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07 maio 2012

Vamos salvar o planeta? (Tá dando uma grana.. )



Modelo Lily meiguinha segurando o planeta que a The Body Shop quer salvar!

Mentir nos negócios é uma coisa comum. Cara de pau e hipocrisia também. Mas agora começou uma nova tendência, ignorando o Google, mentir dez vezes mais do que o permitido, como se as pessoas não pudessem consultar o Google ( mas acho que não consultam mesmo ).
Todo mundo mente em uma empresa, mas recentemente  The Body Shop  surtou.

Fundada por uma inglesa foi a primeira marca de cosméticos que procurava ingredientes naturais e se posicionou contra os testes em animais. A dona Anita Roddick foi pioneira nos anos setenta em denunciar essas práticas horrorosas.
Infelizmente em algo ela errou, na criação das filhas. Morreu de repente, aos 64 anos.
Deixou um império, uma ideologia e uma luz para o futuro, uma alternativa para produtos bons, sem testes em animais.

Mas suas duas filhas tinham outras coisas em mente. Assim que a mãe morreu venderam o império para a gigante francesa L´óreal. Transação comum nesse meio. O problema é que a L´óreal é uma das empresas que mais usam animais em laboratórios e se recusam a negociar, ou seja, estão se lixando para os animais e para os consumidores. Também é campeã em denúncias por poluir e usar químicos além do permitido.

Como as filhas ignoraram o trabalho de trinta anos da mãe e tiveram coragem  de vender a empresa para o inimigo? Isso já é outro post...
E como a L´óreal poderia manter a empresa, se não tem a mesma ética da antiga dona? Como fazer isso? Mentindo! Fingiram que não sabiam de nada e continuaram com os mesmos produtos, consumidores são assim desavisados e ninguém percebe quem está no comando.

Agora no auge lançam uma nova linha, uma nova coleção com o nome lindo de assina "cruelty free" ( sem crueldade ) , termo usado para garantir que não usaram em laboratórios. Isso é verdade, não usaram, porque a The Body Shop não tem laboratório, a L´óreal usa os dela para o desenvolvimento dos novos produtos da The Body Shop, e depois com a cara mais lavada coloca a etiqueta no produto de cruelty free, como se nunca tivessem usado um animal.
Colocaram uma modelo, Lily Cole e tudo parece perfeito.

Posso passar horas escrevendo o que acho desse cinismo, dessa falta de vergonha, dessa mentira gigante. São os negócios e os consumidores sustentam a mentira, ninguém é obrigado a comprar.
Todas essas etiquetas nos produtos de eco, cruelty free, no trans, reciclável, amigo do planeta, tudo isso é mentira. Não tem como sustentar um planeta e os consumidores. É impossível que as pessoas tenham o que querem consumir sem poluir rios, devastar florestas ou matar animais.

Sugiro então uma nova etiqueta nos produtos. Eles já nos avisam das calorias, mas esquecem de colocar o que acontece no corpo humano com tantos químicos  e venenos, avisam que reciclam, mas ninguém vê, avisam que são amigos do planeta, mas ninguém garante.
No meio de todas, falta uma etiqueta fundamental , a principal de todas, já que somos nós que sustentamos essas práticas terríveis, de devastar, matar e poluir, merecemos então uma etiqueta em nossa homenagem, por enriquecer empresas que mentem para nós como se tivéssemos 4 anos de idade. Falta essa etiqueta ''CONSUMIDOR IDIOTA''.

A modelo e a nova linha de cosméticos

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