ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

NOVIDADE!

NOVIDADE!

Nota:O formato PDF dos livros acima pode ser acessado em qualquer plataforma, inclusive Windows, Mac OS e plataformas móveis como Android e iOS para iPhone e iPad.

Os posts mais lidos viraram livros e não estão mais disponíveis no blog.

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

16 julho 2012

Glória Kalil: moda plus não é chic?



Isso pode, é chic!


Preta Gil, isso não é chic
Regras são para trânsito.O que pode ou não ser feito a lei define. Fora isso todos deveríamos ser livres para pelo menos poder escolher nossa roupa.

Acho cafona toda essa história do que está ou não na moda. Estilistas desenham e quem gostar que compre,mas ficar com essa conversa de tendência ou não, é uma babaquice.

E vamos ser sinceros,a moda não gosta dos gordinhos, todo mundo sabe disso.
Para os magros sei que tem algumas regras para se vestir com elegância, mas para os gordinhos a lição é mais dura.

Eu gosto de cores claras, mas abandonei elas no ginásio, porque era gordinha e todos diziam que engordava. Cada vez que eu aparecia com uma blusa rosa bebê ou amarelo alguém me lembrava que ficava ruim em mim, já que me fazia parecer mais gorda.

Assim juntei um armário digno de Dona Perpétua, a viúva da novela Tieta. Até minhas faixas de cabelo são pretas.
Preto emagrece e afina, estilistas garantem e eu acreditei.

E agora saiu no IG na coluna da Glória Kalil sua crítica a moda plus da C&A, a coleção da Preta Gil.
Poucas vezes li um texto tão preconceituoso,abusou das palavras ''esconder, disfarçar'', como se gordura fosse crime ou defeito.
Se fosse moda para negras e ela tivesse usado os termos que usou, estaria respondendo por crime de racismo.
Diante da foto de uma blusa estampada de oncinha, ela diz.-( )..mas é um formato que grita "sou roupa de gordinha!".

Ah, desculpe, gordos não podem usar estampados, esqueci disso. A saia preta da coleção levou todos os elogios,porque: (...) disfarça volumes..

É, gordo não pode se vestir, tem que se disfarçar, para não ofender os outros com seu peso.

Com a regata de lantejoulas ela concluiu ''Gordinhas também querem brilhar, mas essa blusa não emagrece''.

Posso brilhar? Obrigado. Gostei da regata e penso comprar, porque não uso mais roupa que emagrece, uso a que eu gosto.

Um vestido ela adorou, porque afina a silhueta mas a legging de oncinha não, porque deixa a pessoa com cara de oncinha fora de forma.
E assim foi analisando, uma blusa ela gostou,mas só se for usada debaixo do bumbum.

Ela que se diz guru da moda ainda não percebeu que as gordinhas querem usar o que gostam, não existe mais essa regra de que gordinhas só vestem  preto e não existem motivos para se esconder.
Ser gordinha não quer dizer que a pessoa está de luto por não ser magra e assim condenada a usar só preto.

O texto da Glória é ofensivo por isso, por partir do princípio que gordinhas querem disfarçar tudo, barriga, perna, bumbum e que a moda plus só é bem sucedida quando a roupa afina a pessoa e esconde o que ela chama de ''defeitinhos''.

Não descarto isso, sei que muitas pessoas, celebridades, preferem mesmo roupas que afinem, que pareçam alongar o corpo, mas ao escolher uma que gostamos para o dia dia ou sair a noite escolhemos a que é bonita, chama a atenção e é confortável, ninguém sai pensando em comprar uma roupa que afine para dar um bom ângulo aos fotógrafos.

Por isso tenho certas reservas  a  moda plus, porque as lojas agem como se estivessem fazendo um favor e os críticos de moda falam da roupa como se fosse uma coisa incrível uma saia que disfarça os quadris.
E a roupa das modelos anoréxicas? Elas não deveriam disfarçar os joelhos, que parecem sair do corpo? Ah, mas isso é chic! É o máximo da elegância mostrar uma magreza doentia.

Não é a primeira vez que  Glória mostra seu horror as gordinhas, essas atrevidas que querem invadir o mundo da moda, o mundo que ela acredita governar.
Não tenho mais que me vestir como viúva e se eu quiser emagrecer farei um dieta, não vou ser tão idiota a ponto de sair comprando roupas escuras de novo porque dizem que  emagrecem.

Mas lá vai um conselho nada chic para Glória, senhora afine suas idéias, reduza seu preconceito, disfarce sua má vontade com a moda plus e emagreça seus conselhos sobre o que uma gordinha pode ou não usar.
A única coisa que eu tenho a perder na vida é peso, já Glória perdeu tudo, porque quando se perde a noção de respeito ao próximo não se tem mais nada a dizer.

Iara De Dupont 

7 comentários:

Cinthia disse...

Detesto essa ditadura da moda que diz que quem não é alta, magra e longilínea tem que fazer de tudo para ao menos parecer. E quem está muito distante desse biotipo precisa disfarçar, se esconder o máximo possível, como se fosse uma ofensa se assumir diferente.
Também me irrita esses programas do tipo "Wear not wear", que impõe regras e querem tirar a individualidade da pessoa.
Gosto de comprar roupas, de escolhê-las e de me sentir bem com o que visto.

Annie Donato disse...

Eu sou modelo Plus size e ainda não vi as peças da C&A, e digo com todas as letras que a Preta Gil na minha opinião não é chique e parece uma piriguete nesse vestido horrível, nem eu se fosse magra usaria, ela é totalmente vulgar sendo gorda ou magra ela é vulgar e ridícula nas suas atitudes.
Poderia ter escolhido outra pessoa mas enfim.... nesse meio Plus size no Brasil eu vejo é muitas cobras e poucas que tem cérebro muitas querem aparecer pra dizerem que amam seu corpo mas é a maior mentira do mundo porque vivem se entupindo de remédio e querendo fazer a bariátrica sim como forma rápida e eficaz de emagrecimento.
Eu adoro seus textos alguns eu discordo mas não precisamos concordar pra reconhecer a forma de escrita qualificada, falta hoje em dia pessoas como você e como eu, porque abordo temas como você n Fabiana Camilo, as pessoas se assustam quando usamos o que temos de melhor sejamos gordas ou magras o cérebro.
Olha nos EUA a Rosi Mercado era extremamente PLUS e é linda além de ser maquiadora e é bem sucedida... porque aqui não vemos isso???
Sim confesso que eu sou apaixonada pela barriga da Fluvia Lacerda que mesmo sendo plus size é uma barriga esculpida....
Sou a favor de ser feliz e usar o que gosta sim, mas tem coisas que realmente são ridiculas e entendo o que a Gloria quis dizer não estou dizendo neste caso mas em outros textos, acho que as pessoas no geram abusam de coisas erradas e não usam a moda e maquiagem a favor delas mas contra...
Ao invés de enaltecer as qualidades elas exaltam o que não é o ponto forte que não chega a ser defeito mas , ninguém é 100% tudo lindo, e harmonioso...
Então se você tem olhos lindos e uma boca fina vamos valorizar os olhos...
Porque se ater que sua boca não é a que você queria se você tem algo que todos queriam?
Se você é gordinha meu caso e tem uma cintura pequena sem uso de cinta vamos abusar de vestido e roupas acinturadas e esqucer a falta de seios pela maternidade e a idade que contribuem pra que eles caiam um pouco e eu evidencio o que todas as gordinhas se matam pra ter na cinta e nem sempre conseguem cintura, e escondo o que também odeio a barriga da cesárea..
Normal o ser humano não é 100% satisfeito o dia que ele for ... pode parar poque já pode morrer...

Iarinha parabéns, foi seu blog que me incentivou a começar uma série de textos no Fabiana Camilo.com de expor o meu dom maior o de pensar e agir por mim...
Você é extremamente competente e escreve muito bem!

Poeta da Colina disse...

Estava hoje mesmo falando da moça do fantástico, da apresentadora do Jornal da Globo, e lembro aqui até do André Marques do videoshow.

E quando se comenta sobre eles, lembramos o quanto estariam fora de "seu peso". É impressionante o quanto a nossa mente é condicionada a pensar sobre este assunto da magreza. Nunca parei para olhar o quanto meu pensamento esccorregava vez ou outra para isso.

Como disse minha amiga. É bom ver gente normal de vez em quando.

É uma reeducação que precisa existir diante a vida.

Anônimo disse...

Iara, Kalil por pouco n nasce sindromica. Não fosse tanto artefato ela assustaria na rua. Cansa lê o q ela diz. N tem moral nenhuma. Bj, lu

Anônimo disse...

post perfeito

MiIly Costa disse...

Ai ai eu poderia ter dito milhões de palavras, mas acredito que seu texto já disse tudo, dona Gliria Kalil perdeu espaço na minha leitura sobre moda no primeiro comentário que fez sobre moda para gordas a anos atras,dizendo que o que fica melhor nas gordas é emagrecer nunca vou esquecer disso na vida, por tanto não me impressiona as idiotices que ela coloca no ar o que me impressiona mesmo é que ainda tem gorda indo lá dar apoio as merda que ela diz.

Carolina disse...

Adorei o post, Iara!
A Glória Kalil é extremamente ignorante e desrespeitosa em relação às pessoas que estão cima do peso. Até prestava atenção nas coisas que ela falava mas, há anos atrás, vi uma crítica de um programa que ela participou.

Nesse tal programa, as pessoas eram filmadas na rua (o que eu já acho um desrespeito, pq cada um tem o direito de sair de casa como bem entender) e a Glória falava sobre as roupas que elas usavam. Filmaram uma moça gordinha, linda, que estava usando uma saia e a Glória Kalil detonou. Disse que ninguém é obrigado a sair na rua e ver uma gorda, com aquele tamanho de bunda na frente. Eu fiquei extremamente chocada! Pra mim, essa tal de Glória Kalil pode estar usando a roupa mais chique do mundo, mas jamais conseguirá ser elegante!

O irônico é que ela tb não se encaixa nos padrões loucos de beleza que a sociedade coloca e ela segue. Ela já é idosa e, infelizmente, a maior parte das pessoas considera que velhice é sinônimo de feiura. Mas nem assim ela se toca. Sinal de que realmente o passar dos anos não traz necessariamente, amadurecimento e sabedoria.

Nunca estudei moda mas, pra mim, moda é muito mais que modelos esquálidas desfilando. A moda traduz muito da cultura de um povo e do momento que a sociedade está vivendo. Pena que, quem vive de moda, muitas vezes reduz toda essa indústria e toda a expressão artística que existe nela, a coisas tão tolas e preconceituosas.

Beijos,
Carol
www.artesdcarol.blogspot.com

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...