ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

24 setembro 2011

Não vou contar para meus netos


Quando temos orgulho de alguma coisa ou queremos justificar ter feito ela falamos - É uma coisa para contar para meus netos!
Não tenho netos ainda, por isso não poderia dizer como é. Mas já fui neta e sei bem que crianças e adolescentes não tem muita paciência com histórias dos avós.

É uma viagem dizer que vamos contar para nossos netos o que fazemos. Eles têm vida própria e muitas vezes alguns assuntos poderiam gerar polêmicas na família, por isso é melhor não dizer nada.

Pensar que vamos contar para nossos netos é uma viagem de ego. É melhor mesmo aceitar que quis fazer e aproveitou a experiência. Ficar falando que vai contar para os netos parece que está justificando o que fez.

A nossa vida só nos interessa a nós mesmos, ninguém está tão atento ou tão interessado. Mães e alguns pais se interessam, mas no fim também tem a vida deles para tomar conta.


A solidão de todos é maior do que se possa imaginar. Boas experiências e momentos incríveis apenas nós poderemos saber o que realmente aconteceu e somente nossa memória pode guardar aquilo.


Mas eu ainda posso contar para meus netos! Pode sim, até será uma boa história. Mas a nossa história somos nós que escrevemos e sentimos.Trauma humano achar que os outros vão entender ou viver ela apenas porque contamos.


O ser humano desvia a atenção em tudo. Se pudéssemos aceitar a nossa solidão e que apenas nós sabemos o que vivemos poderíamos viver tudo mais intensamente, sozinhos, mas completos, sabendo que aquilo que vivemos é nosso. A história de cada um se vive, se sente e se sofre. Contar ou não para os netos não muda nada, histórias se vivem, e só quem passa por ali sabe o que sentiu, a história se vive uma vez, na segunda é apenas contada.


Iara De Dupont

5 comentários:

Viviane Peres disse...

Boa reflexão Iara. Realmente são poucas as pessoas que se interessam pelas nossas histórias. Infelizmente isso só acontecem quando essa história seria algo não muito bom e que fosse prato cheio para uma fofoca que denigrisse nossa imagem.
É disso que o povo se interessa.

bjs. Bom fim de Semana.

Vênus, Vanessa. disse...

"Histórias se vivem, não se contam": lindo.

Contar, contar... é tão estranho como as pessoas acham que as outras pessoas a quem elas contaram irão sentir o que elas sentiram. O contar, aos ouvidos dos outros, são apenas palavras ditas e não sentidas.

Interessante demais esse teu texto, moça.

Lua Nova disse...

Nossa vida e nossa história são nossas e é importante que vivamos e tenhamos nossas experiências para o enriquecimento e a evolução que buscamos nessa vida. Entretanto, acredito no amor e na amizade e acredito que possamos encontrar esses sentimentos ao longo da vida e tornarmos nossa experiência ainda mais completa.
Beijokas.

Jacqueline disse...

Eu adoro a sua diversidade de pensamentos, e eu concordo com a maioria delas, vc é ótima em seus argumentos! Também concordo que nossa felicidade e experiências só precisam ser vividas e não contadas ao vento.

Mariana MT disse...

Eu discordo. Talvez porque seja diferente da maioria das pessoas, talvez porque não tenha me focado no próprio umbigo durante boa parte da vida. Minha verdade é que perdi meus avós, mas comigo ficaram boa parte de suas vidas. Sei de tantas de suas histórias. Talvez aquelas que eles tivessem pensado que valeria a pena contar para os netos. Sei das histórias tristes e dos caminhos difíceis, como também das histórias que fazem chorar de tanto rir. Eles morreram e eu fiquei com a sensação de ter vivido um pouco da vida deles. Foram aulas. Inspiraram-me. Não posso responder pelos outros, mas eu sempre amei ouvir histórias, principalmente as biográficas, ainda mais das pessoas que amo e aprendo a admirar ainda mais pela forma como viveram e enfrentaram esse mundo. E tenho a sorte de contar as boas coisas que já vivi para uma filha de 6 anos que me pede para contar histórias da minha vida...Talvez o mundo ainda não esteja assim tão perdido.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...