ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

21 setembro 2012

Virgem de Guadalupe, me desculpe, mas eu vou contar...




Virgem de Guadalupe,a mais poderosa de todas
Um amigo estava revoltado hoje com a entrevista de Celso Russomano no SPTV, onde o candidato a prefeitura de São Paulo discutiu ao vivo com o repórter César Tralli.
Meu amigo é evangélico e garante que tudo o que aconteceu foi porque a Globo é ligada a Igreja Católica e fica promovendo o Padre Marcelo Rossi, por isso detonou o Celso Russomano, que pertence a um partido dirigido por evangélicos.
Ele disse-Isso é guerra religiosa!

Não defendo a Globo, mas nem tudo é o que parece ser. Em muitos aspectos políticos, sociais e religiosos em termos de comunicação em  massa a Globo ainda é amadora, não é tão esperta quanto parece.


Por isso prometi ao meu amigo vir aqui e contar a melhor história que conheci até hoje sobre as sombrias ligações das emissoras com as igrejas, neste caso a Igreja Católica.

A emissora Televisa foi fundada na Cidade do México por Milmo Azcárraga e tem ligações mais estreitas com o poder do que a Globo e uma aliança muito mais sólida com a Igreja Católica.

Quem acha que o Padre Marcelo Rossi e todas aquelas chatices de missas são invenções da Globo é porque não sabe como os profissionais agem.


Em 1968 uma grande crise atingiu o México,como em todo mundo, jovens se rebelaram e começaram a questionar todos os valores. Nessa época apareceram livros e rumores de que a Virgem de Guadalupe era invenção dos espanhóis para dobrar os mexicanos depois da conquista.
Esses rumores existiam a séculos, mas pegaram uma força enorme. A Igreja Católica, desesperada com a fuga de fiéis pediu ajuda a Milmo, o dono de Televisa.

Juntos decidiram uma coisa inacreditável. Mudariam a Igreja da Virgem de Guadalupe de lugar. O problema é que a Igreja tinha sido construída onde o índio Juan Diego disse ter visto a Virgem, onde aconteceu a famosa visão, registrada em livros, quadros, músicas e filmes.

Mas isso foi logo resolvido, mudaram a história, mandaram reescrever tudo que tinha sido dito, inventaram uma história de constelação, as estrelas que marcavam o lugar exato aonde a Virgem tinha aparecido, falaram que o terreno da igreja anterior estava afundando e construíram uma igreja maior, visando espaço para carros e lojas. Televisa pagou grande parte da construção e recebeu em troca parte dos lucros da venda dos produtos e o direito de usar a igreja e transmitir suas cerimônias.

Em troca a Igreja Católica ficou com a outra parte dos lucros e conseguiu o que queria, um trato para que dali em adiante a Virgem de Guadalupe tivesse o tratamento que merecia em televisão.

Isso quis dizer que ela foi incluída na programação, desde esse dia todas as novelas mexicanas fazem menção a ela, principalmente as mocinhas, que segundo as regras internas tem que aparecer em cenas chorando, desesperadas, pedindo ajuda a Virgem, e quando estão bem aparecem agradecendo.

Não existe novela no México que a Virgem não seja mencionada, existe até uma cláusula entregue aos autores, para que não errem no número de aparições dela nas novelas.


Todos os artistas de Televisa são obrigados a dizer que são ''Guadalupanos'', que significa devotos da Virgem.

No dia do aniversário da Virgem, 13 de dezembro, Televisa faz uma missa com seus artistas e transmite a todo o país, desde que começa o dia até a meia noite, se colocam vários avisos para lembrar a todos que é aniversario da ''Morenita',' apelido carinhoso dela.

E tem gente que acha que a Globo fica empurrando o Padre Marcelo! A Globo não sabe nem capitalizar o poder da Nossa Senhora, imagina de um padre!

Queria ver se todas as mocinhas das novelas tivessem que ser devotas de Nossa Senhora da Aparecida.
Quantas protagonistas no Brasil apareceram ajoelhadas metade da novela rezando para Nossa Senhora da Aparecida? Alguém viu a Porcina de Roque Santeiro, pedindo ajuda a Nossa Senhora?
Quem conhece algum artista que seja obrigado a dizer que é devoto da Nossa Senhora?
E ainda no dia do aniversário da Virgem de Guadalupe artistas são obrigados a gravar um depoimento, contando algum milagre que a Virgem fez na vida deles.

Eu adoro a Virgem porque morei uma época no México e de tanto ser manipulada emocionalmente todos os anos choro no aniversário dela, choro quando aparece e todos cantam, ela é uma super estrela, tão estrela que tem sua imagem em todos os corredores de Televisa.


E ser usada e explorada a exaustão por uma emissora não tem nada a ver com a história dela, realmente é um capítulo aparte, merece mesmo toda a devoção que causa e só quem é devoto entende a magnitude dela, por isso mesmo causa revolta ver como ela foi usada de moeda de troca entre Televisa e a sempre sórdida Igreja Católica.


Do Padre Marcelo sei pouco, nunca assisti uma missa dele, e da Nossa Senhora de Aparecida não sei a história. Sei a da Virgem de Guadalupe, mas porque todos os anos me contavam e passam tantos filmes sobre ela que a gente acaba decorando.


Mesmo apoiando o padre e a Nossa Senhora de Aparecida a Globo não tem um terço dos lucros que Televisa tem, com tanto comércio, é tão Roque Santeiro a situação, tão Zé das Medalhas que as únicas velas vendidas na Igreja pertencem a uma empresa de Televisa.

Enfim, a Globo manipula, vende e apóia, mas ainda é principiante e amadora no esquema religioso. Faz pelo menos trinta anos que a Televisa explora a Virgem de Guadalupe e aqui a Nossa Senhora não ganhou nenhuma  participação grande em novela, ainda.

O que aconteceu hoje no SPTV foi uma pataquada, o repórter fez umas perguntas e Celso surtou, assim como todos os políticos surtam quando pisam em questões sombrias de sua administração. Respondeu mal, mas não teve nada a ver com religião, fosse o que fosse, qualquer político brasileiro pula fora da panela quando questionado. Ou alguém conhece algum político que responda claramente as acusações que aparecem? Nenhum, caso contrário seria um milagre da Virgem de Guadalupe.



Iara De Dupont



2 comentários:

Carolina disse...

Lindo o post, Iara!
Beijos,
Carol

Thais de Fátima Vaz disse...

Realmente a Globo não capitaliza nem metade do que poderia capitalizar com religião e outros produtos... mas teve na Globo a novela "A Padroeira", sobre N. Sra. Aparecida... não assisti mas dizem que é baseada num romance do José de Alencar, "As Minas de Prata", e narra a história da aparição e culto da santa...

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...