ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

30 junho 2012

Teatro:novo lugar para judiar de animais!


Lindos ,mas não são brinquedos de ator !
Viver em um planeta onde as coisas se mexem conforme a conveniência das pessoas acelera a destruição.
O que se pode fazer se o ser humano vive como se fosse o último dia ?O ser humano quer se divertir e que exploda o resto.
Os americanos tem excelentes ONGs de proteção aos animais, tem leis  e trabalham nisso.Como explicar então que a cidade de Las Vegas é a cidade onde existem mais animais exóticos em cativeiro, que fazem parte dos shows de lá ? É inacreditável o número de animais usados nos shows, que vão desde cachorros, macacos, até espécies em extinção, como tigres e ursos.

O que assusta é que durante anos se colocou o que os americanos faziam como se fosse a única verdade e todo mundo copia, então por que não copiar essa mania de animais em cena ?
Agora no Brasil o pessoal acha incrível trazer obras da Broadway. Acho um absurdo, tem grupos demais aqui que não recebem um centavo do governo e o teatro nacional não tem identidade suficiente ainda para sair competindo com peças de milhões de dólares com histórias bobas.As peças trazidas não acrescentam em nada, pelo contrário, neutralizam mais ainda qualquer gesto político que deveria existir no teatro.

A única coisa boa é que são fontes de emprego,mas fora isso é uma diversão superficial e sem conteúdo, bem como a classe média gosta .
E já que imitamos os americanos em tudo, acaba de estrear O mágico de Oz, uma peça baseada no filme. Eu não perderia meu tempo e nenhuma linha falando dela, porque não me interessa,mas usam animais no palco, dois cachorros.
Desde quando teatro é lugar de cachorro ? Teatro é estressante, os barulhos e as pessoas podem ser irritantes, imagine isso então para um animal que não sabe o que está acontecendo.
Teatro com animal é a mesma coisa que circo, é um gesto cruel, que tira da peça,que tira do espetáculo toda sua beleza.Não é lugar de animal e muito menos em um país como o Brasil onde sabemos que não se respeita nada, nem os direitos deles.

Mas agora tá na moda usar animais.Um dos integrantes do Pânico, por isso mesmo não me surpreende, está em cartaz com uma peça que também usa animais, neste caso um pobre e inocente porquinho.Não se podia esperar nada bom de alguém que trabalhe no Pânico ,mas que deixem ele usar o porco em cena me surpreende.
Se continuar nesse ritmo, o Brasil vai querer ter sua Las Vegas, a classe média vai pedir de joelhos para ir a espetáculos com ursos polares e tigres.

E todo mundo acha fofinho.Até o Danilo Gentili no programa dele usou um animal o outro dia, um lindo cachorro golden.Quem vê não percebe, mas ambientes assim, como estúdios, teatro, palcos, exigem muitas pessoas, que correm de um lado ao outro, gritam, se estressam e isso assusta demais os animais,que obviamente apanham para seguirem as regras, obedecerem as ordens, muitos ficam sem comida para serem controlados, levam choques, ficam sem água e em lugares apertados, esperando a hora de entrar no palco.

Tanto talento em São Paulo e agora tem essa invasão de musicais bestas, mas parece que vai piorar.Vão começar a chegar essas peças com animais, bem no estilo século XIX.
E para quem apelar, se estamos diante de uma força da natureza, a classe média? Eles querem se divertir e que se danem os animais, o cachorrinho deles é bem tratado e eles defendem,mas os outros não. Querem se divertir e se isso implica usar animais, tudo bem, eles estão pagando !
Cada vez que vejo isso apenas me convenço de como essas coisas mostram o coração de quem faz.Um ator que aceita um animal no palco, um diretor que pede, um produtor que exige, são seres humanos que não valem nada,não merecem o apoio do público nem o reconhecimento da crítica.
Quem sobe no palco com um animal sendo judiado merece o silêncio mais mortal do universo.

Iara De Dupont (Sindrominha)



2 comentários:

Pituca disse...

Boa noite. A maior decepção foi assistir ao programa do Jô e ver um ator, que até me agradou, porém ridicularizando uma porca(porca mesmo..., todo mundo começou a rir, porque o animal fez cocô no cenário/palco!!!. Afinal, ela tinha que se segurar?. Mais rídiculo foi assistir o tal ator bebendo e fazendo posse de bebâdo, outra cena sem nada a ver. Na minha singela ignorância pareceu um ator muito competente, pena que sem noção...outro detalhe, como a programação anda fraca....

Carolina disse...

Iara,
concordo com tudo que vc e a Pituca falaram! Fico muito chocada e triste com esse tipo de coisa! Sinal de que muitos seres humanos ainda precisam evoluir muito para serem decentes!
Beijos,
Carol

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...