ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

27 setembro 2012

Cheias de Charme acaba e a Globo prova que é burra



Os únicos produtos a venda do maior sucesso da Globo

De vez em quando aparece alguém aqui dizendo que a Globo é capitalista e eu não deveria me dar o trabalho de falar dela.
Eu nunca falei o contrário,todos sabem que a Globo é capitalista,mas é burra,sabe fazer novela,mas não sabe fazer dinheiro,por mais incrível que pareça.
Amanhã acaba a novela `Cheias de Charme ´ que foi um dos maiores sucessos da Globo e inacreditavelmente não foi capitalizado.Todos os produtos colocados a venda no site esgotaram,apesar de serem apenas três,bateram recordes de visualizações na internet,cada clipe da novela foi visto em media 1 milhões de vezes.
Quando a novela `Caminho das Índias ´ foi mostrada em um feira internacional de televisão todos ficaram admirados,tanto assim que a novela ganhou todos os prêmios internacionais.
Durante a exibição de trechos da novela um executivo da Globo dizia que as jóias usadas por Juliana Paes tinham sido compradas na Índia,era tudo de ouro mesmo.
Ao lado executivos de emissoras venezuelanas e mexicanas rolavam no chão de rir e concluíram, na frente de todos,que o Brasil sabe fazer novelas,não dinheiro.
Isso porque o custo de um capítulo de novela no mundo inteiro varia,mas fica entre 30 e 50 mil dólares( 60 e 100 mil reais )e a Globo gasta em uma novela 100 a 200 mil dólares (200 a 400 mil reais) por capítulo.
O problema é que na hora de vender a Globo tem que entrar no sistema e vender ao preço de mercado,o que reduz seu lucro drasticamente.
Todas as emissoras tem seu acervo,a Globo é a única que compra peças de fora,isso quer dizer que se tem personagens ricos as figurinistas compram as bolsas,acessórios,sapatos,tudo lá fora.Muitas coisas são emprestadas,outras dadas,mas ainda assim a Globo gasta muito.No México por exemplo,as costureiras copiam os modelos das revistas chiques,mas aqui as atrizes só usam roupa de marca.
E agora `Cheias de Charme ´ acaba amanhã e a Globo vai ver sua galinha de ovos de ouro sumir no espaço,simplesmente porque não se mexeu.
A maioria das emissoras no mundo tem sua gravadora,que distribui seu material de novelas.
Em Televisa,no México,todas as protagonistas assinam contrato para gravar a música tema da novela e um cd.Todas são obrigadas a isso,são raras exceções que não fazem.Depois que a novela acaba elas saem em turnê, é muito comum ver uma protagonista de novela mexicana enriquecer na primeira novela que faz,justamente pelo lucro que vem dos shows e cds.
É só lembrar o fenômeno `Rebelde ´,todos os protagonistas saíram milionários depois de três anos de trabalho.
A Record tenta fazer uma coisa parecida,mas não tem a estrutura de Televisa,que é favorecida até pelo idioma,espanhol,suas estrelas circulam em 140 países e ganham,mas aqui não tem como exportar estrelas fabricadas em um idioma que ninguém entende.
Mesmo assim os rebeldes da Record fazendo novela e shows ganham em média 400 mil reais por mês e Antonio Fagundes,a maior estrela de televisão ganha 150 mil reais por mês.
Assim se a Globo tivesse feito um contrato com as três atrizes,Leandra Leal,Thaís Araujo e Isabelle Drumond,as três estariam saindo em turnê agora,ficando milionárias e a Globo passaria anos recebendo em cima disso.
É incrível pensar que os executivos da Globo dormiram em cima dessa questão.Até o Silvio Santos acordou para a vida com a novela Carrossel,aceitou licenciar produtos,mandou gravar um cd que bateu recordes de venda e usa a imagem dos alunos em tudo,assim todos ganham.
A Globo tinha ouro nas mãos,um público louco para consumir as `Empreguetes ´e o máximo que a Globo permitiu foi o lançamento do suposto diário de uma personagem, a Cida,o diário da empreguete e uns esmaltes e batons meia boca,vassouras,sem esquecer de uns sapatos horrorosos.
As músicas do suposto trio Empreguetes são um fenômeno na internet,mas não viraram cd.
Mesmo assim a novela rendeu uns pingadinhos,já que fez propaganda diversos produtos,durante a exibição,mas imagine se fossem produtos com a marca das Empreguetes.
Tem gente que diz que as atrizes e os autores da novela não queriam saber de nada disso,de cds,imagem explorada nem turnês,mas se isso aconteceu foi porque não tinha contrato e as pessoas ficam dando chilique mesmo,se achando acima de todos e que sair ganhando dinheiro com novela não é coisa de gente séria, de atrizes de respeito,mas não há nada de errado em capitalizar o sucesso de uma novela,quem pode garantir que o elenco vai ter o mesmo sucesso nos próximos projetos?Perderam todos eles a oportunidade de enriquecer em menos de um ano.
E hoje saiu uma entrevista com a atriz Claudia Abreu lamentando o fato dos personagens não terem seu cd.Bom,até ela percebeu a grande besteira.
Para ser uma empresa capitalista não basta só saber fazer novela,tem que saber fazer dinheiro,e isso a Globo não sabe.

Um comentário:

Liz Bianca disse...

Interessante, não tinha visto por esse lado, mas as atrizes da Globo parecem rainhas, não saem da sua zona de conforto nunquinha...

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...