ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

09 agosto 2012

É novela (Cheias de Charme)?Pra mim é racismo!





O espelho quebrou?Xiiiiiii.....


Tenho uma teoria,quem me conhece sempre desce lenha.Sou a favor de uma espécie de grupo de pessoas,uma espécie de comitê,um grupo de discussão  nas emissoras  que trabalhem lá dentro e comentem internamente o que as vezes não é boa idéia fazer ou dizer.
Mas todos me dizem- Iara,isso é censura!
Não vejo dessa maneira,até porque as pessoas trabalhariam para a emissora,não para o governo ou outros interesses.Em muitos momentos as pessoas estão tão mergulhadas no trabalho e na pressão que acabam dando umas bolas fora.
Em nenhum momento seria para proibir,apenas para comentar que algumas decisões podem ser bem infelizes e assim evitar problemas a emissora,já que muitas pessoas carecem de noção até em coisas básicas.
Se os diretores não tem senso comum não vejo o que tem de errado em avisar eles.
Quando vi alguns capítulos da novela Avenida Brasil pensei nisso.Carregaram demais nas cenas de vingança,quem assiste novela gosta de novela, não de programas de mata-mata, não precisavam ir tão longe.
Assisti cinco minutos da novela Gabriela e nesse tempo  três mulheres foram espancadas e uma morta.Alguns vão dizer que isso acontece na vida real,mas eu estava assistindo novela,não o noticiário.
E de uns dias para cá venho me estranhando com a novela Cheias de Charme.Sempre defendi a novela,mas de repente deram uma mancada,que ao meu ver não é mancada,é racismo.
Uma advogada branca na trama, Lígia,contrata uma empregada negra,a Jurema.Lígia deixa sua bolsa no chão e logo Jurema avisa que bolsa no chão o dinheiro vai embora.Depois a filha de Lígia deixa o chinelo virado e Jurema avisa que chinelo virado é morte dos pais.
O que me incomoda demais nisso é que representa um Brasil que muitos lutam para mudar, o Brasil ignorante, que se apóia em crendices e superstições para poder explicar o que desconhece.
Sou a última pessoa em falar mal de superstições e crendices,mas já sabemos a explicação de muitas e a origem de outras tantas,então colocar uma empregada dizendo essas coisas parece que a moça é ignorante e se limita a repetir crendices que escutava por ai,que deve ter aprendido com a mãe,que aprendeu com a avó e assim por diante.
Ao ver esses diálogos na boca de uma atriz negra isso me incomoda mil vezes mais.Insinuar que os negros são os pais dessas crendices e superstições é racismo.Muitas dessas bobagens chegaram ao Brasil pela corte portuguesa,que dava um show de ignorância.
E quando os escravos foram trazidos ao Brasil debaixo das piores condições se viram obrigados a renunciar as suas religiões,sua cultura e em uma tentativa de preservar o que acreditavam misturaram tudo e esconderam algumas coisas,fingindo acreditar no lixo que os brancos davam a eles.Muitas dessas crendices e superstições tiveram origem nisso,no mal entendido entre as duas culturas,no choque,na tentativa dos brancos de impor uma coisa e dos negros de se proteger dela e proteger sua cultura.
Colocar uma atriz negra falando de superstições é como dizer que os negros são ignorantes,presos ainda a antigas crendices e que são sempre eles que levam essas superstições a uma casa de brancos,curiosamente o marido da Lígia na novela é espanhol,o que só ajuda a perpetuar o racismo, a negra servindo aos brancos e levando a eles seu conhecimento de `crendices de senzala ´.
O preço todos conhecemos,um país sem educação,onde as pessoas acreditam mais em macumba do que no governo,onde crendices se espalharam mais do que o conhecimento dos próprios direitos.
E se a Globo tivesse tido alguém para dizer ao casal que escreve a novela que isso não seria boa idéia? Ia ser censura?
Censura ninguém quer, Deus me livre,mas perpetuar o racismo,passar adiante as crendices,apoiadas na ignorância, ai tudo bem.
Tem gente que vai dizer-Mas é só uma novela!
É verdade.É apenas uma novela,assistida todos os dias por 40 milhões de brasileiros,a maioria com menos de 18 anos e que mostra que os brancos são inteligentes, esclarecidos,estudados e dão risada da ignorância da empregada negra,com suas superstições.
É apenas uma novela,mas que mostra um Brasil racista que deveria nos envergonhar a todos.

3 comentários:

Luciana disse...

Interessante Iara.lembrei q fui numa sessão c ,na época, minha psicoterapeuta e qdo sentei coloquei a bolsa no chão, no tapete e ela reagiu na hra: não, tira bolsa do chão. Minha avo já dizia q bolsa no chão o dinheiro vai embora! 😊 em respeito, tirei. Mas interessante vc observar q isto foi dito pela empregada e n pela patroa.

Anônimo disse...

Gostei do blog, mas vou discordar de uma coisa nesse post: não acho que a intenção dos autores ao mostrar essas cenas tenha sido racista. Veja, eu sou branca, formada em jornalismo, me considero uma pessoa bem-informada... e acredito nessas "crendices" do chinelo virado e da bolsa no chão! Nem por isso me considero uma pessoa ignorante ou menos inteligente. Superstição é superstição, oras. E essa da bolsa eu aprendi no feng shui, que supostamente é algo que pessoas mais simples não tem muito acesso.

Anônimo disse...

Isso foi ignorância e preconceito da sua parte. Qual é o problema de "crendices de senzala", como você disse? Crendices, supertições são culturais, e devem ser olhadas sob este aspecto, mesmo que não acreditemos em sua veracidade. Novelas são racistas, sim. Mas nessa fala, achei racista a sua interpretação, ao dizer que crendices são ignorância de um povo, independente de sua origem!
Você, como atriz, acredito que seja mais interessada na cultura e identidade de um povo do que demonstrou nesse post. Não é porque você considera ignorãncia que pode confundir com estereótipo. Pense nisso

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...