...

Vim, para dizer que, não acredito, e nem há provas, de que o Roberto tenha mandado queimar esses livros. O Roberto sempre tem sido vítima de críticas destrutivas, de ódios políticos, de grandes invejas. Sou portuguesa e vivo em Portugal, e o que tenho para vos dizer é o seguinte: Eu tenho essa biografia por ele proibida. que adquiri quando estive aí no Brasil, que por um acaso, foi na semana que antecedeu à sua retirada das livrarias. Vim para Portugal satisfeita por ter conseguido ficar com uma mas, qual não foi o meu espanto, quando algum tempo depois a vi à venda nas livrarias portuguesas, aos montes... quantas eu quisesse!! Esses livros, se ainda não se venderam todos, pois há um ano atrás ainda podia comprar quantos me apetecesse, eles foram enviados para aqui (Portugal), para se poderem aqui vender sem restrições. Agora eu nem sei, se o próprio autor não saberá, e até, se não estará a receber dinheiro pela sua venda, e tudo com a conivência e ajuste, do Roberto e do próprio Paulo Cesar de Araújo, e da editora Planeta * Contacte a Fnac Portuguesa, por favor, para adquirir o livro, se ainda não esgotou.

Anônimo disse...

Mesmo que seja verdade que ele tenha mandado queimar os livros, não podemos nos esquecer do direito à imagem consagrado na Constituição Federal Brasileira que proíbe a publicação de livros, imagens, etc, sem a autorização da pessoa em destaque. Publicaram um livro relatando toda sua vida, sem que ele autorizasse, era direito dele fazer isso. O autor do livro deveria, antes de publicado o livro, tentar a autorização do 'Rei', sob pena de tê-los tido retirado do mercado... e foi o que exatamente aconteceu.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...