ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

26 setembro 2012

Rosário(Cheias de Charme)não escapou do machismo



Penha,Rosário e Cida

Desde que a novela `Cheias de Charme´ começou a personagem Rosário ( http://sindromemm.blogspot.com.br/2012/06/rosario-e-inacio-cheias-de-charme-o.html )  era uma das mais definidas.Era uma moça simples,mas ambiciosa,trabalhadora e com os pés no chão.
Teve o azar de encontrar no seu caminho um benhê que a azucrinou um tempo,mas ela foi rápida e dispensou o rapaz.
Então se dedicou a realizar seus sonhos.Com outras duas amigas,Maria da Penha e Maria Aparecida fez o trio das `Empreguetes ´,mas logo percebeu que a única com vontade de trabalhar sério era ela,as outras iam no embalo.
Assim e por intrigas alheias,o trio se desfez.Tanto Penha como Cida se dedicaram aos seus Romeus,viviam os capítulos sofrendo com um ou outro,não faziam mais nada da vida e não pareciam ter planos a futuro.
Já Rosário investiu em uma carreira solo e continuava sonhando e correndo atrás.
Se fosse uma novela sueca,terminaria com Rosário sendo elevada a maior estrela do mundo pop,a garota que trabalhou e conquistou seu lugar.
Mas é uma novela latina,que serve aos interesses do patriarcado que gosta de manter a ordem e a imagem da mulher que se submete a sociedade.
Mesmo uma das autoras sendo mulher não foi o suficiente para salvar Rosário da devida punição.
Rosário começou a ter tudo que sonhava,trabalhava duro,não fazia cara feia para nada e subia ao palco,mesmo depois de saber que seu amor estava em coma.No meio de sua turnê coisas aconteceram e ela deu a volta por cima,mas ao ganhar um prêmio com as antigas colegas do trio percebeu seu grande erro.Em uma barraca de cachorro-quente confessou as amigas que nada valia a pena se ela não tinha suas amizades por perto e seu grande amor,ela errou ao acreditar que a carreira seria mais importante que sua vida pessoal,mas agora estava arrependida e as coisas iam mudar.As amigas choraram e perdoaram ela.
Na nossa sociedade carreira é coisa pra homem,mulher trabalha,mas não sonha com mais do que isso.
Rosário foi punida porque estava querendo as mesmas coisas que são naturalmente destinadas aos homens,percebia instintivamente que a única coisa que poderia mudar sua vida seria o trabalho,não o benhê .
Mulher quando quer uma coisa e corre atrás é considerada fria,ambiciosa, um trator desgovernado e será julgada da maneira mais cruel e infeliz.
Madonna fez isso e sempre apanhou por suas escolhas,sempre trabalhou pelo o que quis e nunca cedeu a uma sociedade machista e hipócrita.
O que Rosário fazia era o correto,as pessoas devem construir o que acreditam que é bom para elas e familiares e amores tem sua importância,mas a vida profissional também tem e não pode ser ignorada.Ninguém deve se desculpar por acreditar que sua profissão é mais importante do que lidar com os ciúmes de um benhê.
O caminho que Rosário seguia até ser massacrada era o ideal,ela queria uma coisa e trabalhava por isso,não tinha porque parar tudo para manter o benhê feliz e as amigas contentes.
Ainda existe aquilo velho mito de que mulher é a base da sociedade e quando a mulher sai de casa para trabalhar a sociedade se ressente disso,considera que ela abandonou os filhos e o marido,como se isso realmente tivesse acontecido.
E qualquer sacrifício nesta vida deve valer a pena se feito por um filho,mas por um benhê?Ora,quem vale a pena?
Rosário sabia disso desde o começo,estava certa,com o coração no lugar,benhês não trazem a alegria que um sonho conquistado traz,não são eternos como as vitórias pessoais e é questão de tempo perceber que o benhê não valia pena,muito menos largar um sonho por ele.
Um psicólogo americano disse que os relacionamentos que mais tem probabilidades de dar certo são aqueles que são vistos como empresas,de dois sócios,onde cada um sabe quanto vai investir de tempo,energia e amor,assim os dois chegam a um acordo e podem fazer previsões a longo prazo do que querem conquistar.
Mas os latinos ainda carregam demais a idéia da semi-escravidão da mulher nos relacionamentos,acham que a mulher  deve se dedicar a casa e pode trabalhar fora,mas sem grandes ambições nem sonhos de promoção.
Parece que para muitas mulheres os relacionamentos e a vida familiar são ainda como construir um prédio sozinhas,levantando andar por andar,enquanto os homens ficam sentados,pegando sol e coçando o saco e reclamando das mulheres.
Rosário matou a charada desde o começo,mulher com sonhos é uma mulher que fica sozinha,segundo a sociedade,mas ela bancou isso e dispensou o Romeu.
A novela vai acabar da maneira mais vergonhosa,em pleno século XXI,Rosário se arrependeu de ter sido guiada pela ambição,vai voltar com seu problemático benhê  e  a trabalhar com o trio das Empreguetes,parceiras de trabalho que empurram tudo com a barriga,mas são amigas dela e isso é importante a sociedade mostrar,que a melhor coisa na vida são os amigos e o benhê por perto.
Se fosse vida real seria questão de tempo Rosário acordar e perceber a grande besteira que tinha feito,largando seus sonhos para manter todos felizes.Ela ia se dar conta de como estava no caminho certo e foi apenas pelo machismo que ela se desviou dele,tão perto de conquistar tudo e retrocedeu a toa.
Amigos e benhê são uma coisa boa,é fato.Mas só temos uma vida e perder ela para agradar aos outros,não vale a pena.Correr atrás dos sonhos faz a mulher virar alvo de críticas,mas essa ainda parece a maneira mais interessante de viver,pelo menos pra mim.Benhês no meio do caminho tem um monte,mas sonhos só existem em nós e esperam ser realizados.



4 comentários:

Marta SP disse...

Muuito legal Iara. Eu nem acompanhei a novela, mas gostei da tua análise, em cima do que eu sabia da trama. Simples e direto, mostra como nossa sociedade funciona, mostra como todo o aparelhamento social vai te empurrar para se adequar ao modelo caso vc comece a se desviar.

Anônimo disse...

Olá! Estou contigo e não abro, rsrs! É sempre assim mesmo, por essas e outras razões q o machismo ainda reinará por longos e longos períodos.

COISAS DA NEFASTA disse...

texto bonito, gostei, apesar de não concordar numa coisa, mulheres ja nascem com essa expectativa de mundo e ser a base dele, não canso de ver e conviver com mulheres bem sucedidas, totalmente idependentes sem benhês pra encher o saco e filho pendurado a tira colo, mas o mais interessante é que mesmo diante dessa analogia sobre ambos que acabei de fazer agora, ela, que tudo quizeram e tudo conseguiram, se sentiam incompletas por não terem dado atenção a esse lado ou terem ido estabelecendo degraus de conquistas onde a vida amorosa era abastecidas apenas de benhês aos quais ela só podiam chamar de seus por um tempo, não mais que isso. Eu particularmente acho que algumas coisas que foram atribuidas no texto como cultura do machismo e de certa forma são mesmo, também fazem parte do sentido de existir da mulher,que para se sentirem completas tem sim esse momento de "quero encontrar, achei, quero multiplicar" rs, pois das que conheço que quiseram fugir a regra uma hora ou outra sempre se veem se questionando sobre o sentido que deram as suas vidas. Acho que no caso da novela, de repente, é isso que quizeram passar. Sei lá rs.

Iara Maria Carvalho disse...

sou suspeita pra falar, eu que deixei algumas ambições de lado, não por causa do benhê nem do filho, mas por causa da saúde, e hoje estou tendo que ressignificar meus ideais... pode parecer romântico demais, só que o ideal que tenho construído pra mim é tão afim com os ideais do benhê que acabamos nos confundindo um no outro. temos um projeto cultural que nasceu do nosso amor e hoje se expandiu de tal forma e que só tende a crescer... então só posso crer, no meu caso, que o amor me salvou e me ampliou a visão de mundo... mas é um caso particular de alguém que tem um benhê fora do normal de sensível e compreensivo e muito mais "mulher" do que eu, no sentido de se entregar à benhê aqui...rsrs
mas a novela degringolou no último mês de tal jeito que deixei de assistir, eu que gostava tanto!
adoro seus textos!
beijos...

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...