ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

08 agosto 2012

Avenida Brasil = Avenida da magreza






Cada vez que vemos alguma coisa errada deveríamos nos perguntar qual é nossa parcela de culpa nisso.
Deve ser porque o mundo vai acabar em dezembro, mas de repente parece que somos mais responsáveis pelas coisas do que pensamos.
Estava assistindo a novela e lembrei disso. Tempos atrás, depois de anos fazendo teatro resolvi fazer uma oficina para televisão. Fui barrada pela altura.

Mesmo assim eu não desisti e continuei tentando. De tanto caminhar pelos corredores fazendo testes comecei a reparar em um padrão mundial de protagonistas ,nenhuma delas tem mais de 1.60 de altura e nenhuma passa dos 50 quilos.

Em um corredor de Televisa na Cidade do México esbarrei com a Thalia, que ainda fazia a primeira das suas Marias. Ela é incrivelmente pequena, parece uma menina de doze anos e mais magra do que minha prima de dez anos.

Quando me mudei ao Brasil tentei outra oficina .As pessoas aqui são mais educadas, prestativas e a diretora de elenco de uma grande emissora me disse que não era nada pessoal comigo, mas a emissora tem seu acervo de roupas, que circulam de uma produção a outra, existe sim um padrão e o pessoal da produção se complica quando esse padrão é quebrado.


Muito gentilmente a diretora me disse que a Claudia Raia era alta, mais era exceção e não era sempre a protagonista. Malu Mader tem 1,70 de altura, mas sempre foi magra demais,então tudo bem. De resto ninguém do elenco tem mais de 1,60 e não pesam mais de 50 quilos. É regra lá dentro.


Com o tempo desencantei da ideia, o que me colocavam na mesa não me interessou. Ou eu engordava de vez e virava uma atriz cômica ou eu emagrecia e cortava as pernas. Nenhuma delas parecia digna e não me arrependo disso.

Não tenho nada contra atrizes cômicas gordas, mas tenho tudo contra a maneira como elas são tratadas. Até chegarem a um ponto estável passam horrores nas mãos dos figurinistas e pessoas da produção. Por experiência sei bem o que é isso. São obrigadas a fazer coisas ridículas, as famosas ''gordices'',  passam todas as humilhações e não conseguem se libertar de personagens ridículos.

E vendo a novela lembrei de tudo isso. Conheço os bastidores, sei do que passei e mesmo assim assisto novela.

Fico ali vendo, fingindo não perceber que o peso das atrizes não é normal. Não é saudável uma mulher magra ficar com o corpo de uma menina de dez anos.
Todo mundo bate palmas para o trabalho (palmas merecidas) da Adriana Esteves e da Débora Falabella, mas ignoram olimpicamente que as duas são muito miúdas e caso fossem gordas mesmo talentosas jamais teriam o papel principal da novela.
Caso a Débora fosse alta como eu, estaria jogada em outro núcleo e se Adriana fosse gorda nem tinha sido chamada a um teste.
E mesmo que as duas afirmem serem naturalmente magras, todos sabemos que o peso delas está bem abaixo do normal,magra é uma coisa, ter o corpo de uma menina de dez anos é outra.

Então tenho minha parcela de culpa, acabei sendo conivente com o mesmo sistema que me abortou, acabei apoiando os horrores que eles fazem, porque eu assisto novela.

Todos os dias tentam me convencer que magreza é sinônimo de talento e que eu, assim como todos, não percebo a magreza das atrizes.
É só fazer as contas, pelo menos na Globo, a prata da casa, ninguém pesa mais de 50 quilos. Não discuto o talento, mas todas elas são excessivamente magras, a Claudia Abreu, Fernanda Torres, Adriana Esteves, Debóra Falabella, Deborah Secco, Mariana Ximenes e a lista não acaba nunca.
A novela das sete ''Cheias de Charme'' parece uma luz no fim do túnel, onde cada atriz tem um corpo, ainda se mantém o padrão da altura,mas de resto tem a mais gordinha, a magrinha, a esquelética.

O sucesso dessa novela deveria abrir os olhos dos diretores de elenco, para que eles possam perceber que novela se faz de talento, não de peso.

Mas o público tem culpa no cartório. De tudo que li sobre Avenida Brasil ninguém mencionou o peso das protagonistas, as pessoas fingem não perceber e os diretores fingem que magreza é talento. Se as pessoas tivessem acesso a área de figurinos ficariam impressionadas de ver como as roupas das maiores estrelas da casa são pequenas, quase que numeração zero.

Criticamos a cultura da magreza, a obsessão por um peso infantil e assistimos novela sem perceber que estamos apoiando o que mais odiamos. Somos tão hipócritas quanto as pessoas que condenamos.

Novela se faz de audiência e somos nós que garantimos ela. Se aplaudimos atrizes com peso de uma criança, então o problema é nosso, não da emissora.

Iara De Dupont


4 comentários:

Poeta da Colina disse...

Talvez seja ainda pior, elas sabem que o que estão vendo é extrema magreza, mas acreditam que é assim que deveriam ser.

COISAS DA NEFASTA disse...

putz, eu não tenho vergonha de dizer que só fui sacar isso lendo seu post e pra falar a verdade tow aqui ainda meio naquela de "será?" num momento "pasmei"

Alexandra Claudino disse...

Adriana Esteves esta excessivamente magra, ta quase Victoria Beckham. E Debora Falabella sempre roi mingnon, mas ta demais. Novamente, apresenta problemas de saude, assim como em O Clone-onde tambem teve de se afastar... Mas estando dentro do estilo padronizado, tudo certo...

Daniela disse...

Gente, então vc estava mesmo se referindo a Thalia em outro post, nunca iria imaginar q vc tinha feito testes no México.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...