ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

13 janeiro 2012

Dercy é o futuro e o Big Brother é passado


Dercy


Muito de vez em quando a Globo decide fazer uma minissérie sobre a vida de uma pessoa que tenha feito parte da cultura brasileira .Eles tem os recursos, os melhores roteiristas, elenco, figurino e cenografia .Tudo com o padrão de qualidade deles, conhecido como o melhor do mundo .
Esse ano resolveram fazer sobre a Dercy Gonçalves .A vida dela levou 100 anos,mas a Globo reduziu tudo isso em quatro capítulos, de menos de uma hora .Passou rapidamente por questões tristes, com a violência que sofria em casa desde menina, evitou assuntos polêmicos, como um casamento sem sexo, os bastidores do teatro.Tudo que diz respeito a trajetória dela em um época onde as mulheres como ela eram consideradas prostitutas, tudo isso desapareceu, apenas se menciona uma ou outra coisa .Dercy fez parte do momento mais importante do rádio e da televisão brasileira, mas isso também não merece destaque , tudo pela questão do tempo , finalmente são 4 capítulos para uma vida que reflete a miséria do Brasil, a ignorância e o desespero pela sobrevivência. Dercy merecia ter sua vida mais detalhada, um trabalho mais primoroso, deveria ter tido pelo menos uma grande série , mas dessa vez não deu .
Mas Pedro  Bial não pode dizer o mesmo . Seu programa lixo Big Brother merece as honras da casa, o melhor horário , cápsulas durante toda a programação e vai estar na grade durante três meses , no mínimo uma hora por dia .Esses sim, os 16 heróis, merecem todo o destaque . O que Dercy fez ou não pelo rádio não interessa, já foi, o que interessa é quem é a rainha do bumbum. Dercy foi uma mulher solteira com uma filha, em tempos difíceis, tentando fazer uma carreira para não morrer de fome, mas isso também não interessa .O ponto da questão agora é quem vai ficar com quem na casa do Big Brother .
Em um momento a série mostra o desespero de Dercy  quando é expulsa por vender perfumes nos bastidores do teatro carregando a filha pequena, já que não tinha com quem deixar a menina .Setenta anos depois milhões de mulheres continuam repetindo essa história, mas ela merece apenas alguns minutos .
Já hoje aconteceu o momento Animal Planet do Big Brother .Uma garota quer ver qual homem da casa a interessa .Sendo assim resolve cheirar um por um dos travesseiros usados por todos os homens da casa . Sim , bem educativo, bem Brasil.
Quem fez nossa história é um passado borrado , distante, sem nenhuma conexão emocional com nós. Já o nosso presente , mesmo escatológico, como essa menina cheirando travesseiros, merece nossa atenção .
Deryc foi e é milhões de mulheres no mundo, que cresceram em lares abusivos, fugiram porque não agüentavam mais apanhar, caíram no mundo sem ninguém, sem ajuda , se virando sozinhas .A vida de Dercy foi e é igual a milhões .Não queria se separar da filha,mas tinha que trabalhar, já que era mãe solteira e o Estado como sempre ausente em questões femininas.
Mas quem quer ver uma mulher se ralando para sustentar a filha e sobreviver no mundo de homens ? Ninguém está interessado .As pessoas querem ver a mulher na estante, a mulher objeto, disposta a mostrar o bumbum três meses em troca de uma carreira de qualquer coisa .
Dercy é o futuro .É a mulher que trabalha,que se constrói sozinha e vence .Já as meninas do Big Brother são um passado que deveria nos envergonhar, mulheres objetos, se vendendo por migalhas, cheirando travesseiros, contando histórias de cama o tempo inteiro, mulheres que pertencem um tempo que envergonha a todas nós, os tempos onde as mulheres se prestavam a ser brinquedos sexuais para serem usados e descartados .É triste ver que esse passado não passa e o futuro de Dercy , de mulheres que se fazem sozinhas, continua sendo minoria .

Um comentário:

Poeta da Colina disse...

É uma via de mão dupla, quem dá audiência, e quem usa isso como desculpa para não fazer algo melhor. Essa é a televisão.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...