ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

10 julho 2012

Devolveram o dinheiro que encontraram! Vale a pena ser honesto?


Todo mundo jura que devolveria, mas quem realmente faria isso?


Sempre achei que deveria agradecer a educação que meus pais me deram,mas infelizmente ela não me preparou para a vida.
Meus pais são honestos e sempre seguiram essa linha, assim acabamos todos com a mesma idéia, de que ser honesto é a melhor maneira de viver.
Acredito nisso, até porque bandidagem dá muita dor de cabeça. Mas ser honesto não significa não ter malícia, essa sim fundamental para sobreviver.
Nunca roubei na vida, mas isso não me impediu de ser roubada por pessoas próximas, da família ou mesmo na rua.
Posso dizer que continuo honesta, porque acredito que terei menos enchação de saco e não conheço outra maneira de viver.

Hoje me surpreendi com uma notícia de um casal de moradores de rua que encontrou um malote com vinte mil reais e devolveu.
Eu não sei se teria devolvido,  eu pensaria em devolver se tivesse nome e endereço, caso contrário seria capaz até de pensar que era um presente divino, recompensa de Deus, por tudo que me roubaram um dia.

Tem gente dizendo que o casal só devolveu para não ser acusado de roubo, já que depois se descobriu que era fruto de um roubo a um restaurante.Mas essa parte da história não fecha. Como eles seriam acusados se ninguém sabia que eles estavam com o malote? E que espécie de restaurante fecha as portas e deixa dinheiro vivo lá dentro? Não colocaram nem em caixa forte, isso não é normal.
Bom, eu não consigo entender que duas pessoas que morem na rua não saibam que existe o dia seguinte. Ele começa com uma imprensa enlouquecida, pedindo entrevistas e mostrando os dois moradores de rua honestos, exemplo para políticos deste país.

Mas esse dia vai passar. E agora está de novo esfriando em São Paulo. Amanhã acontece alguma coisa e esses moradores voltam a morar em uma rua gelada,fria, com fome, com sede. Ninguém vai dar tapinha nas costas e agradecer o grande gesto que eles fizeram. De novo eles estarão sozinhos. O Estado que vai usar eles para mostrar como os brasileiros são honestos, amanhã abandona eles novamente.
O dono do restaurante teria um prejuízo enorme ao perder vinte mil reais, mas poderia se levantar. E duas pessoas que moram na rua, podem se levantar sem ajuda? Não seria então justiça social ou divina que os moradores ficassem com o dinheiro ?
Esses dois moradores de rua poderiam ter comprado uma casa, nem que fosse um barraco,com vinte mil reais, poderiam ter mudado um pouco sua vida. Mas  sei lá porque devolveram o dinheiro.
Um deles disse  ''Honestidade se conquista''.
Mas depois de tanta dor, tanto abandono, tanta miséria, será que vale a pena chegar a esse ponto de honestidade ?
O dono quando ficou sabendo convidou para um almoço e prometeu ajudar, com curso e depois emprego. Mas quem  pode se  fiar de promessas? Eu também posso prometer muitas coisas no calor da emoção e nem por isso cumprir .
E como se fosse pouco agora os moradores estão sendo ameaçados pelos bandidos que roubaram o dinheiro.

Como será o futuro desses moradores de rua, será que foi inteligente agir honestamente quando todos os abandonaram? Eles estão a mercê da vida, nas mãos de Deus, o que na rua não significa nada. Às vezes precisamos de malícia para sobreviver, precisamos entender que algumas atitudes são necessárias para poder se salvar. Situações extremas exigem atitudes extremas.
Talvez esses moradores acabem voltando a rua sem nada e terão tempo de pensar sobre o que fizeram e vão perceber que as vezes Deus escreve certo por linhas tortas, talvez era a hora deles, talvez esse dinheiro não fizesse tanta falta a quem perdeu, talvez a vida podia ter melhorado.
Nem sempre fazer o certo nos salva e a nossa obrigação é salvar a nossa pele, porque ninguém vai fazer isso por você, pelo contrário, quem puder  vai passar por cima. Se eles voltarem a rua, abandonados por todos novamente,eu me pergunto, vale a pena ser honesto?

Iara De Dupont



Um comentário:

Anônimo disse...

eu acho q ainda vale a pena ser honesto, não perante a sociedade, mas perante nós mesmos! nada como ter a consciência limpa e tranqüila pra colocar a cabeça no travesseiro e dormir! sobre o caso dos moradores de rua, eu vi uma reportagem q mostrou eles sendo acolhidos já lá na central de treinamento do restaurante!!! acredito q os donos já os estejam ajudando, o morador de rua estava mt realizado por ter essa oportunidade...

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...